Atividades imperdíveis a serem feitas em Veneza ?
Como contei no texto mais geral de Veneza aqui [ Leia também meu guia sobre Veneza ], fomos passar um final de semana na cidade mais romântica da Italia, sem filhos, em janeiro 2018.
Um final de semana de descanso e de passeios românticos na cidade aos 170 canais. Nosso primeiro final de semana sem filhos, gravida de 35 semanas.
Durante esse final de semana de 4 dias na capital da Venetia, tentamos ver e conhecer o máximo que a cidade tem a oferecer: dos passeios de gôndola às caminhadas tranquilas entre as dezenas de ilhas seguindo os canais à descoberta das ilhas de Murano e Burano. 4 dias cheios de passeios e de atividades.
E, se Veneza por si já é um espetáculo, visitar a cidade é uma experiência única. Principalmente pelo seu tamanho extremamente diminuto, que proporciona a exploração rápida dos seus 4 cantos em poucos dias. Mas, caso o seu tempo seja realmente muito curto, existem algumas coisas que não pode deixar de fazer.
Que sejam os passeios artísticos, históricos, culturais, gastronômicos ou românticos, Veneza transborda de experiências únicas e inesquecíveis. Muitas delas fazem da cidade e da vivência nela, o que são conhecidas por. Se estiver planejando sua viagem ainda, não deixe de colocar esses pontos aqui na lista.
Neste post, concentrei as atividades imperdíveis em Veneza, que seja durante uma viagem de 2, 3 ou 4 dias.
Chegando em Veneza, que seja de trem, de carro ou mesmo de avião, a forma mais rápida e confortável de chegar ate o seu hotel / apartamento, será de pegar um vaporetto – barco-bus publico – desde a estação/rodoviária Piazzale Roma. O trajeto de barco-bus público te permitirá de ‘conhecer’ e te familiarizar com a cidade, navegando pelo Grand Canal.
Saiba que podia reservar seu passeio sem mesmo chegar em Veneza ? Clique aqui e ja reserve seu passeio .. sem fila
Grand Canal
O Grand Canal é , como o seu nome indica, o maior canal da laguna de Veneza. Ele atravessa a ilha de Veneza da Piazzale Roma ate a baia de San Marco.
Alem de ser o canal principal, ele é também o mais famoso e turístico da laguna. Ao longo dos seus 5km, ele cruza com alguns dos pontos altos da cidade: ponte Rialto, Praça San Marco e dezenas de palácios.
É possível aproveitar do trajeto Piazzale Roma – hotel para conhecer, a partir do vaporetto, o principal do Grand Canal. Tudo como é possível conhecê-lo durante um passeio de gôndola ( atenção, parte mais turística ! ) ou durante uma caminhada pelas ruelas de Veneza e as margens do canal.



Praça – Piazza San Marco
A Praça San Marco é certamente a praça mais famosa e icônica de toda a Veneza. Lá também é o lugar onde a agitação da cidade passa a florescer. A praça abriga alguns dos edifícios mais íconicos de Veneza, tais como a Basílica de São Marcos, o Palazzo Ducale ou ainda o Campanile. Dos balcões da Basilica de Sao Marcos e do Campanile, tera as vistas mais lindas de San Marco e de Veneza.
Andar pelas ruelas ao longo dos canais
Nossa terceira dica do que fazer em Veneza é algo bem particular de cada um: perder-se pelacidade e suas ruelas. Com as centenas de ilhas e ilhotas, assim como as inúmeras pontes , se perder é algo fácil, assim como se achar diante de uma pérola que talvez nem nós mesmos tenhamos encontrado!
A depender da época, você poderá encontrar um delicioso gelato ou spritz, para acalmar o verão estarrecedor europeu, ou mesmo uma pizza quentinha para um dia de inverno gelado. Ja pensou?
Não deixe também de passar pela Ponte dos Suspiros, onde funcionava a antiga prisão de Veneza. Ela possui esse nome pelo fato de ser o último caminho de passagem dos criminosos, ao entrar na cadeia. Lá, eles deixavam seus suspiros, e é por isso que o local carrega a energia que hoje tem.
Ponte Rialto e sua feira de frutas e .. de peixe
A ponte do Rialto é alem de ser a ponte mais antiga do Grand Canal, a ponte mais famosa da laguna de Veneza.
Dizem que milhões de turistas a atravessam cada ano. E fomos uns deles. A Ponte do Rialto foi, durante anos, o polo económico mais importante de Veneza.
Do outro lado da ponte, sentindo San Marco- Rialto, se encontra as famosas e típicas feiras de frutas e peixes do Rialto. Feiras, aos produtos frescos e típicos da Venetia. Uma perfeita maneira de comprar os produtos para o picnic nas margens do Grand Canal. Elas acontecem todos os dias das 7 ate as 13h.
Passear pelos canais .. de gondola
Pensar em Veneza é pensar em primeiro lugar às gôndolas. Elas são de Veneza o que a Tour Eiffel é de Paris: um imperdível. Um ‘must-have’. As gôndolas são, em minha opinião, um imperdível pelo fato de ser algo tão intrínseco à Veneza que é impossível imaginar uma ida à cidade sem cruzar alguns pontos por esse meio de transporte.
Saindo de ruelas, as gôndolas passam por alguns canais bem afastados, onde você pode ter aquelas experiências bem locais que poucos turistas chegam a ver. Mas para isso, deverá te ‘arriscar’ em sair das margens do Grand Canal e das ruelas mais frequentadas para chamar, que nem um taxi, sua gôndola.
O passeio de gôndola, apesar de ser turístico, pode tornar sua viagem mais romântica e deixar lembranças memoráveis.
Confesso que não queria passear de gôndola por tanto que era turístico… e caro. Porém, nosso tour pelos pequenos canais, sem cruzar alma que vive, foi uma das melhores lembranças da nossa viagem pela cidade de Veneza. Só eu, mon chéri e a atmosfera romântica da cidade às canções dos passarinhos.
. Reserve seu passeio de gondola direitamente aqui
[Quanto custa um passeio de gôndola, quanto tempo dura, qual ê o melhor momento do dia ? Saiba mais sobre os passeios de gôndola em Veneza neste post ]


Ir a Murano e Burano
Duas ilhas que você vai ouvir falar e que precisam de certo planejamento para ir são Murano e Burano (assim como Torcello). Essas duas ilhas da laguna de Veneza receberam recentemente um boom turístico. Provavelmente com as postagens de fotos lindas nas redes sociais. [ Veja também em tempo real nossas fotos no Instagram ]
Murano é a ilha mais próxima de Veneza, logo no seu norte após a ilha cemitério de San Michèle. Enquanto Burano fica encravada entre as ilhas de Mazzorbo, Torcello e San Erasmo, perto do continente.
As duas ilhas são principalmente conhecidas pelas cores das fachadas das suas casas. Deixando as margens dos canais super fotogênicas.
A história conta que os pescadores pintavam suas casas de cores vivas para conseguir reconhecê-las durante os dias nublados. Principalmente intensos durante o inverno. Hoje, as casas são pintadas uma vez por ano, sempre nos mesmos tons.
O acesso até as ilhas é possível de transporte privado ou, como os fizemos, de barco-bua público, saindo da praça San Marco.Elas podem ser exploradas por completo em um dia.
Murano é uma ilha com pouco mais de 5.500 habitantes e foi fundada pelos romanos, servindo inicialmente como um refúgio para alguns fugitivos. Por muito tempo, a cidade foi a única permitida pelo governo local a produzir vidro, e se tornou exemplar nesse labor.
Ao visitar, notará que as coisas são bem apertadinhas, e se surpreenderá em saber que em sua época de ouro já comportou mais de 30.000 habitantes, entrando em declínio quando foi dominada pela França.
Tudo nesses locais respira história, cultura local e peculiaridades que só se encontra visitando e realmente se jogando!
E claro, tomar um Spritz e comer uma pizza
Claro, claro, não pode ir para Veneza sem comer um pedaço de pizza da melhor pizzaria de Veneza e beber um Spritz no terraço dum bar com vista para o Grand Canal.
O que seria de ir para a Italia e não comer um pedaço de pizza ? Seria que nem ir para Paris e não provar as deliciosas pâtisseries. Ja pensou ? Impossível deixar acontecer !
Perto do Rialto, numa rua estrita e sem nenhuma placa fica a pizzaria mais deliciosa da cidade: a pizzaria l’Angelo. Provavelmente a melhor pizza que provará na viagem.
Ja, se quiser entrar na hora local, não perca o happy hour e deguste um Spritz, coquetel local de cor laranja feito de vinho branco, agua com gas e Aperol. O Must de Veneza !

Bom demais ter encontrado seu blog… me ajudou bastante no planejamento da viagem. Otimas dicas… Obrigada ❤🤗😍
Fico feliz Thais ! Ótima viagem pela cidade romântica !
Não deixe de me mencionar nas suas fotos do Insta para que eu possa seguir sua viagem 🙂