Tromso, a cidade do Polo Norte, das auroras boreais ou famosas Northern Light , das baleais, da neve a profusão e do frio congelante.
A cidade de Tromsø é para nós um caso de amor e de família, vamos para Tromsø todos os anos desde o nascimento da Ella em 2014.
Sempre viajamos até essa cidade não somente porque a amamos mas também porque é nela que, desde 2008, vive minha sogra, a mãe do Bruno. E então desde 2014, e o nascimento da Ella, passamos pelo menos de 3 semanas a 1 mês em Tromsø, por ano.
Foi então que no final de 2017 não faltou a oportunidade de passarmos 1 mês em Tromsø novamente – chegamos dia 10 de dezembro e ficamos até o dia 5 de Janeiro- aproveitando da época do ano para curtir o Natal em família e das últimas semanas da minha gravidez sob a luz de meio dia, bastante neve e seguindo um programa diferente baseado em natureza e repouso .
Em dezembro de 2017, quando chegamos em Tromsø eu estava grávida de 32 semanas e saí de lá com 35 semanas, e foi uma ocasião perfeita para descansar antes de termos nosso terceiro filho que nasceu em Paris algumas semanas depois, nossa linda Adèle.
[ Veja nossas fotos de Tromsø aqui ]
Sobre
Sobre
Com 2557 km², no Circulo Ártico, Tromsø é a ultima grande cidade antes do Polo Norte a apenas 350 km de distância e, uma das únicas cidades de onde podemos observar a Aurora Boreal ou luzes do norte. – na verdade podemos ver em países nórdicos – mas Tromsø é considerado um dos melhores pontos pra ter uma boa vista desse fenômeno natural.
Tromso é também a cidade dos Fjord, os típicos “rios” que atravessam um país em um canal estreito e profundo.
Além disso é o lugar com o Jardim Botânico mais ao norte do mundo e possui atrações incríveis além de uma cultura que é muito unida à natureza, e um lugar onde a neve e o gelo não dão depressão, pois sempre tem o que fazer, seja frio ou calor.
Clima – Quando Ir
Clima – Quando Ir
Em Tromsø o clima é um pouco ameno, diferente dos outros lugares frios mas isso por causa da localização e por estar perto da corrente do golfo. Aqui é frio, mas não é aquele frio da Finlândia ou da Rússia, ou como de cidades no mesmo nível de hemisfério.
O clima muda muito entre as semanas do ano e até mesmo de um mês para o outro.
O verão, por exemplo, vai de junho até setembro porém, o verão norueguês não é como pensa que é na Europa: aqui nada de dias quentes ou aquele sol. A temperatura vai até 15 graus e é nessa época que podemos aproveitar o máximo da cidade sob a famosa luz da meia noite, ou seja, não tem noite. Dá pra aproveitar o dia 24 horas por dia e também aproveitar as paisagens mais bonitas e verdes como os fjords.
É normal ver todo mundo contente e caminhando na rua mesmo no frio, por ser a única época onde o sol dura mais tempo e a temperatura fica mais agradável.
Já a partir de setembro começa a esfriar, e a partir de novembro o frio já começa a tomar conta do clima preparando bruscamente todos ao início oficial do inverno, que é dia 21 de dezembro e tem média de -4 graus
De novembro até janeiro já tem a luz da meia noite, onde um mês inteiro é praticamente noite, literalmente escuro com apenas 2 horinhas de luz. Esse período é o melhor para observar as auroras boreais.
No período de Dezembro até Março é a época ideal e perfeita para fazer e aproveitar as atividades de inverno como por exemplo caçar a aurora boreal e observar as baleias.
À partir de abril indo até junho a época pertence à estação da primavera, o clima fica mais seco e é no período em que a neve começa a descongelar e o tempo já começa a ficar com a cara do verão onde o verde começa a florescer no lugar do branco da neve.
O que Fazer
O que Fazer
As Atividades em Tromsø dependem muito da época em que visitamos a cidade pois Tromsø é uma cidade pequena e muitas opções de atividades ficam fora da cidade, nos condados vizinhos.
Uma das atividades mais comuns e mais famosas no auge do inverno é de caçar aurora boreal, observar as baleias ou ainda andar de rena ou com cachorros de neve.
Esse ano, focamos no descanso e fizemos apenas algumas porém as melhores atividades disponíveis em Tromsø como velejar e claro, curtir um spa em um veleiro antigo que foi transformado em spa onde eu pude aproveitar uma jacuzzi a -10ºC.
Caçar Aurora Boreal em Tromsø
Um dos nossos maiores sonhos de viajantes era poder observar as auroras boreais em Tromso. E, esse sonho é também o principal motivo de uma viagem para Tromso dos milhares de turistas que chegam na cidade todos os anos.
Em Tromso, é possível caçar as auroras boreais de diversas formas: saindo de carro e se afastando da poluição luminosa em um passeio de 5h entre montanhas de snowmobile, e as observar no sossego da sua cama através os vidros do teto de uma barraca de madeira ou ainda velejando de noite em um velho veleiro de madeira entre os Fjords.
Esse ano, optamos pelo passeio no veleiro de madeira de um francês que abriu sua agência de turismo ecológico e oferece passeios que respeitam o meio ambiente pelos Fjords e com sorte – de dezembro até o final de janeiro, ao som das canções das baleais. Esse ano, por culpa da falta de plânctons, principal alimentação das baleais, a observação das baleais estava difícil e então focamos apenas na observação do que sempre foi um sonho: as auroras boreais.
Com a Borth Sailing Tour, tivemos a oportunidade de viver uma experiência incrível, fora do circuito turístico habitual, em um veleiro silencioso, na intimidade de um grupo de apenas 10 pessoas, ao som do mar e o balanço das onda geladas dos fjords iluminados pelas cores dançantes das auroras boreais e nos -20 graus. Uma experiência inesquecível!
O barco fica a apenas alguns minutos do centro de Tromso e ao contratar o passeio, um ônibus ou van busca em frente ao hotel XXX e leva até o veleiro. Quando chegamos, no final de dezembro, no dia seguinte do Natal, o céu e as condições meteorológicas eram perfeitas para a observação das auroras boreais. Se dezembro é um mês perfeito para a observação, as condições meteorológicas não são sempre ótimas e o céu pode estar nublado ou seja, impede toda possibilidade de ver uma aurora boreal como os 7 dias dias anteriores.
Esse ano, aproveitamos também de boas condições meteorológicas para caçar as auroras boreais diretamente na cidade, fugindo da poluição luminosa e assim que na ponta sul da ilha, conseguimos observá-las sempre que fomos para o centro. E acreditem, a sensação é sempre fantástica e inesquecível.
Veja aqui como reservar um passeio com a melhor época para ver a Aurora Boreal.
Dog sledding I Cachorro de treno
Uma das atividades mais procuradas em Tromso ao auge do inverno – entre novembro e abril – pelos turistas é essa: andar ou passear com cachorros de trenó, os famosos cachorros de neve. E, novamente, não perdemos a oportunidade de fazer subir a adrenalina, dirigindo nosso trenó de cachorros, correndo a viva velocidade pela neve fresca.
O passeio pede uma certa forma física pois será a única pessoa dirigindo o trenó de 7 cachorros, controlando a velocidade e as curvas. Nessa forma os menores de 16 anos não podem participar.
Porém, existe um outro passeio de cachorro que não exige esforços físicos e permite uma total proveito, curtindo as sensações dentro do trenó dirigido por um profissional. Esse passeio está aberto a todo o público.
Ao contrário do passeio de rena – falo mais em baixo- ou qualquer tipo de passeio com animais, os huskies amam correr e completar essa tarefa. Em nenhum momento sofrem de maus tratos.
Se quiser completar a experiência aconselho optar pelo tour noturno, como pode ver aqui, caçando as auroras boreais enquanto puxado por cachorros na obscura noite do quase polo norte e curtir uma paradinha pra aproveitar algo bem tradicional perto de uma fogueira no campo base da agência.
Durante umas quatro horas e Por cerca de 1600 Kr, é uma das experiências mais inesquecíveis da viagem em Tromso! Sim, há o passeio de huskies em 4 horas mas há também o de 1 dia inteiro ou até mesmo o passeio de dois dias inteiros, é só ver os detalhes aqui se tiver disposição. 🙂
Observar as baleias no seu habitat natural
Se já cruzei golfinhos na República Dominicana e nas ilhas Gili perto de Bali, na Indonésia, tubarões-baleia nas Filipinas, elefantes na Tailândia ou ainda jacarés nos Everglades na Flórida, nada mais me emociona mais que poder observar os animais no seu habitat natural no total respeito dos seus movimentos, como vimos os elefantes do mar na Califórnia.
Em Tromso, de dezembro até o final de janeiro é possivel observar baleais em pleno período de migracão para o polo norte.
Quando fomos tentar vivenciar essa experiência, em 2017, as agências de passeios tinham cancelado os tours por falta de baleias, ausentes por culpa da falta de comida.
Porém, para quem tiver interesse e for visitar a região de novembro até final de janeiro, vale a pena incluir a observação das baleais no seu roteiro e aproveitar a oportunidade para juntar dois passeios em um: Ver as luzes do Norte e ouvir o canto das baleias e, no limite do possível em um barco que respeita o meio ambiente e o ecossistema do mar, navegando com velas e não motor, e por isso recomendo essa agência aqui que respeita o meio ambiente.
Fazer cruzeiro pelos fjords
Apesar do inverno contar com discontos é possível fazer cruzeiros pelos fjords o ano inteiro como podemos ver aqui.
No inverno, o passeio pelas águas calmas nos proporcionam uma vista incrível das montanhas brancas que cercam o fjord cheias de neve e na primavera essas mesmas montanhas revelam uma beleza incrível com o derretimento do gelo, criando pequenas cachoeiras e revelando o verde.
Já no verão tudo fica verde, bem verde mesmo, vivo, céu azul e o topo das montanhas com aquele restinho de neve dando o toque final na beleza do verão de Tromsø.
O passeio é um cruzeiro autêntico em fjords lindos com guia e bem servido de comida, perfeito pra um grupo de até 15 pessoas, dependendo do barco e os passeios têm duração de 3 a 6 horas – é maravilhoso.
Um dos passeios mais incríveis é o do barco inflável onde podemos sentir a água de perto enquanto navegamos e dá até pra 12 pessoas ou pra quem quer ir mais solitariamente, que tal um passeio de caiaque pelos fjords? E o melhor, tem também durante o verão com o sol da meia noite, veja só aqui como fazer.
Esquiar
O ski é considerado esporte nacional e realmente se vê isso no inverno, os noruegueses adoram esquiar, não é à toa que estão sempre entre os melhores nas disputas de campeonatos do esporte.
Quem me conhece sabe que a-m-o esquiar. So que desta vez, gravida de 32 ate 35 semanas, não queria arriscar cair e machucar nosso terceiro filho, preste a nascer e entao não fomos esquiar.
Poucos sabem mas Tromso tem também uma pequena estacão de esqui. Nada que se compara com as estações francesas ou Suíças mas algo suficiente para quem quer curtir um dia de esqui entre duas atividades no frio polar.
Pra quem quer começar o mais recomendado é tentar no topo da ilha de Tromsøya, que fica a uns 5 minutos do centro indo de carro e é um lugar bem plano, perfeito pra começar sem acidentes perigosos (rsrs) e até uma criança de 12 anos já pode tentar. É recomendado ter uma roupa especial que pode ser alugada com um tour.
Trenó de rena
Esse ano, descobri uma nova atividade nos arrededores de Tromso, na mesma base dos passeios de cachorros: o passeio num treno de rena.
Aproveito do peso da minha palavra para denunciar esse passeio que, ao contrário do passeio com cachorros de treno, tira apenas vantagem do animal e do clima natalino para vender e se aproveitar do seu sofrimento. Esse passeio é péssimo para o animal que passa 1 hora andando sofrendo ao puxar tanto peso .
O passeio me fez lembrar, tristemente, os passeios onde andamos nas costas de elefantes, o que é bem comum na Ásia. Fujam desses tours que pensam mais em ganhar dinheiro do que no bem estar do animal.
Se quiser ver algumas renas soltas, é possível encontrar os animais perto das estradas ou ainda no campo base do povo Sami – povo indígena nórdico – que passa uma temporada sedentária no antes de voltar na estrada no início da primavera.
Fjellheisen
O melhor lugar para ver e observar Tromso de cima é provavelmente esse – o Fjellheisen. A 421 metros de altura, ele é o ponto mais alto da cidade. De cima é possível ter uma vista linda da cidade com neve por todos os lados, montanhas e um cenário mágico no Ártico. Nós fomos com as crianças, e me apaixonei com aquela vista pois a subida é linda.
São 4 minutos subindo de bondinho os 421 metros de altura onde podemos ter uma vista panorâmica e completa de Tromsø, da cidade, dos fjords, simplesmente maravilhosa.
Os mais corajosos podem subir de bonde e descer a pé ou de esqui, ou mesmo andar pelas neves frescas nos topos das montanhas vizinhas. Ainda, nunca tentamos pois o frio congelante adicionado ao vento nórdico sempre ganhou de nós. Em dezembro de 2017, fazia -17 graus em cima da montanha.
Para subir de bonde, o valor é de 190 coroas ( uns 18 euros) por adulto e metade por criança. E um pouco caro mas vale a vista e para as pessoas que, como minha mãe, odeiam o frio, há até um restaurante quentinho com comidinha e bebida quente.
Ishavsnkatedralen | A Catedral do Ártico
Uma das singularidades de Tromso é essa: a catedral do Ártico. Construída em 1965, em cima do círculo Ártico, sua arquitetura foi inspirada no gelo misturando concreto e paredes de vidro. A igreja é, atualmente, uma das principais curiosidades e atividades de Tromso.
Polaria
Esse é um lugar incrível pra se visitar, principalmente pra levar as crianças que ficarão admiradas e encantadas com os vários peixes e animais que vivem aqui e que representam a vida no Ártico.
Esse é o aquário localizado mais ao norte no mundo inteiro e tem mais de 2000 m² de puro encanto com peixes, plantas e claro, as focas de bigode, que são focas encontradas apenas nos mares do norte – mas a maioria do que tem de vida marinha aqui é representante do que existe em Spitsberg, uma ilha acima da Noruega, bem no pé do Polo Norte onde tudo é gelado.
Esse aquarium foi aberto em 1998 e tem um objetivo mais de pesquisa científica mas como é muito bem acessível a pé do centro de Tromsø, acabou que se tornou uma atração turística e hoje tem até umas exibições de filmes que mostram a vida marinha na Ártico, vale muuuito a pena trazer as crianças e ver a cara que os pequenos fazem quando olham os peixes e principalmente as focas.
Bom, com certeza o prédio em si vai ser um pouco mais peculiar do que a catedral, pois parece uma pilha de dominó caindo um em cima do outro, mas vale a visita.
E claro, DESCANSAR
Esse ano, apesar de ter aproveitado Tromso e o meu tempo livre para redescobrir a cidade e suas principais atividades, eu foquei no que eu buscava desde semanas: descansar antes da chegada do nosso terceiro filho.
E, é nesse sentido que fui em busca de spa e lugares diferentes para curtir momentos só para mim.
Minha busca me levou até o velho veleiro transformado em SPA do Vulkana Boat.
A companhia oferece day SPA eNight Spa sob a luz de meia noite. Esse ano, aproveitamos de uma das nossas últimas manhãs na cidade para curtir 3 horas no veleiro entre jacuzzi, sauna e banho turco. Um momento de reencontro comigo mesma, em grupo fechado de 10 pessoas, para o simples valor de 80 euros por pessoa.
É possível curtir desse momento num mini cruzeiro pelos fjords e a luz de meia noite/Esse night spa custa quase o dobro, ou seja uns 150 euros por pessoa.
Onde Comer
Onde Comer
Tromsø, ou melhor, a Noruega em geral, é um lugar caro onde o custo de vida é bem alto. E, se Tromsø tem alguns restaurantes bem bacanas, é bom lembrar que comer nessa cidade é como comer em Paris ou em Londres , é muito caro porem muito bom.
Restaurante Skarven
Esse restaurante parece mais com um pub ou melhor uma cantina. Sempre que vamos para Tromso, almoçamos por la umas 2 vezes. É que o restaurantes é um dos únicos que faz ‘bufe’ de sopa ilimitada.
Quem me conhece sabe que alem de tomate, misto quente e queijo, eu a-mo comer uma boa sopa. Que seja inverno ou verão, eu simplesmente adoro. No Skarven, ha dois tipos de sopa super gostosas: uma de tomate com peixe, bacon e legumes e uma outra, branquinha, de creme com salmão. Ambas, típicas norueguesas. E alem de ser um bufe, é ilimitado e acompanhado de pao, queijo e manteiga. Uma boa opção para gastar pouco – 150 coroas / 15 euros – e comer equilibrado.
No primeiro andar desse mesmo edifício tem um restaurante gastronômico onde há degustação. Não imagine que é qualquer tipo de degustação. La, pode comer – fique preparado – carne de rena, língua de peixe, carne de baleia .. comida típica norueguesa e incomum para qualquer estrangeiro dos países do sul.
Restaurante Emma
Se ha um restaurante renomado em Tromso, esse é o Emma. É so pedir dicas de restaurantes para os moradores de Tromso para ouvir esse nome. O Emma Drømmekjøkken é um restaurante gastronômico com culinária ‘haut de gamme’ , e produtos de primeira.
Podem dar uma olhada no próprio menu.
Casa Inferno
Acabo de escrever sobre Tromso após minha viagem de algumas dias na Italia. E, nada podia ser mais atual que dizer que eu amo comer pizza.
Em 2016, fomos convidados por um amigo norueguês a jantar na Casa Inferno. Na época, sabia que era um restaurante de pizza e fiquei desanimada so de pensar que comeria uma pizza mais ou menos, no pais da carne de rena. So precisa me conhecer para saber que sou exigente e que como pizza apenas em restaurantes que ja aprovei. Ou seja, em pouquíssimos.
Posso dizer que comemos, aquele dia, pizzas deliciosas que tinham nada a enviar às pizzarias italianas.
Mathalen
Sempre que viajo gosto de provar a culinária local, isso é curiosidade de todo viajante e pra quem quer conhecer a culinária norueguesa ou melhor, o que é mais típico daqui não há nada melhor do que dar uma passadinha no Mathallen.
Apesar de pequeno, o Mathallen tem um ambiente bem aconchegante e ainda tem um mercado anexado pra comprarmos as delícias norueguesas fresquinhas depois de prová-las.
O lugar está sempre cheio porém vale muito a pena uma passadinha pra degustar.
Hot Dogs por Tromsø
Uma outra coisa que adoramos fazer é comprar hotdog nos “7-eleven” de Tromsø, sempre paramos pra comer em um, são deliciosos.
Esses kiosks na verdade parecem uma loja de conveniência onde se compra snacks e bebidas, mas não alcoólicas, já que na Noruega não se pode comprar bebidas alcoólicas dentro dos lugares – tem no shoppings, nas esquinas, na rua, e é bem barato, uns 15 reais e você come bem e gasta pouco.
Onde Dormir
Onde Dormir
Apesar dos apartamentos para alugar no Airbnb ou em hotéis, pela Booking, em Tromsø não há muitas opções de hospedagem.
Porém em cidades vizinhas, um pouco diferentes de Tromsø, tem alguns hotéis bacanas como Malangen Resort mas mesmo assim, as poucas opções, algumas são incríveis e é o que vou mostrar, alguns exemplos apenas.
[ Ao clicar nos links, nomes dos hotéis ou fotos abaixo, sera direitamente direcionado para a pagina de reserva da Booking.com ]
Malangen ResortEsse hotel não está exatamente em Tromsø mas é impossível não mencioná-lo, até porque não fica tão longe mas é um lugar onde se pode hospedar em altíssimo estilo aqui na região norte da Noruega.
O hotel parece mais um pequeno vilarejo com pequenas casas como bangalôs porém muito espaçosas por dentro e ficam todas de frente para o Malangenfjord, onde podemos ter uma vista linda através das janelas amplas e largas.
Pra quem curte pesca, é uma oportunidade de aproveitar os passeios que eles oferecem onde podemos pegar peixes locais fresquinhos e fora que pra quem tem uma família com crianças como eu, pode deixá-los aproveitar o parquinho infantil.
Hotel perfeito pra famílias e casais, beleza pura e total descanso.
Tromsø Camping
Um outro charme que combina perfeitamente com a paisagem norueguesa é o Tromsø Camping, onde pequenas casas uma ao lado da outra dão todo o toque especial ao lugar em uma área grande, verde e em meio à mais pura natureza nórdica e de frente ao rio Tromsdalselva.
As vistas para as montanhas dão muito mais encanto porque bem no topo delas a neve decora com o branco mais branco já visto e no inverno, tudo fica coberto de gelo
As unidades são completas com camas, salas, varandas e algumas até com vista, fora os banheiros que possuem, claro, água quente pra nos aquecer nesse inverno gelado do norte escandinavo.
E pra quem tem pique, dá pra fazer boas caminhadas e desbravar trilhas por aqui, além de passeios que podem ser feitos com a família.

Clarion
Um lugar perfeito pra ficar em Tromsø e aproveitar uma proximidade com o centro é o Clarion, que fica bem no porto com fácil acesso aos pontos principais da cidade e a alguns passos do aquário Polaria.
Os quartos são super espaçosos, com vistas lindas das águas de Tromsø, da catedral do Ártico e da cidade, além de poder ver a Aurora Boreal daqui também, dependendo da época do ano.
O hotel tem wi-fi gratuito, e no 11º andar possui um bar e uma vista linda, além de ter um restaurante com uma gastronomia fresquinha e culinária local porém tudo com cara de Nova York, que é verdade, lembrou bem quando ouvi falarem disso.
Visto
Visto
Tromsø fica dentro do espaço de Schengen então pra quem já estiver na Europa não precisará apresentar um visto pra entrar na Noruega, porém quem viajar do Brasil pra Tromsø terá que ficar no máximo até 90 dias em um período de 180 dias.
O recomendado é que o passaporte tenha pelo menos 2 páginas em branco pra serem preenchidas na chegada mas 3 meses são garantidos e além disso é recomendado ter pelo menos o equivalente a 25.000 NOK, o que é por volta de 2.500 euros como garantia de que você pode se sustentar.
Nós não precisamos nos preocupar com período pois somos franceses – eu e as crianças, e o Bruno tem um título de sejourno então podemos ficar o quanto quisermos mas pra brasileiros é necessário respeitar no máximo 90 dias no país.
Como Chegar
Como Chegar
Para chegar em Tromsø saindo do Brasil é necessário fazer ao menos uma escala em alguma cidade na Europa – há voos para os EUA, mas saem a um preço muito caro – por isso o meu conselho é sair do Brasil para qualquer capital europeia e seguir viagem de lá até Tromsø.
No nosso caso voamos de São Paulo para Lisboa onde fizemos um stopover de 5 dias na capital portuguesa e conto tudinho nesse post , e de Lisboa nós voamos até Oslo.
Nós compramos na verdade uma passagem saindo de São Paulo e com destino final em Oslo, porém escolhemos que ao invés de uma simples conexão em Lisboa, fazermos um Stopover, ficando 5 dias, o que foi maravilhoso.
Nós tínhamos visto passagens de São Paulo, com destino final a Tromsø mas sairia muitíssimo mais caro do que fazendo São Paulo – Oslo, e de Oslo pegar um voo em alguma cia aérea low-cost norueguesa até Tromsø e então economizar na passagem.
Um exemplo é que ao pesquisar, eu encontrei uma passagem de São Paulo a Budapeste por inacreditáveis 1000 reais e se fosse até lá, iria pagar de lá até Tromsø mais 500 reais, ou seja, 1500 reais, porém podendo ficar em Budapeste aproveitando pra conhecer mais essa cidade nessa rota e gastando muito menos.
No nosso caso escolhemos fazer um stopover com a TAP em Lisboa, mas indico mesmo pesquisar, com certeza vai encontrar algum destino para um stopover bem bacana e “barateando” a sua viagem.
Tromso foi um destino que descobri não tem muito tempo, e fiquei doida pra viver essa experiência de caçar a Aurora boreau! Eu AMEI seu post super completo sobre o destino e com certeza, quando chegar a hora de viver esse momento, volto aqui!!
obs: amei você pleníssima grávida nas fotos
Tromsø é um sonho mesmo ! E poder vivenciar a experiencia de ver auroras boreais é algo a viver uma vez na vida. Viajar ate Tromso é bem carinho saindo do Brasil mas é uma viagem incrível ! Quando for, me avise e me marque nas suas fotos para que eu possa seguir sua viagem perto do Polo Norte
Caramba, que sonho. Tento menplanejar pra ir a algum lugar onde da pra ver a aurora boreal. Não conhecia Tromoso, descobri aqui pelo seu blog e estou encantadíssima!! Preciso ir urgente pra esse lugar.
Oi Mirela,
Tromso é uma das melhores cidades onde é possível ver auroras boreais. Entre elas ha também as cidades da Islândia, a região de Lapônia Norueguesa, Sueca ou Finlandesa, o Canada ou ainda a Russia. Muitas possibilidades. Mas acredito que Tromso é uma escolha certa 🙂
Quando queria ir ?
Caçar Aurora Boreau é um dos meus sonhos, agora num VELEIRO???? QUE SONHO!!! Eu toparia encarar esse frio todo para ver essas paisagens lindas…=D Fiquei doida pelo Camping, já quero. Ótimo post, mt completo. Parabéns!
E acredita que minha sogra mora onde é sonho de muita gente ? 🙂 Esse camping é novinho e os tetos das barracas são demais, ne ?!
Nunca tinha ouvido falar da cidade e agora já quero ir. Meu sonho caçar Aurora Boreal… Seu post ta muito bom e completo, nunca imaginaria quanta coisa pra fazer em uma cidade tão diminuta. Parabéns pelas fotos, vc grávida naquela jacuzzi no meio da neve ta de tirar o folego!!!!
Eu estou achando o Ártico fantástico. Um dia desses, vi um programa na TV com dois brasileiros, que desbravaram um pouco essa região e assistiram 3x a Aurora Boreal na Islândia. Nossa, as imagens eram fabulosas. Na segunda vez da aurora, os feixes de luzes eram verdes e vermelhos.
Que sensacional a sua sogra ter escolhido um lugar tão atípico, pelos brasileiros, para morar. Ela é brasileira? Eu, como uma carioca da gema, tenho algumas barreiras para conhecer países, onde o frio é intenso. Sendo que, 15 graus no verão, daria para aguentar tranquilamente.
Quais são as peças fundamentais que não podem faltar numa viagem para a Noruega no inverno?
ps: fiquei feliz em ler sobre a sua consciência de admirar os animais em seu habitat natural. Fui a Tailândia e fiquei horrorizada como os brasileiros estavam fascinados em subir em elefantes… Sem contar com o pacote de nadar com golfinhos, em alguns lugares por ai…. Será que algum dia os pais poderão ensinar aos seus filhos o real sentido da vida? A Liberdade de ir e vir.
Eu consegui sentir daqui a emoção de ver a aurora boreal. Nem preciso dizer que é um dos meus sonhos, porque acho que é o de todo mundo rs! Simplesmente incrível! E também adorei saber sobre várias outras coisas que dá pra fazer por aí nessa época, mesmo sendo muito frio! To chocada que sua sogra mora aí! Que demais! Pra falar a verdade eu não ia achar ruim ter minha sogra morando por aí não rs!!!
O post mais completo sobre Tromso que já li! Eu tenho um sonho antigo de conhecer a Noruega, mas sempre adiado em decorrência do alto custo de se viajar para o país! Mas confesso que não tenho incluído Tromso nos meus planos com medo do frio! rsrsrs! Mas fiquei feliz em saber que o clima lá é mais ameno do que em outros locais. Começo a reconsiderar a ida para lá! Até pq a Aurora Boreal deve ser emocionante (acho que vou até chorar se um dia conseguir ver). E, se for, não vou mesmo fazer este passeio com as renas. Já imaginava que era uma exploração e com sua confirmação é que não faço mesmo! Não entendo esta necessidade de se explorar os animais pelo mundo! Uma pena!
Já estava louca para conhecer Tromso e após ler esse post estou em êxtase!! Amei a dica do barco para ver a aurora boreal, achei mto sensacional esse passeio!! Já vou reservar o meu, obrigada!!
Que destino fantástico! Meu sonho conhecer a Aurora Boreal, acho um show da natureza.
Foi ótimo saber que tem muita coisa além disso para fazer nesse lugar incrível.
Não sei se eu gostaria muito de ter apenas duas horas de “luz” por dia, acho que ficaria sonolenta e sem referência do dia e da noite, mas sem dúvida seria uma bela experiência.
Olha. Sério. Sem brincadeira, a Aurora Boreal é um sonho. E já tinha ouvido falar inúmeras vezes que Tromso é o melhor lugar para apreciar esse fenômeno incrível. Sim, eu iria para lá para ver isso, e pretendo fazê-lo antes de me despedir desse mundinho. Preciso! Agora, há de se reservar um bom dinheiro, não? E, estando lá, subiria fácil no Fjellheisen. Vista massa! Valeu!
Boa noite! Muito bom o post! O melhor e mais completo que ja vi! Estou indo em Dezembro para Tromso e gostaria de perguntar algumas coisas a mais… se possível por email!
Parabéns pelo “trabalho”! Viagem muito legal! Abracos
OiAlberto,
Fico super feliz com seu comentario. Se tiver mais duvidas,pode perguntar aqui ou ainda no nosso Instagram Familia Sem Fronteiras
Ola! Estou planejando ir a Tromso com minha mãe, que deseja ver Neve, a Aurora Boreal e as Baleias. Você acha melhor ir em Outubro ou Março para essas 3 coisas? Vi que Outubro é bom para ver a aurora (site norwaylights), mas não sei se a cidade ja estaria bem bonita com neve. Obrigada!
Oi Fernanda,
Inicio de outubro, ja começa nevar em Tromsø. Seguindo minha experiência na cidade e as dicas da minha sogra que mora na cidade desde 2009, aconselho ir durante o inverno ou seja entre dezembro e março. Nesta época, as noites estão bem escuras e a cidade sob camadas de neve. Também, é durante este período que aparecem as baleias.
Ótima viagem para Tromsø !
Olá!! Parabéns pelo post, muito completo!! Só deu mais vontade ainda de conhecer a Noruega e tentar ver a Aurora Boreal! =)
Mas me fala uma coisa… eu só posso viajar na época de Natal e Ano Novo e o que me deixa meio assim é o fato te ter só duas horas de claridade… as suas fotos e passeios foram todos feitos somente nessas duas horas? Ou não fica tão escuro assim no restante do “dia”?
Ola Patricia,
Em dezembro, as duas horas de luminosidade são mesmo bem baixas. Da para ver na rua e andar tranquilamente sem precisar de luz portátil. Porem, fica ainda meio obscuro. Muito mais que nas fotos do post onde modifiquei a claridade para deixa-las mais vivas.
As fotos tiradas no Fjellheisen e dentro do barco spa foram tiradas perto de meio dia e veja como esta bem obscuro mesmo tratando a luminosidade das fotos. É assim mesmo. Noite em pleno dia 😉
Boa viagem para Tromso e se precisar de mais informações, fique a vontade de perguntar
Amei sua postagem, super completa. Como é janeito em Tromso. Chove muito? Os trens funciononam normalmente mesmo com muita neve?
Ola Cristiane,
Em janeiro, neva muito. Tudo continua funcionando pois aqui eh vida normal. Porem, não tem trem em Tromso ..