São Paulo. Se há uma cidade sobre a qual nunca imaginei que fosse escrever, essa era São Paulo. Uma cidade que demorei anos a gostar, curtir e abraçar. É que entre São Paulo e eu, foram 4 anos de ódio. 4 anos de ida e volta. 4 anos de conquistas. Uma história tumultuosa, com altos e baixos porêm uma historia de muita aprendizagem.
Cheguei no Brasil em janeiro 2013. Na época, passei 8 meses no Rio de Janeiro curtindo do sol, da praia e do mar. Uma vida carioca ensolarada e feliz. Quando em 2014 pisei pela primeira vez em solo paulistano, fui recebida com chuva e frio. Foram assim 4 anos de idas e voltas em São Paulo sob chuva ou céu cinzenta. Uma lembrança à minha vida parisiense que eu fugi em 2012.
Até me mudar, em 2018, para a capital paulistana. Uma mudança de ultima hora, na moderna e maior megalopole sul americana. Uma mudança para a cidade do ‘onde tudo acontece’.
.
[ Siga nossas aventuras em tempo real no Instagram]
Sobre

São Paulo é a capital do estado homónimo, São Paulo. Com mais de 12 milhoēs de habitantes, a metrópole São Paulo é a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano e de todo o hemisfério sul.
Alem de ser o ‘New York do hemisfério sul’, São Paulo é também a cidade brasileira mais influente no cenário global, se tornando o principal centro financeiro, corporativo e mercantil da America do Sul.
Clima – Quando Ir
Pela sua localização perto do litoral leste do continente, São Paulo tem um clima subtropical húmido ou seja com taxa de humidade alta ( mais de 70%) e uma temperatura media de 20 graus.
Os invernos, de junho até setembro são secos e amenos. Com uma media de 17 graus, julho é o mês mais frio. Os verões, de dezembro ate março, são quentes e húmidos. Com uma media de 25 graus ( mais de 30 em 2019), fevereiro é considerado como o mês mais quente. Enquanto janeiro é o mês mais chuvoso do ano.
Segundo os sites meteorológicos, entre os meses de novembro e março, os dias de sol não ultrapassam mais de 10 dias ao mês. Ou seja, são 20 dias de chuva ou de céu cinza a cada mês durante o verão.
Esse ano de 2019, as chuvas de fevereiro e março causaram meia dúzia de inundações na metrópole, inundando alguns bairros da cidade e cidades próximas do município como as cidades A.B,C.
É também neste mesmo período que nossa casa foi inundada duas vezes em uma semana.
Porem, não assuste ! Entre maio 2018 e abril 2019, pegamos apenas 2 meses de chuva em quase um ano na cidade.

O que fazer em São Paulo
O que fazer em São Paulo
Se for para São Paulo na ideia de passear e ou andar em lugares turísticos, esquece !
São Paulo é mais conhecida por seu turismo de negocio que de lazer/ recreação.
É que, pela sua situação como centro financeiro e cultural, a cidade recebe /organiza mais eventos comerciais e culturais como feiras internacionais, Fashion week ( semana da moda) ou ainda eventos como a parada do orgulho ou Gay Pride.
Porem, não assuste ! Se São Paulo é principalmente uma cidade de negocio onde os principais eventos ou pontos de turismo são comerciais ou culturais , indo em museu ou show de famosos, a cidade tem também alguns pontos turísticos imperdíveis em São Paulo. Abaixo, vou listar os lugares mais procurados e visitados pelos turistas .
Beco do Batman I Vila Madalena
Durante os últimos anos, o Beco do Batman virou A parada obrigatória dos turistas na capital paulista. O bairro virou o centro cultural da arte de rua. Todos os finais de semana, se reunem la, os turistas em visita à metrópole.
O Beco do Batman se resume em 2-3 ruas onde cada mural é graffitado. É um mini Wynwood, bairro da arte urbana de Miami [ Sabia mais de Wynwood neste artigo], no coração de Sao Paulo.



.
Centro : Mercado municipal e 25 de março
É no centro que são concentrados o mercado municipal e a rua 25 de março. Duas atrações bastante curtidas dos viajantes. Andando pelo centro de São Paulo, se dispara com o movimento de pessoas indo para o Mercado Municipal. O Mercado Municipal virou também parada obrigatória dos turistas querendo conhecer o máximo da cidade e principalmente do centro. Eu, ja visitei o mercado 2-3 vezes e apesar de oferecer uma grande variedade de produtos em venda, sempre me assustei com os valores praticados. Da primeira vez que fomos, nós venderam 2 caquis pelo valor de 100 reais. Da segunda vez, em dezembro 2018, tentaram vender 1 kg de morango por 135 reais. Lembre, se for no mercado, bate perna, olhe e negocie bem. Muito bem. Mas não vai embora sem comer seu Sandwich de mortadela.
Apesar de eu não gostar do centro, eu o visito sempre que temos a visita das nossas famílias. Minha sogra, brasileira, morando na Noruega, sempre tira um ou dois dias para bater as pernas na 25 e comprar alguns acessórios. Dizem ser o melhor lugar para comprar qualquer tipo de coisa.

Parques e natureza
Ao escrever esse post, me perguntei qual passeio eu podia recomendar. E rapidamente dei a volta das atividades mais bacanas e procuradas na cidade. É que fora do básico, e o zoológico / aquário, não tem muito mais o que fazer em São Paulo.
Porem, a cidade possui bastante parques que viraram lugares de encontros e de pique-nique aos finais de semana. Se isso não é uma atividade em si, é o que o paulista faz durante o final de semana. É o que, como franceses, fazemos aos finais de semana. Destes parques, o Ibirapuera é o mais famoso e lotado. Ele é também um dos mais completos com diversos parquinhos e quiosquezinhos de salgados e bebidas. Dos parques que frequentamos muito, o parque do povo, entre a Cidade Jardim e o Itaim é um dos nossos preferidos. Ja o Parque Villa Lobos é um pouco mais completo com bastante quiosques, espaços para cachorros, aluguel de bicicletas e patins.
Do Parque da Praça do Por do Sol, no Alto de Pinheiros, é também possível de assistir / ver o por do sol, de cima, em companhia de outros viajantes, num ambiente descolado. Um dos lugares mais procurados para os amantes dos pores do sol.

Avenida Paulista
Todos os domingos, a avenida paulista vira pedestre. Nenhum carro circula deixando a rua totalmente acessível de pé. Ao longo do dia, a avenida se transforma em espaço de arte ao ar livre com artistas de rua e bastante animação. Ao longo da avenida é possível parar e comprar comida em alguns dos quiosque ou food truck espalhados pela avenida.
Show e teatro
Justamente porque a cidade promove um turismo cultural e que beneficia do status de ‘maior metrópole da America do Sul e maior centro financeiro e cultural do pais e do continente’, é na metrópole que acostumam se reproduzir os famosos. Assim que todos os meses, artistas nacionais e internacionais reúnem milhares de fãs em estádios ou casas de show. Saiba mais das programações na capital aqui.
Também, dentro dos inúmeros teatros de São Paulo é possível assistir varias tipos de representações. Desde que moramos na cidade, temos costumes de assistir representações de Stand Up. Uma das formas mais legais de se distrair nessa cidade louca.
Museus
Na mesma linha que os show e teatros, São Paulo conta com alguns museus bacanas. Ainda fomos em nenhum, provavelmente porque como francesa e parisiense ja dei uma volta grande dos melhores museus do mundo..em Paris, NYC ou Dubai. Dos museus mais famosos da cidade, O MASP ( Museu de Arte de Sao Paulo) e o Instituto Moreira Salles, são também os mais visitados.
Onde Comer em São Paulo
Porque a metropole é a maior do Brasil ( e de todo o hemisfério sul), a cidade é também a mais diversificada e rica nas suas opções gastronómicas. Dos food truck aos botecos ou outros restaurantes bacanas ou rankeados no Comer e Beber, Sao Paulo não falta de opções de restaurantes.
Ao escrever, ia listar todos nossos restaurantes testados e aprovados da cidade até pensar que era muiiiito para um post só. Neste artigo, eu listo os melhores restaurantes imperdíveis de São Paulo e neste, os melhores lanches em São Paulo.
Em vez de listar os melhores restaurantes, vou listar os melhores lugares onde comer e beber em São Paulo mas também os melhores lugares onde curtir dum momento agradável na cidade.
Se há um lugar onde gostamos nós reunir e curtir da vibe jovem e festiva de São Paulo, esse lugar é a Vila Madalena. Há alguns anos o bairro vai se transformando e abrindo restaurantes e bares bacanas. Na Vila Madalena, há dezenas de bares bacanas com musico ao vivo ou ainda restaurantes descolados.
Tudo como em Pinheiros. Pinheiros é um dos bairros mais badalados da cidade. Com apenas um km2 ,o bairro virou, em menos de 6 anos, um dos melhores lugares gastronómicos da cidade. E la, encontra-se diversos restaurantes ou lanchonetes bacanas. Os melhores restaurantes de Pinheiros : a hamburgaría MEATS, o hamburger disputado do Z DELI, o pequeno restaurante italiano PIU, a imperdível pizzaria BRAZ, o asiático TAN TAN NOODLES ou ainda nossa parilla preferida UNDERDOG.


.
Impossível falar dos melhores lugares onde comer em SP sem falar do Itaim. É provavelmente por la que mais comemos. O bairro, particularmente comercial abriga dezenas de restaurantes sensacionais. Nele, ha os típicos Cabana Burger ou Madero, ou ainda o NB Steak, uma das melhores churrascarias da cidade. O Le Bife, onde o Erick Jacquin é consultor de cardápio. O asiático Tian, o italiano Nino Cucina, o Varanda grill, o COR GASTRONOMIA, o VINO ou ainda nosso hamburger preferido da cidade no ALL IN BURGER.
.

E enfim, não podia deixar de fora o centro. Claro que ha ainda bastante opções de bairros onde comer em São Paulo porem se eu for citar todos, não caberia num artigo só.
O centro conta com alguns dos meus lugares preferidos onde comer em São Paulo. Deles, eu recomendo muito o FORNO, um restaurante de comida tipo lanchonete super delicioso. Em cinco quadras do Forno, encontra-se o famoso e disputado CASA DO PORCO; um restaurante onde deve comer um dia. O lugar que muda sua visão dos pratos com porco. O HOT PORK ou ainda o HOLY BURGER.

.
Ultimamente abriu a temporada ‘Dinner in the Sky São Paulo‘. Um conceito de restaurante com apenas 18 lugares em 100 metros de altura. Uma experiência única com chefe brasileiros admirando São Paulo de cima e frente da ponte estaiada. Em 2020, a edição Dinner in the Sky São Paulo’ será no parque Ibirapuera. Bora la ?

Onde dormir em São Paulo
.
Como cidade e centro financeiro, São Paulo conta com milhares de opções de hotéis e apartamentos no Airbnb. De fato, com mais de 12 milhões de pessoas, não falta opção.
Da mesma forma que existem alguns bairros onde comer, em São Paulo, alguns bairros são perfeitos para se hospedar.
Hoje, com os pés na cidade, decidimos morar entre o Morumbi e cidade Jardim. Num bairro residencial e exclusivamente de casa. É nossa casa de campo no meio d0 louco São Paulo.
Porêm, antes de escolher morar em São Paulo, ficávamos – quase- sempre no Sheraton, em Brooklyn. Assim que ja ficamos ‘morando’ por 3 semanas no hotel, a quase meia distancia entre o shopping Morumbi e o JK.

.
Dos melhores bairros onde se hospedar em São Paulo, eu sempre aconselho a zona sul e principalmente o Itaim por ser um dos bairros mais comerciais e com inúmeras opções de restaurantes. Pinheiros para poder curtir da vida noturna e ficar por perto dos melhores restaurantes da cidade. Vila Madalena pela sua alma moderna e os bares sempre com bastante musica ao vivo. Moema e Jardins para suas localizações mais centrais e seu lado chic.
São nestes bairros que encontra-se os melhores hotéis de São Paulo: o hotel Unique , íconico graça à sua arquitetura, no Itaim e a apenas 2 quadras do parque Ibirapuera.


No Jardins, há um dos hotéis que mais amo: o Hotel Fasano. Um dos melhores hotéis de São Paulo e do Brasil. A localização do Fasano é uma das melhores: apenas 250 metros da Oscar Freire e poucas quadras do parque Ibirapuera.

Ou ainda o Tivoli no Jardins. Em 2016, passamos 4 dias na suite master do hotel que tinha acabado de ser reformado. Apesar de ter uma pequena área externa, ele é um dos melhores hotéis de São Paulo. Um dos melhores atendimento ao cliente, ótimo cafe da manha e localização perfeita no Jardins. [ Saiba mais do Hotel Tivoli neste artigo ]


No Morumbi, num dos bairros mais residencial de São Paulo, se encontra também o incrível Palácio Tangará. Um ‘Havre de paix’ , construindo no Parque Burle Marx, no meio da louca metrópole.

Com mais de 500 hotéis registrados no Booking.com, eu dei apenas uma lista dos meus hotéis preferidos da capital paulista. Mas também opções de hotéis bacanas nos melhores bairros onde se hospedar na metrópole.
Como chegar em São Paulo
Se você perguntar para um estrangeiro “Qual é a capital do Brasil ?”, tem uma chance sobre duas que ele responda ‘São Paulo”. Não apenas porque falta de conhecimento mas porque São Paulo é a maior cidade do Brasil.
Assim como qualquer outra metrópole ou maior cidade do país, São Paulo é a cidade mais fácil de acesso do Brasil.
Avião
São Paulo é o principal Hub aéreo do Brasil. Assim, chegam cada dia mais de 500 aviões em São Paulo ou mais de 30 milhões de turistas por ano vindo do exterior.
De Guarulhos são perto de 30 países com destino São Paulo. Dentro deles, ha voos para diversas capitais europeias como na Espanha, Suíça, França, Italia, Alemanha, Portugal ou ainda Inglaterra. Voos para Africa como para o Marrocos, o Luanda ou ainda a Africa do Sul. Para as Americas como Estados Unidos, Mexico, Panama, Colombia, Equador, Peru, Bolivia, Chile, Argentina ou ainda Uruguai.
Embora o aeroporto Guarulhos seja o aeroporto transportando mais passageiros em São Paulo, o aeroporto de Congonhas, no centro da cidade, é o aeroporto com o maior numero de voos da metrópole de São Paulo. Sao cerca de 450 voos diários, indo e voltando para os 4 cantos do Brasil.

Ónibus
Viajar de Ônibus é provavelmente a forma mais económica de viajar no Brasil. E isso é ainda mais verdadeiro quando se trata de viajar de / para São Paulo das cidades ou dos estados próximos.
Da rodoviária de São Paulo, a rodoviária Tietê, maior rodoviária da America do Sul e segunda maior do mundo sao nada menos que 21 estados brasileiros e 5 países das america do sul servidos diariamente. Dizem atender quase 100.000 viajantes por dia.
Esse guia te ajudou ? Deixe seu comentario e nao esqueça de reservar seu hotel ou seu seguro viagem direitamente pelo blog, ajudando a manter o blog sempre atualizado.