Região Provence, uma das mais bonitas da França…
Desde jovem, sempre amei o sol, a natureza, o mar e a praia. Lembro perfeitamente das minhas ferias enquanto criança entre a Suiça, verde e segura, e o litoral sul da França, quente e praiano, onde meus pais têm uma casa de ferias.
Lembro dessas ferias perto da natureza. E, dos meus 10 anos, indo para Italia de carro e parando na Côte d’Azur – costa Azul – em região de Provence. 10 dias viajando pela região mais ensolarada da França metropolitana. Uma viagem pela costa com meus pais. Minha verdadeira primeira viagem em modo ‘nômade’.
Em junho 2017, entre duas idas e voltas para o Brasil e 3 meses de road trip pelos Estados Unidos, voltei, mais de 15 anos depois, para a região de Provence. Uma viagem de 10 dias em família. Eu e meus 2 filhos. Eu, como mae e minha mae como avo. Uma viagem pela Provence entre verde, azul e muita natureza. Uma viagem pelos campos de lavanda, vilarejos mais lindos da França e pelas praias mais lindas da região.
[ Pode ver nossos fotos e seguir nossas viagem em tempo real aqui ]
Sobre
A Provence – Alpes – Côte d’Azur é uma região do sudeste da França. Delimitada naturalmente pelas Alpes, o rio Rhone, a Italia e o mar mediterrâneo. Com seu clima ensolarado e sua variedade de paisagens, a Provence é a primeira região de turismo dos franceses e a segunda dos estrangeiros. E da para entender o por que. A região de Provence é uma das mais lindas da França e uma das mais diversificada.
Em PACA – Provence – Alpes – Côte d’Azur – é possível esquiar de manha pelas Alpes e curtir da praia durante a tarde numa das praias lindas da costa Azul. Ja pensou ?
Devido ao seu tamanho e a diversidade de paisagem, a parte central e litoral é mais seca que a sua parte norte – alpina -mais verde e umida.
A região PACA, apesar de acolher grandes cidades, é também uma região particularmente verde e orientada à natureza. É dessa Provence Verde que falaremos neste post.
Quando ir
Como a maior parte das regiões do sul da França, a Provence é uma região ao clima mediterrâneo. Os verões são quentes e secos. Enquanto os invernos são mais amenos. Devido ao tamanho da região, o seu sul, goza dum clima ameno enquanto o norte, nas Alpes, esta frio.
Se a primavera (março a junho) e o outono (setembro a dezembro) têm estações com clima agradável e temperaturas por volta de 15ºC a 20ºC, maio e setembro são os meses mais doces e favoráveis.
O verão, entre junho e setembro, é a estação mais seca e mais quente. As temperaturas se aproximam então dos 30ºC. Já, junho e setembro são, ao meu ver, os meses mais favoráveis para aproveitar bem a Provence e tudo que ela tem a oferecer, sem sofrer com o calor dos meses de julho e agosto.
O inverno, entre dezembro e março, é o período mais frio. As temperaturas caem facilmente a uns 5-10ºC e os ventos marinhos podem deixar a viagem difícil, a sensação térmica podendo se aproximar de 5 ºC.
Por entanto, o melhor período para conhecer a Provence vai de junho ate setembro, podendo extender em maio e inicio de outubro. Quando voltamos em junho 2017, pegamos dias com mais de 35 C.
O que fazer
A região de Provence é rica em belezas naturais. Tanto que é possível ir esquiar de manha e aproveitar da praia a tarde. Ja, durante os meses mais quentes – entre maio e setembro – é possível percorrer a Provence do interior e conhecer belezas naturais que so a região tem. Correr pelos campos de lavanda, descobrir vilarejos classificados como os mais lindos da França, navegar no maior Canyon da Europa ou ainda curtir duma praia na Costa Azul. Quantas atividades imperdíveis na região mais querida dos franceses.
Conhecer os campos de Lavanda
De meado de junho ate inicio de agosto é possível ver e visitar os campos de lavanda espalhados pelo centro da região de Provence. Poder correr pelos campos de lavanda foi a razão principal da nossa viagem pela região, de junho 2017.
Os campos de lavanda ficam espalhados pela Provence e sempre, sempre, em volta de vilarejos ao charme típico francês. Os principais campos ficam no arrière-pays entre Avignon e o Verdon.
De Perpignan onde temos uma casa de praia, dirigimos ate Avignon e Gordes. É em Gordes, na abbaye da cidade, que vimos os primeiros campos de lavanda. E de la, que começou a viagem pelos campos cor roxa. De Gordes onde passamos a noite ate Valensole, o caminho esta cheio de vilarejos lindos bordados de campos ao cheiro incrível.
Neste post, achara informações complementares e localizações dos campos
Gorges du Verdon

De Gordes e Valensole, nos campos de lavanda, fomos direitamente ate a cidadezinha de Sainte-Croix-du-Verdon. A cidade fica empoleirada acima da lagoa azul neon de Sainte-Croix. E também daqui que começa o maior cânion da Europa: a garganta do Verdon , ou Gorges du Verdon em francês. As Gorges du Verdon ficam no que chamamos de ‘Provence Verte’ ou Provence verde, pela cor da paisagem, sempre bordada por floresta, mas também pela caraterística de estar sempre em meio a natureza.
A lagoa de Sainte-Croix é totalmente limpa a banho e é possível entrar e nadar nas aguas turquesas. Também, da lagoa, é possível alugar Stand Up Paddle (SUP) , caiaque, pedalo ou mesmo barquinhos a motor e conhecer as Gorges du Verdon ou uma pequena parte. E de fato, o cânion se estende sobre 170 km entre falésias que podem atingir ate 700 metros de altura.
Desde alguns anos, o cânion acolhe pessoas em busca de atividades náuticas em agua doce e viva, rápida. La, é possível fazer rafting, canyoning e mesmo hydrospeed alem de passeios de barquinho pelas aguas cor turquesa.
É também totalmente possível conhecer as Gorges du Verdon desde a estrada e descer – ou subir – o fluxo desde a ‘Route des Crêtes ‘. A estradinha segue o cânion e oferece vários mirantes onde é possível apreciar a vista. Porem, vão com cuidado pois a estradinha é estrita e em laço, ao bordo das falésias.

Vilarejos classificados
Pertinho da lagoa de Sainte-Croix e das Gorges du Verdon fica o charmoso vilarejo de Moustiers-Sainte-Marie. O vilarejo foi classificado como um dos 157 mais lindos da França. É da para entender o por que: as casas, todas de pedra, estão cercadas de paredes de pedras e cortadas pelo meio do centrinho por um riozinho.
Das 157 aldeias mais lindas da França, 18 estão na região de Provence. E, no caminho para os campos de Lavanda ou da praia, encontra Gordes, Roussillon ou ainda Loumarin no parque regional do Luberon. Ou ainda Bargeme, Seillans e Gassin, no caminho da praia. Encontre o mapa das aldeias mais lindas da Franca aqui, no site oficial da associação.


Praia, mar e sol … e calanques
Claro que na Provence verte, o que não podia faltar é o seu litoral e as inúmeras praias de agua turquesa.
Apos 7 dias entre campos de lavanda e aldeias charmosas, descemos para o litoral e algumas das praias mais lindas da região de Provence. Nestas, fomos para a ilha de Porquerolles, uma ilhazinha a apenas 10 minutos de ferry da quase ilha de Giens, perto da cidade de Hyeres. A ilha de Porquerolles é a pérola das ‘ilhas de ouro ‘ , como são chamadas. Ela é acessível apenas de barco e atraversavel apenas de bicicleta ou a pe. As praias de Porquerolles parecem muito com as praias selvagens da Sardenha, na Italia. [ Leia também o guia completo da ilha de Porquerolles e/ou da ilha da Sardenha ]
Mas, a Provence não é apenas a ilha de Porquerolles e suas praias selvagens com ar de Sardenha. A Provence é também as Calanques de Cassis. As calanques são uma sucessão de falésias de calcário que se jogam, literalmente, no mar mediterrâneo. Entre Marseille – Marselha em português – e Cassis, sobre uns 20 km, e num parque de mais de 40oo hectares, é possível apreciar uma das belezas naturais mais incríveis da Provence. As calanques formam praias selvagens em baixo de falésias altíssimas, todas de agua turquesa e transparente.
As praias são acessíveis de barco a motor durante um passeio com uma agencia ou alugando um barco direitamente no porto de Cassis OU através de trilhas. Lembrem que por serem praias selvagens, não encontrarão quiosque de praia. Pensem em levar agua e comida + proteção solar pois o sol do sul da França queima que nem no Rio de Janeiro.

Onde dormir
[ SABIA QUE AO RESERVAR PELO BLOG DA FAMÍLIA SEM FRONTEIRAS – LINKS E BANNERS – , VOCE NÓS AJUDA A GANHAR UMA PEQUENA COMISSÃO E NÓS INCENTIVA A PUBLICAR CADA VEZ MAIS CONTEÚDO GRATUITO ?
AO CLICAR NAS FOTOS, NOS LINK E NOS NOMES DOS HOTÉIS ABAIXO, VOCE SERA DIREITAMENTE REDIRECIONADO PARA A PAGINA DE RESERVA DO HOTEL NA BOOKING.COM, PAGANDO NADA A MAIS]
Com mais de 30 000 km2 e diversos clima geográficos, a região de Provence conta com inúmeras opções de hospedagem. Desde albergues na montanha, Maison d’hôte entre campo de lavanda ou vinícola ate hotéis de luxo na costa azul.
Dependendo da natura da viagem e do seu objetivo, será indispensável fazer varias bases pela região. Durante nossa viagem pela Provence, nós nos hospedamos em Gordes, Moustiers-Sainte-Marie, Hyères, Porquerolles, Cassis e Marseille.
Se for viajar com pouco tempo para poder dormir em diferentes cidades, aconselho estabelecer base em Aix-en-provence, a meio caminho entre Marselha e Gordes para ver os campos de lavanda E a meio caminho entre Marselha e a lagoa de Sainte-Croix e então alguns das aldeias mais lindas da França e das Gorges du Verdon. A cidade de Aix-en-provence é também facilmente acessível de Paris desde o TGV, o trem de alta velocidade.
Gordes, Moutiers-Sainte-Marie
Gordes e Moutiers-Sainte-Marie fazem parte das 157 aldeias mais lindas da França e das 18 que contabiliza a Provence.
Se for viajar pela região em busca de vilarejo de charme, com autenticidade e ambiente totalmente francês, essas duas cidades são AS cidades onde se hospedar. Gordes fica na entrada do parque regional do Luberon e dos inúmeros campos de lavanda espalhados pela região ate o plateau de Valensole. É exatamente nesta parte da Provence que ficam os campos de lavanda. Em Gordes, é possível se hospedar em hotéis de exceção ou em casa de locais, sempre arrumadas como pequenos hotéis de charme.
La Bastide de Gordes
Provavelmente um dos hotéis mais incríveis da região dos campos de lavanda. Admire a vista e so isso 😉
Foto @LaBastideDeGordes
Les Bories & Spa

Le petit palais d’Aglae
La Bastide de Moustiers , Moustiers-Sainte-Marie
La Bastide de Mosutiers em Moustiers-Sainte-Marie esconde uma pérola. La, após o portão que abre num jardim arrumadinho e tipicamente francês, se encontra uma albergue e um restaurante estreado pelo guia Michelin. Mas não qualquer uns. A propriedade é do muito renomado chef Alain Ducasse.
[ Reserve seu quarto no La Bastide de Moustiers aqui ]
Comer e beber
Se tiver um lugar, um país onde comer se torna em paixão e real prazer, com certeza é na França. Uma das regiões que mais representa a gastronomia francesa e sua diversidade é a Provence. Do norte da região onde a gastronomia esta voltada à queijos e comida quente, ao sul e o litoral representados pelos produtos das oliveiras, os legumes de verão e os produtos fresquinhos.
A França privilegia os produtos frescos e regionais, onde o produtor vende direitamente sua produção em feiras ao charme tipicamente francês. A região de Provence e as cidades do sul representam bem esse costume francês de comprar os produtos na feira. E enquanto alguns compram os produtos da semanas, outros se reuniam na praça da aldeia, perto da Fontana, num dos vários restaurantes.
A região de Provence, seus produtos fresquinhos, as oliveiras, os rosé e as ervas aromáticas inspiram os maiores chef da gastronomia francesa e possui, inevitavelmente, vários restaurantes gastronômicos e estrelados pelo guia Michelin.
Destes, o restaurante de Alain Ducasse, o La Bastide de Moustiers em Moustiers-Sainte-Marie. Ou ainda o restaurant Peir de Pierre Gagnaire no luxuoso hotel La Bastide de Gordes. A Provence conta com 83 restaurantes estrelados pelo guia Michelin ou seja suficientes escolhas para comer durante 3 meses;)
Se jantar em restaurante gastronômicos esta fora do seu orçamento, saiba que a França conta com mais de 78000 restaurantes e uma grande porcentagem em Provence.
Como chegar
Fomos para a Provence de carro, saindo de Perpignan, na Catalunha francesa. E acreditem, a melhor maneira de conhecer a região é de carro. É a maneira mais confortável, rápida e econômica de andar pela Provence e de descobrir cada cantinhos.
Porem, se for completar uma viagem que iniciou em Paris ou qualquer outra cidade da França, é possível chegar de trem ou mesmo de avião pelas cidades principais. Avignon, Aix-en-Provence, Marseille, Toulon, Nice possuem aeroportos e/ou estações de TGV – trem de alta velocidade-. Nestas mesmas cidades é possível alugar um carro e percorrer a Provence do seu jeitinho. Conhecendo os 700km de costa ou indo para o interior e os parques regionais.
Que lugares encantadores e fotos lindas! Sobre os campos de lavanda, eu queria saber se existem lojinhas lá pra comprar produtos feitos a base de lavanda e qual é a média de preço. São caros ou você acha que compensa trazer lembrancinhas de lá?
Oi Maiara,
Nos vilarejos tem sempre umas lojinhas de lembrancinhas. Perto dos campos de lavanda, acha facilmente lavanda em venda mas também produto que tenham a ver. Uma lembrancinha deve custar algo em torno de 5 euros. No máximo 10euros.
Enjoy !
Já vi muitas fotos dos campos de lavanda franceses, mas essas suas são as melhores, lugar incrível. Nunca tinha visto a região assim tão detalhada e nem conhecia a ilha de Porquerolles, mas agora não me vejo passando por aí sem visita-la. Quantos dias preciso para conhecer a região?
Oi Tiago,
Se quiser fazer o mesmo roteiro e viajar sem pressa ou melhor sem fazer bate-volta todos os dias, aconselho pelo menos 7 dias. Amo viajar com tempo e podendo conhecer todos os cantinhos. Porquerolles é uma linda ilha na Côte d’Azur. Tenho certeza que amara quando for 🙂
Apaixonada pelas fotos dos campos de lavanda… Agora a pergunta que não quer calar: Eles cheiram lavanda mesmo? Aquele cheirinho que conhecemos nos perfumes e colônias? 😀 Que lugar lindo na França, não tinha ideia que tinha esse mar azul turquesa, tbm sou apaixonada por sol e mar… Já quero conhecer, obrigada pelas dicas família!
Oi Livia,
A região cheira mesmo a lavanda. Não como os perfumes. É um cheiro mais leve e agradável.
A França é um país lindo cheio de belezas naturais, tanto na metropole quanto nas ilhas dos DOM. Ja conhece um pouco da França ?
Uau, estava pesquisando a melhor época para ir para Provence, ver os campos de lavanda, e fiquei surpreendida com seu roteiro, não imaginava que a França tinha esse mar azul turquesa. Que lindo, as suas fotos me deixou ainda mais com vontade de conhecer tudinho. Você acha que uma semana dá para aproveitar bem?
Esse seu post me deixou com uma saudade imensa da minha viagem de carro pela Provença há pouco mais de 2 anos. Que região encantadora! Amei conhecer Gordes! Amei as Calanques de Cassis! Pena que não vi os campos de lavanda. Quase os pego floridos pois fui no início de junho. Da próxima vez, irei na época certa! Ótimas dicas!
Que pena Erik ! Nao sabia que tinha campos de lavanda ou foi erro no planejamento ?
A Provence é linda e não é a toa que região preferida do franceses. Quanto tempo ficou la ? Por onde passou ?
Meu sonho conhecer esse lugar! Estou apaixonada pelas fotos… Xô te perguntar: é caro ir para lá? Média de quanto por dia com passeios e hospedagem?
Oi Rayane,
A região é mesmo muito linda. Em junho / julho 2017, gastei cerca de 2000 euros, os 9 dias de viagem. Entre aluguel do carro, gasolina, pedágio, restaurantes, hotéis e ferry ate a ilha de Porquerolles. Porem, estávamos em 4 pessoas ( 2 adultos e 2 crianças). Um casal consegue gastar 500 euros a menos durante a mesma viagem.
Que delícia de post! Perfeito para a viagem que estou planejando!! Meu sonho é conhecer essa região da França, estava em dúvidas da melhor época pra ir. Você acha que 5 dias dá para conhecer bem a região de Provence, sem as praias, ou é muito tempo? Bjs!
Oi Livia,
5 dias é o tempo ideal para conhecer a região da Provence verde, sem as praias. O ideal é planejar uma viagem em junho ou setembro, antes e depois da alta temporada.
Aproveite muito ! É lindo !
Olá,
Estarei indo para a Provence e Côte d’Azur em setembro por 13 dias (descontando dia da ida e chegada) Estou com uma dúvida enorme em onde hospedar na Provence. As bases já confirmadas são Nice (5 dias), St. Tropez(2 dias) e um pernoite em Moustiers-Sainte-Marie no último dia antes de voltar para Paris. A única base não confirmada é a da Provence. Minha dúvida é hospedar 05 dias em Gordes ou arredores ou em Aix en Provence ou arredores. O que você sugere?
Uma viagem parecida que fiz foi na Toscana e ficamos hospedados em um Agriculturismo a 10 min de Siena e foi ótimo. Então a minha tendência era ficar hospedados nos arredores de Aix, mas alguns blogues falam que a Provence de verdade é em Luberon, no caso Gordes.
Oi Fred,
É verdade que o Luberon é a Provence do interior, mais preservada e rústica.
Agora minha pergunta é: Qual é o objetivo da sua viagem ? Você quer conhecer uma importante parte da Provence, desconectando com o mundo, em pequenos vilarejos ? Ou, você quer descansar e conhecer o máximo do interior ?
Gordes é uma cidadezinha pequenina. Ao redor, ha pequenos outros vilarejos. Um lugar perfeito para descansar na ‘campanha’. Porem, precisará sempre do carro para conhecer os arredores. Ja, Aix en Provence é uma grande cidade. A meio caminho entre o litoral e os campos de lavando. E se for dividir os 5 dias em 2 em Aix e 3 em Gordes (ou contrário).
Tb, na sua viagem pela Provence – Alpes Cote d’Azur, não deixe de fora a ilha de Porquerolles que parece em tamanho bem menor com a Sardenha.
Uma linda viagem em perspectiva ! Aproveite muiiiiito !
PS: Deixei umas indicações de hoteis no post, todos fantásticos. Se puder, reserve pelo blog para que eu possa ganhar uma pequena comissão dentro da comissão da Booking. 😉
Olá! Estamos viajando em breve pela primeira vez com nossa pequena de 7 meses ! Foi aí que conheci o blog e amei!!! Sou apaixonada pela França (e pelo mar) e estou muito feliz que ela terá seu primeiro verão nas praias da Côte DAzur! Amamos praias e sempre peço dicas das praias mais bonitas , (e agora também acessíveis para ir com bebê .. heheh )
Faremos a base em Nice por 6 dias. Amei a dica de Porquerolles (não conhecemos, mas se é parecido com a Sardenha, imagino ser lindo!)
Achas que é possível uma viagem bate e volta para conhecer? (Iríamos de carro até Hyères e de lá pegamos um barco?)
Muito obrigada!! Vou seguir super fã!