Passeio de gôndola em Veneza: sim mas como ?
O que seria de Veneza sem seus passeios de gôndola ? Veneza sem passear pelos canais e sem ter a experiência mais romântica – e turística – da cidade seria como Paris sem aproximar a tour Eiffel e sem fazer um picnic nas margens da Seine.
Fomos passar um final de semana de 4 dias em Veneza, na Italia, em janeiro 2018. Um final de semana romântico, sem crianças .. e gravida de 35 semanas.
[ Não perca meu guia completo de Veneza aqui ]
E, é particularmente contraditório dizer que nunca imaginei uma viagem a Veneza sem navegar pelos canais numa gôndola porem na duvida se faria uma atividade – mesmo que imperdível – tanto turística. Por entanto, foi, sem contesto, uma das melhores lembranças da nossa viagem pela capital da Venetia.
[ veja as fotos das nossas viagens em tempo real, aqui]

Mas então, quando custa um passeio de gôndola em Veneza ? Qual é o melhor momento do dia ? Existe um lugar melhor que o outro ? Gôndola e musica, é um passeio comum ?
Confesso que apesar de sempre assimilar Veneza às gôndolas, não queria entrar na pegada ‘ativididade mais turística da Italia’ e gastar horrores para um passeio de meia hora.
Isso, ate achar O lugar perfeito, sem cruzar turistas. So eu, mon chéri e a atmosfera romântica que Veneza tem.
Quanto custa um passeio de gôndola em Veneza ?
Com nada menos de 433 gôndolas, a gôndola é uma das formas de transportes mais utilizadas dentro de Veneza. E se antigamente era um modo de transporte privado, a gôndola atual é principalmente utilizada durante passeios turísticos.
A prefeitura de Veneza definiu um valor fixo que todos os gondoleiros devem aplicar. Que estejam perto do Grand Canal e da praça San Marc ou passeando num canal mais afastado. Durante o dia, o passeio de 30-40 minutos custa 80 euros / gôndola e sobe ate 100 euros durante os passeios noturnos.
Porem, dica 1 , durante a baixa temporada e os horários fora de pico, geralmente na hora do almoço entre meio dia e às 14h, é possível negociar o valor do passeio direitamente com o gondoleiro.
Ja, na alta temporada, entre abril e setembro, as negociações são mais árduas justamente pela alta demanda.
Dica 2 – Se você não conseguir / gostar negociar ou odeia perder o horário do almoço, existe uma outra forma de economizar no passeio de gôndola. Alguns operadores oferecem passeios de gôndola compartilhado – numa gôndola de até 6 pessoas – pelo valor de 32 euros por pessoa ou seja 64 euros para o casal. O passeio perde seu charme e seu romantismo porem é uma maneira de economizar 16 euros no valor do passeio.


Onde embarcar para um passeio de gôndola em Veneza ?
É so andar pelas ruas de Veneza para perceber que o fluxo turístico fica concentrado nos mesmos locais. Nos locais turísticos e imperdíveis da cidade.
[ Leia também: Veneza em 2,3 ou 4 dias: atividades imperdíveis ]
Os dois principais deles são a Praça San Marco e o Grand Canal. Esses locais concentram a grande maioria das gôndolas da laguna de Veneza. E, é obviamente que perto de San Marco ficam duas concentrações de dezenas e dezenas de gondoleiros esperando o turista. Uma na estação Bacino Orseolo e a outra perto da ponte Campo San Moise.
Se quiser viver uma experiência mais intimista, em canais mais afastados e sem transito de gôndolas, é entrando nas ruelas e te afastando dos turistas. E acredite, não precisa atravessar a ilha para achar um cantinho mais tranquilo. Em Veneza, tudo é questão de algumas ruelas para ter, novamente, uma experiência de vida local.
Nós fizemos nosso passeio em pequenos canais entre a ponte Rialto e a Praça San Marco. Num local onde cruzamos com apenas 3 gôndolas. Uma experiência que achamos mais intimista e romântica.

Passeio de gôndola romantico: sim mas como ?
Porque Veneza = gondola e que gondola = romantismo , é impossível pensar em Veneza sem pensar ao famoso passeio de gôndola às canções do gondoleiro, acompanhado de músicos.
Se voce optar por um passeio romantiquissimo, em Veneza é o possível contratar um gondoleiro cantor e seus músicos. Uma experiência inesquecível ! Em media, um passeio desse custa cerca de 200 euros.
Umas outras opções, alguns operadores oferecem um pacote passeio de gôndola +jantar romântico em restaurante típico veneziano.