O que fazer em Buenos Aires ? Quais são as atividades imperdíveis em Buenos Aires ? São exactamente essas perguntas que eu me fiz ao programar nossa viagem na capital da Argentina.
É que , como expliquei no nosso Guia Completo de Buenos Aires, nunca sonhamos em viajar e conhecer a capital dos Hermanos. Na programação da nossa viagem para a capital argentina, eu pesquisei durante horas o que fazer em Buenos Aires ? Entrei em vários sites, perguntei para quem ja tinha ido e .. devo admitir, não tem muito o que fazer em Buenos Aires. A cidade, apesar do seu status de cidade mais visitada da Américo do sul, não oferece bastante opções de passeios ou atividades. Assim que, segundo nossa experiência, o tempo recomendado para viajar para Buenos Aires intramuros é de 4-5 dias.
Mas então, o que fazer em Buenos Aires e quais são as atividades imperdíveis de Buenos Aires ?
. [ Siga nossas aventuras em tempo real no Instagram]
. Sabia que podia reservar seus passeios em Buenos Aires direitamente em casa, sem fazer fila ? Reserva desde ja, aqui
Recoleta .. e seu cemitério
No o que fazer em Buenos Aires, o bairro da Recoleta é um dos bairros mais rico e popular de Buenos Aires. Ele é um tipo de Copacabana ( sem moradores de rua e sem praia ne) de Buenos Aires. É na Recoleta que ficam boa parte dos melhores restaurantes de Buenos Aires.
E se Recoleta é o bairro das lojas e dos restaurantes, ele é também o bairro dum dos cemitérios mais lindo do mundo. Alguns amigos arquitetos brasileiros foram ate estudar a arquitetura do cemitério para estudos escolares. É dizer. Pela falta de tempo e de vontade ( achamos sem graça visitar cemitério) nós decidimos ‘pular’ a exploração do cemitério de Recoleta porém, ele é um dos pontos turísticos mais importante de Buenos Aires e provavelmente uma das imperdíveis atividades em Buenos Aires.

Floralis Generica
A Floralis Generica de Buenos Aires é desde alguns anos, o cartão postal ou a foto mais representativa dos visitantes de Buenos Aires. Foi também o primeiro lugar onde fomos ao pisar em Buenos Aires , após Puerto Madero e suas margens.
Num parque de Recoleta ( mesmo bairro que o cemitério),na praza Naciones Unidas, a flore metálica é atualmente a imagem mais emblemática de Buenos Aires. Ao conhecer a Floralis Genérica, vale lembrar que a flore, mesmo metálica, abre e feche todos os dias em horários semi-fixos, seguindo as estações. De manha, a Floralis Genérica abre por volta das 8h.


Palermo .. entre Street Art e lojas
Ao viajar em Buenos Aires, uns amigos recomendaram conhecer Palermo. E Palermo Soho é a surpresa da nossa viagem. Um bairro tranquilo, cheio de lojas e em alguns cantos de graffiti. Na programação da viagem, confesso que eu imaginava um Wynwood [ Saiba mais de Wynwood,em Miami, neste artigo ] argentino. Um bairro mais descolado e urbano. Porem, foi uma boa surpresa de bairro movimentado como se fosse nossa Vila Madalena em São Paulo.


La boca & Caminito
La Boca é o bairro na moda em Buenos Aires. Antigamente um estaleiro, ele abriga hoje artistas locais e fás de football vindo torcer pelo time da CA Boca Juniors, um dos time de maior sucesso do mundo. Desta vez, por falta de tempo, não fomos assistir um jogo ( ja fomos em Barcelona, no RJ, Londres, Paris..) mas é um imperdível para os fás de football.
La Boca é também o bairro do famosíssimo Caminito. Esse bairro colorido, onde se encontram todos os turistas de Buenos Aires e os dançadores de tango. O bairro – pequeno- esta cheio de restaurantes e de lojas de lembranças. Eu particularmente achei demais turístico e sem aquele toque charmoso mas é, um dos lugares mais visitados de Buenos Aires.

Parques
Quando escrevi meu guia de São Paulo [ Leia mais sobre São Paulo aqui], eu mencionei os parques como atividade. Claro que ir no parque não é realmente uma atividade ou um passeio turístico porem em algumas cidades como Buenos Aires e São Paulo, as atividades são tão poucas que ir no parque pode ser uma ótima ideia. E em Buenos Aires, ha parques em todas as esquinas. Fica ate impressionante comprovar que a cidade apostou nos espaços verdes. Um dos parques mais visitado é o Parque 3 de Febrero ou Bosques de Palermo no bairro de Palermo. O mesmo bairro que citei acima como o bairro das lojas e dos grafittis.

No mesmo local é também possível visitar o Jardim Japonês de Buenos Aires, um pequeno parque privado que criou um ambiente japonês no meio da cidade. Visitar o jardim japonês custa uns 20 reais por pessoa.
Jardim japonês de Buenos Aires I @FamiliaSemFronteiras
Show de Tango
O tango é A dança nacional Argentina. Ele é também o orgulho nacional junto com o football. E ir para Buenos Aires é se disparar com dançarinos em vários cantos da cidade. Andando no bairro de Puerto Madero, alguns dançam ( se reproduzem) na margem do Rio. Muitos outros dançam nas ruas do bairro de La Boca ( mesmo bairro que El Caminito).
E se é possível ver dançar dançarinos na rua, é também possível assistir um show de tango em Buenos Aires em casa de show. Ouvi dizer que o tango do hotel Faeno é um dos melhores da cidade. Com 3 crianças sendo um bebe, preferimos não tentar a experiência e curtir da nossa estadia na cidade para .. comer 🙂
Porem, nos Milonga, como chamam os lugares de reproduções de tango, conseguirá participar das danças olhando e mesmo aprendendo num ambiente local e mais autentico. Deles, ha a Milonga da praça Dorrego no bairro de San Telmo onde todos os sábados a noite, os dançarinos de tango se encontram.

Biblioteca
E claro, CLARO, provar a culinaria argentina
E claro. tenho certeza do que ‘o que fazer em Buenos Aires ‘ se conjuga direitamente com comida. Ninguém vai para Argentina sem provar as famosas empanadas e sem comer uma deliciosa parilla ( nosso churrasco). Ir para Argentina é não comer uma carne grelhada na churrasqueira e que nem ir para França e não comer uma das patisseries tradicionais. Em Buenos Aires ha restaurantes de carne em todas as esquinas. Porem, nem todas são excepcionais. Do lugares que recomendamos , La Carniceira e Don Julio são ótimos bons endereços. Ja para as empanadas, recomendamos a pequenina La Cocina para comer as melhores empanadas da cidade.
_________________ E fora de Buenos Aires …
Tigre
Planejando nossa viagem, li em vários sites que era imperdível ir de trem de Buenos Aires até a cidade de Tigre, na grande Buenos Aires. A cidade de Tigre fica localizada a 30 km da capital, no delta do Tigre. Enquanto alguns recomendavam ir de trem ( uns 10 reais) , outros recomendavam ir de barco, navegando pelo rio. Dos relatos lidos, dizerem ser um passeio super legal, navegando no rio até o Delta e avistando as ilhas do Tigre, ilhas pequeninas habitadas por pouquíssimas pessoas.
De sábado, a cidade fica mais movimentada com uma feira meio artesanal onde se misturam quiosque de comida e produtos feitos mão.
Por culpa do tempo chuvoso, e com a vontade de conhecer o máximo de Buenos Aires nós não fomos.

Ser um gaucho por um dia .. ou mais
Ja pensou ir para Buenos Aires e ser um gaucho por poucas horas ? Fora de Buenos Aires, nas ‘Las Pampas’ (terras de fazendeiros), os gauchos argentinos abrem suas fazendas para mostrar ou fazer representações folclóricas tradicionais como demonstrações de corrida a cavalo, danças e claro provar uma típica deliciosa carne argentina.
Varias empresas oferecem passeios de um dia sendo a GetYourGuide. 🙂

Colonia del Sacramento
Ha apenas 40 km de Buenos Aires ou pouco mais de 1h de barco, fica a cidade de Colónia Del Sacramento.. no Uruguai. A ideia pode ate parecer esquisita, porem inúmeros turistas aproveitam da viagem em Buenos Aires para conhecer a cidade vizinha de Colónia do Sacramento .. do outro lado da fronteira natural do rio de La Plata, no Uruguai.
Durante uma viagem de mais de 5 dias em Buenos Aires, conhecer um pouquinho do Uruguai pode ser uma boa opção de passeio, podendo conhecer na mesma viagem um novo país.
Com apenas 4 dias na capital argentina, não atravessamos a fronteira uruguaia porem, Côlonia de Sacramento é uma cidade que muitos dizem charmosa e um imperdível do Uruguai. [ Saiba mais de Colonia Del Sacramento neste artigo dum blog onde pesquisei algumas informações].
