Quais são as melhores praias das ilhas San Blas ? Quais são as ilhas mais lindas das San Blas ?
São essas perguntas que me fiz ao planejar nossa viagem pelas lindas ilhas San Blas no Panama.
Quem ainda nao sabe, eu tenho uma verdadeira paixão para o mar. Assim que desde criança, eu passo todas minhas ferias por perto do mar .. que seja no litoral sul da França onde nasci e cresci, nas praias mais lindas da Europa [ leia esse post para saber quais são os melhores destinos de praia da Europa], na Asia [Aqui, ha dezenas de artigos sobre a Asia] ou ainda nas Americas, entre o Brasil e seu litoral nordestino incrível ou o Caribe. Sempre em busca dos lugares mais lindos, intocados e azuis do planeta.
Assim que, em plena virada do ano de 2018, fomos conhecer as ilhas preservadas e aos 50 tons de azuis das melhores praias das ilhas San Blas. Uma viagem de uma semana entre as ilhas mais lindas das San Blas. Uma viagem no mar, navegando pelas ilhas San Blas e curtindo da Slow Life tão particular dessa vida insular. Uma semana de farniente totalmente banhados pelo mar do Caribe.
[ Guia completo das ilhas San Blas, neste artigo ]
Durante essa semana, a bordo de um catamaran, fomos em busca dos lugares mais lindos e intocados das ilhas San Blas. Navegando no mar azul do Caribe e acostando nas melhores praias das ilhas San Blas. Listei nossos ‘Cayos” (ou ilhas) preferidos da viagem.
[ Siga nossas viagens em tempo real no Instagram]
Coco Bandero
Coco Bandero, apenas o nome ja faz viajar. Uma ilha cheia de coqueiros, banhada pelas aguas turquesas e protegida por uma barreira de corais. Assim é a linda ilha de Coco Bandero.
Ela foi nossa primeira parada durante nossos dias de navegação pelas ilhas San Blas. A ilha, no sul da comarca San Blas, é totalmente selvagem e intocada. Apenas meia dúzia de veleiros estavam parados e ‘morando’ nas aguas da ilha. Um fluxo de viajante tão reduzido ( cruzamos com 2 franceses durante nossos 2 dias na ilha) que a ilha guarda seu aspeto intocado e paradisíaco. Um lugar de cair o queixo !


Ao alugar nosso catamaran e planejar nossa viagem pelas ilhas San Blas, eu rapidamente pesquisei sobre as mais incríveis praias das ilhas San Blas. Assim que entre uma longa conversa com meu skipper, Arnaud, descobrimos que as Cayos Holandeses ( ilhas Holandesas) eram um dos lugares mais lindos do arquipélago das ilhas San Blas.
Foi então, sem pensar duas vezes, que decidimos que passaremos a virada do ano neste paraíso em pleno mar do Caribe. Sem infra-estrutura nenhuma. So nós, uma dezena de catamaran vindo do mundo inteiro (franceses, noruegueses, brasileiros..) e o mar.
O Cayo Holandeses é um paraíso intocado onde vão apenas os catamaran e veleiros saindo do sul da comarca San Blas ou vindo da Colombia. Dificilmente, os passeios turísticos de bate-volta nas ilhas San Blas chegam ate la. Isso por culpa de tempo da travessia em pleno mar. A razão do estado paradisíaco da ilha e das suas praias.

A ilha sem nome
Apos 4 dias no mar, navegando entre os Cayos Holandeses, Coco Bandero e as ilhotas perto dos Cayos Diabos, na nossa volta para Corazon de Jesus, paramos numa ilha, sem nome, particularmente linda e banhada pela agua turquesa do Caribe. Uma praia totalmente selvagem ( como a maioria das praias das ilhas San Blas ) e linda. Do tipo praia paradisíaca, sem ninguem, cheia de coqueiros e.. um balanço frente do mar. Um dos nossos lugares preferidos da viagem.

Chichime -Narasgandug…
Nas ilhas San Blas, ha 365 ilhas. 1/5 totalmente inabitada e a grande maioria totalmente intocada. Durante nossa viagem pelo arquipélago, vivenciamos duas experiências: uma com os pés no chão, numa ilha abitada e transformada em ilha – hotel pelos Kuna e uma outra experiência no mar, navegando entre diversas ilhas.
Durante os nossos primeiros dias nas ilhas San Blas, decidimos viver a experiência de dormir em cabana numa ilha. Uma acomodação simples e rústica. Uma experiência também mais acessível. Porque as ilhas Norte da comarca San Blas são mais próximas à capital Panama City e mais turística.
Porem, sua localização não tira nada da beleza impar das praias das ilhas San Blas. As praias são todas bordadas de coqueiros e banhadas pelo mar azul turquesa do Caribe.
Não foram praias desérticas e nem intocadas mas foram também praias paradisíacas, numa parte paradisíaca deste mundo.


Assim que fechamos nossa fantástica viagem pelas mais incríveis praias das ilhas San Blas. Uma viagem colorida pelo azul do mar, sob o calor do Caribe e curtindo da slow Life.