” É antiga, é moderna, é Lisboa “
Foi em dezembro de 2017, após uma temporada de vida “sedentária” de 4 meses no Brasil, que chegamos em Lisboa. Lisboa a antiga, a moderna, a cultural e a lindíssima capital de Portugal.
No planejamento da nossa viagem de volta para Europa, onde irá nascer nosso terceiro filho, Lisboa não era, à toa, uma das minhas opções de paradas.
É que após 4 meses no Brasil, 3 viagens canceladas e uma rotina de Desesperate Housewife, eu sonhava em praias paradisíacas, sol e muito calor antes de iniciar um ciclo de 4 outros meses na Europa entre chuva, neve e muito frio.
Foi então no final do último ano, dezembro de 2017 que decidimos parar alguns dias na linda Lisboa que estava cruzando o meio da nossa rota, entre São Paulo e Tromsø, no círculo ártico da Noruega, onde iríamos passar as festas de fim de ano em família.
Sobre
Lisboa é a capital de Portugal, o país irmão do Brasil, ou melhor, um país pai que o deu origem junto com tantos outros. Além disso é a região com o maior número de habitantes no país, onde só na região central morram mais de 3 milhões.
A cidade é também um dos principais portais de entrada na Europa com seu aeroporto internacional recebendo mais de 20 milhões de visitantes por ano. Número aumentando cada vez mais com as promoções incríveis da Tap Portugal e suas conexões / Stop-Over, tornando a cidade um ponto interessante para se visitar.
Essa que já foi a cidade com os maiores exploradores de novos territórios do mundo é hoje uma das cidades que mais possui construções antigas como castelos, igrejas e, entre outros no mundo, fazendo a cidade ter um charme único que encanta cada um.
E no meio disso tudo está uma cidade com um povo muito alegre, sorridente e cheio de histórias para contar; além de uma cultura rica, tanto na gastronomia com seus pastéis de nata, de belém, bacalhau, quanto na música com o fado e na literatura com Fernando Pessoa e Luís de Camões.
Um bairro de ladeiras, altos e baixos onde caminhar pode até ser cansativo mas a vista não nos deixa perceber o quando já andamos subindo ou descendo.
Passar pelos miradouros de Lisboa e poder contemplar a cidade das 7 colinas com seu rio Tejo decorando o cenário é poder ter a oportunidade de deslumbrar uma cidade que possui história e que hoje é moderna, mesmo com suas construções centenárias como o Castelo de São Jorge e a Torre de Belém.
Não pára por aí, pois hoje, na Lisboa moderna a Ponte 25 de Abril já tomou a atenção de todos que visitam Lisboa pois virou um dos símbolos principais.
E sem falar que a gastronomia de Lisboa encanta paladares com seus pratos inigualáveis e originais, e lugares como o Mercado da Ribeira onde podemos nos deliciar na culinária portuguesa, seja com bacalhau no azeite molhadinho (como sei que todo brasileiro gosta), um pastel de Belém, que eu adoreeeeeeei ou tomando um bom vinho português.
O melhor daqui? É que é tudo bem baratinho, apesar de estar na Europa, muitos brasileiros acham que tudo pode ser muito caro por conta do Euro ser a moeda, mas não, hospedagem você consegue a 50 euros em uma boa acomodação e fora a alimentação que podemos encontrar a 10 euros e nos satisfazermos! 🙂
As opções de atividades são inúmeras, tanto pra jovens que buscam festas quanto para famílias, crianças e idosos, tem pra todo mundo em Lisboa, e aí, vamos ver como foi nossa experiência? Então continue comigo nesse post.
Clima – Quando ir

Com sua localização no extremo sul da Europa, Lisboa é um destino europeu dos mais favoráveis para viajar durante o ano tudo.
E se os meses de Junho, Julho, Agosto e Setembro são os mais quentes com temperaturas por volta de 30ºC, os meses de Novembro, Dezembro, Janeiro, Fevereiro e março são os mais frios com temperaturas de 15 grausºC em média. Em dezembro 2017, a temperatura se aproximava dos 10ºC enquanto estava uns 3ºC em Paris ou ainda -8ºC em Tromsø, loucura, não é?!. Rsrs
Alem de serem os meses mais frios, Fevereiro, Novembro e Dezembro são os meses mais chuvosos. Enquanto os meses de Abril até Outobro são os mais quentes para curtir a cidade com temperaturas mais agradáveis.
Apesar dos meses de verão serem mais quentes e iluminados, aconselho visitar Lisboa fora da temporada de verão ou seja em Maio, Junho e Setembro para poder aproveitar a cidade ainda calma porém com muito sol e calor.
O que Fazer
Lisboa, conhecida como a cidade das 7 colinas é um verdadeiro jogo de sobe e desce. As principais atividades turísticas de Lisboa estão reunidas em dois bairros distintos: na cidade antiga onde ficam o Bairro Alto, Bairro Baixo e do Chiado E o antigo porto comercial da cidade onde fica, entre outro, o bairro de Belém e seu famoso Pastel.
Caminhar pela cidade antiga ..
Na cidade das 7 colinas, o monte e desce é um verdadeiro convite a caminhar pela cidade, em busca dos melhores lugares onde curtir as vistas escondidas atrás dos prédios antigos e na descoberta de tesouros de história em castelo como do Castelo de São Jorge.
A cidade antiga é o lugar onde andam os turistas. O bairro reúne as principais atracões turísticas da cidade; do castelo de São Jorge, à igreja de São Roque, das casas de fado, ao Bairro Alto e suas lojas e restaurantes, aos miradouros e bondes típicos lisboetas.
E, andar de bonde
Além das vistas incríveis que proporcionam as colinas de Lisboa, os bondinhos amarelos são um imperdível do inconstante sobe e desce da cidade.
Já pensou em como seria subir e descer os morros o dia inteiro se não tivessem os bondinhos amarelos super charmosos?
Fomos para Lisboa com nossos dois filhos, Ella 3 anos e Noam quase 2 anos, e o carinho mágico que salva quase sempre a vida.. menos em Lisboa, e olha que já fomos com eles pelo mundo todo. Imagina caminhar na cidade e ter que subir os morros puxando um carrinho de 30kg e eu, no meu oitavo mês de gravidez!? Acredite, os bondinhos foram a salvação da viagem 🙂
E, seriamente, o que seria viajar para Lisboa e não andar ou pelo menos se aproximar dos bondes que dão todo o charme da cidade? Seria como ir para Nova York e não tocar em um táxi amarelo. Quando se pensa em Lisboa, se pensa em Pastel de Nata e/ou em bonde amarelo, não é!?
Do apartamento que alugamos, estávamos a apenas 20 metros do Elevador da Bica, uma das inúmeras partidas dos bondes espalhados pela antiga cidade. É tão charmoso que eu tirava fotos a cada vez que passávamos na frente.

Apreciar as vistas I Miradouros
Cada cidade tem suas vistas imperdíveis. Sempre que vamos à uma nova cidade, procuramos os melhores lugares para observar a cidade de cima. E, no jogo cansativo do sobe e desce da cidade antiga, entre as 7 colinas, a consolação são os inúmeros miradouros espalhados pela cidade. Durante os 5 dias que passamos em Lisboa, fomos conhecer 3, 3 dos mais lindos em termo de vistas.
Um dos mais famosos é o miradouro do Castelo de Sao Jorge, verdadeira atração em Lisboa. Se não fomos visitar o castelo, vimos algumas fotos lindas das suas vistas no rio Tejo.
Dos mais lindos que fomos, o miradouro da Nossa Senhora da Graça avistando o bairro baixo e o Tejo, o Cristo Rei e a ponte 25 de abril e o miradouro das Portas do Sol, pertinho um do outro, vimos as vistas mais lindas de Lisboa.



Castelo de São Jorge
De muitos pontos da cidade podemos ver uma imagem que chama à atenção de quem não é acostumado com castelos, como os turistas brasileiros, pois os castelos são construções medievais europeias.
Com certeza é um dos primeiros lugares dos quais os turistas sul americanos desejam visitar ao chegar aqui e avistá-lo no topo da colina, esse é o famoso Castelo de São Jorge, que é lindo e encanta a todos decorando o cenário de Lisboa tanto durante o dia quanto durante a noite onde ele é aceso e fica impecável.
Em meio à uma cidade metropolitana ele ainda aguenta e resiste com suas características medievais que passaram por séculos de guerras e que foi fundamental na história da cidade de Lisboa.
Depois de ter sido praticamente abandonado, ele foi restaurado e reaberto para visitantes há cerca de 18 anos atrás, o que aumentou e muito o fluxo de turistas, e claro, todo mundo quer entrar no castelo.
É “proibido” visitar Lisboa sem conhecer esse castelo maravilhoso e aproveitar sua vista 360º da capital portuguesa.
E, conhecer o Fado
O fado é a tradicional música portuguesa que expressa exatamente o que é o som português através da melodia melancólica com um tom de tristeza, amor e saudade.
Eu vi que os portugueses têm muito orgulho e adoram o fado, está cravado na cultura deles e tanto é que não me surpreendi quando vi que há várias casas de fado por Lisboa.
É comum aquele som melancólico com uma voz feminina acompanhada de um tipo de violão com tamanho de cavaquinho cantando músicas tristes mas muito sentimentais também, é algo que se tem que prestar atenção na letra pra se vivenciar a mensagem.
Quem quiser conhecer um pouquinho do fado é só buscar algum restaurante ou bar que tenha fado enquanto jantamos ou tomamos algo, é muito comum.
O fado surgiu por volta do século 19 e até hoje mantém o mesmo ritmo, mas claro, nossa geração sempre dá uma incrementada mas dizem que as mudanças foram poucas o que mantém a mesma identidade ao estilo.
Um dos melhores lugares para se aproveitar um bom fado enquanto degusta uma culinária bem portuguesa é o Clube do Fado, e como o nome já diz, é de se esperar boa comida e boa música mas também recomendo o restaurante O Faia que é mais espaçoso e possui um ambiente mais atraente.
A curiosidade mais incrível que descobri é que o fado virou um patrimônio ‘IMATERIAL” da humanidade pela UNESCO, o que prova que é realmente um estilo cultural de muita força.
E uma das cenas mais marcantes é de uma senhora aparentemente sem teto e cega cantando fado na Rua Augusta, é uma das cenas mais fortes.
O fado realmente domina Lisboa e entra na emoção, toca no coração, basta experimentar essa experiência e não se arrepender.
Em dezembro 2017, sob aconselho de amigos, fomos conhecer. Por serem casas de show, a entrada é proibida para os menores.

E seguir por Belém ..
Há apenas 10 minutos de táxi ou pouco mais caminhando, se encontra o bairro de Belém, antigo porto comercial de Lisboa. Se o bairro é principalmente conhecido por sua torre e ainda seus pasteis deliciosos, ele é também o bairro reformado do porto onde restaurantes descolados foram criados em antigas usinas e da ponte 25 de abril, réplica pequena da Golden Gate de San Francisco.
Torre de Belém
A Torre de Belém é um lugar que dá um dos melhores toques de beleza em Lisboa, bem às margens do rio Tejo onde também fica a ponte 25 de Abril, a qual vou falar mais abaixo.
Eu fiquei encantada com essa parte de Lisboa, onde temos uma área às margens do rio e é onde turistas e locais fazem caminhadas e crianças correm, andam de bicicleta, patins, enfim, um lugar perfeito e tranquilo com a beleza da Torre.
A Torre que tem mais de 3 séculos de idade é hoje considerada um patrimônio mundial pela UNESCO e ainda é um dos lugares mais visitados pelos turistas em Portugal, e até mesmo pelos portugueses, onde eu notei o orgulho deles com a Torre, como eu pela torre… …Eiffel!;)
Quem quiser entrar na Torre de Belém pode ficar sabendo que é sim possível, basta comprar o ingresso que tem um combo ou aproveitar o primeiro domingo do mês que é possível aproveitar gratuitamente.
A torre fica bem próximo do centrinho antigo que de Uber não demorou 10 minutos e custou 6 euros saindo da Praça do Comércio.

Provar os melhores Pastéis de Nata Belém
Impossível ir para Belém sem provar os melhores pastéis de Nata de Lisboa. Em Belém, a apenas alguns minutos de caminhada da Torre de Belém, no caminho de volta para a cidade antiga, há a fábrica mais antiga dos pastéis de Nata de Lisboa.
Os pastéis de Nata, doces portugueses, são provavelmente o que a culinária portuguesa tem de mais famoso pelo mundo. Não comer um pastel em Lisboa e como perder a possibilidade de comer um croissant em Paris – algo imperdível!

Ponte 25 de abril e o Cristo Rei
Sabia que Lisboa tem sua “réplica” do Cristo Redentor? Um Cristo Rei de braços abertos abraçando a cidade de Lisboa?
O Cristo é, com seus 110 metros de altura, uma das maiores construções do Portugal.
Para ser honesta, não achei interessante atravessar a ponte 25 de abril para ver de perto o Cristo Rei porém, pode valer a pena para quem quiser orar na capela debaixo do seu solo.
Um dos principais símbolos da Capital Portuguesa e que vai estar em praticamente todos os ângulos de diversos lugares de onde podemos tirar fotos é a famosa ponte 25 de abril, que corta o rio Tejo com sua cor vermelha em seus 2km ligando Lisboa com Almada.
Sua cor, claro e aparência são logo confundidas como uma cópia da famosa Golden Gate Bridge, a ponte símbolo de San Francisco, mas agora que vou revelar um segredinho disso.
Não considero cópia E NEM os portugueses porque ela foi inspirada na Bay Bridge que também fica em San Francisco e foi construída pelos mesmos engenheiros que fizeram a Golden Gate e por isso tem a aparência única, assinatura dos artistas que a fizeram.
Aberta desde 1966, ela veio muito depois do que muitas atrações da cidade porém se tornou uma das estrelas principais na Lisboa moderna que conhecemos hoje e olha que em 2014 já até levou prêmio da European Best Destination como a ponte mais linda do mundo inteiro! (Attention San Francisco and Golden Gate!) Hehe.

E fora da cidade …
Cascais
Uma cidade perfeita para aproveitar o verão português é a cidade de Cascais, que é um vilarejo com praias e muito mar onde há barcos e muita gente que ama verão igual a mim.
Cascais fica a uns 30km da capital Lisboa e é simplesmente a cidade pra quem busca uma cor de verão e claro, boa praia com céu azul e muito mar.
Recomendo muito ir à praia de Cascais, Estoril e claro, Praia das Moitas que é um lugar bem família onde e uma praia onde não há perigo para nossas crianças brincarem já que é de mar bem calmo ou se gostar de esportes como o Bruno não há praia melhor do que Duquesa e Conceição onde podemos praticar esportes náuticos.
A cidade inteira é muito bem movimentada e é considerada uma das cidades com a melhor qualidade de vida em Portugal onde se pode fazer atividades o tempo todo com um clima bem de verão mesmo, claro, um lugar onde chove pouquíssimo.
Sintra
Sintra fica a mais ou menos 30 km de Lisboa e é uma cidade que deve ser visitada em uma viagem a Portugal, pois é ícone no país, além de sua aparência única perfeita pra casais e famílias.
Uma dica que dou é que se tiver a chance de ir, vá durante a semana pra evitar muita gente e aproveitar a calmaria da cidade.
Uma das atrações principais em Sintra é o Castelo dos Mouros que na verdade foi construído por Muçulmanos, mas a vila, como é conhecida é cheia de montanhas verdes e em meio ao verde podemos ver o lindo Palácio da Pena com suas torres coloridas de amarelo, vermelho, bem diferente do que vemos normalmente por aí e é o mais visitado em todo o país.
Um outro lugar incrível que recomendo ir é um miradouro próximo a Azenhas do Mar, onde vemos um vilarejo pequeno bem próximo ao mar separado por um penhasco que dá um cenário de pintura.
E pra relaxar um pouco o melhor é dar uma voltinha ao centro que é lindo, com ruas estreitas e cheios de lojinhas e barzinhos onde podemos até comer um típico “travesseiro”, um doce de Sintra. Rsrs
Onde Comer
Para muitas pessoas que eu conheço, Portugal é um dos países onde melhor se come. E, tanto estranho que possa parecer, eu, francesa, nunca tinha ido para Portugal e nunca tinha comido comida típica de Portugal. Na verdade, ja tinha comido aquele purê com bacalhau chamado de brindada de bacalhau ou ainda o “bacalhau à portuguesa” em restaurante no Brasil, mas nunca tinha comido comida portuguesa em Portugal ou preparada por portugueses autênticos.
Então foi assim que eu cheguei em Portugal com uma expectativa grande de poder experimentar uma culinária gostosa, deliciosa e irresistível e não fiquei decepcionada, a comida é muito boa.
Antes de chegar em Portugal, pesquisei os melhores restaurantes onde comer comida tipicamente portuguesa, com vista ou ainda lugares descolados. Listei os lugares que mais gostamos em Lisboa.
Alma I O Estrelado Michelin
Se temos uma experiência culinária boa e única pra falar em Lisboa, é sem sombra de dúvidas sobre esse restaurante aqui.
O Alma é um restaurante estrelado pelo famoso e bem conceituado guia Michelin, que é referência em classificar os melhores restaurantes no mundo.
Ele fica localizado no bairro do Chiado em um tipo de adega com muitos vinhos.
Ao entrar podemos ver que é um autêntico restaurante no estilo fine-dining, que é dirigido por um dos chefs mais conceituados de Portugal.
O lugar, bem elegante, acolhe poucas mesas, umas 15 no máximo, em um ambiente bem chique e caloroso.
O clima é bem intimista e romântico com uma iluminação adequada e com uma decoração única e nossa experiência foi esplêndida, fazendo valer à pena e por conta desse lugar, Lisboa entrou em minha lista de lugares com a melhor culinária que já provei no mundo.

Mercado Da Ribeira I O modernismo
Bem em frente ao rio Tejo e ao Cais do Sodré, em um prédio antigo do fim dos anos 1800, onde funcionava há anos atrás uma feira, fica um dos lugares mais badalados da culinária de Lisboa.
O prédio que foi reformado às tonlidades contemporâneas depois de ter sido comprado pela revista TimeOut possui 10 000 m² e é feito em ferro e vidro, bem estilo antigo porém com uma mistura de modernidade no seu interior.
Lá dentro existe algo parecido com o que chamamos de praça de alimentação e algo comum na Europa, um espaço com 30 estandes de culinárias diversas e mesas comunitárias onde podemos nos sentar e comer.
Os estandes oferecem todo tipo de comida da culinária portuguesa e o melhor é que os maiores nomes da culinária portuguesa se encontram aqui como o chef Henrique Sá Pessoa, do restaurante Alma.
Os pratos vão de frutos do mar a comida orgânica, e tem pra todo gosto e paladar em um ambiente de total gastronomia, e o melhor é que normalmente os preços ficam por volta de 20 euros por pessoa, mas pra um lugar assim onde tudo está reunido em um só lugar, vale muito à pena.
É muito difícil chegar aqui e encontrar o espaço vazio, sempre bem cheio e às vezes é até difícil de achar um lugar pra se sentar mas vale muito à pena, com certeza nós ficamos com uma ótima impressão.

Cultura do Hambúrguer I O melhor do mundo
Uma coisa na culinária que eu sou fã, não é apenas em comidas exóticas ou chiques mas algo simples, e amo muito – são os hambúrgueres.
Quem me conhece sabe que não dispenso um bom hambúrguer, principalmente quando eles são artesanais e diferentes dos comuns dos fast-foods. Em cada cidade onde eu vou, provo o melhor hamburger da cidade.
Acontece que me deparei com a informação de que Lisboa possui um dos melhores hambúrgueres de todo o mundo – confesso que fiquei surpresa! Fui logo buscar na cidade pra provar e olha só o que achei, a Cultura do Hambúrger, uma hamburgueria falada como a melhor do mundo em comentários no TripAdvisor.
Admito que não era o melhor hambúrguer que tinha comido, porém achei a experiência culunaría muito boa.

Sala de corte | Melhor Carne do Mundo
A Sala de Corte é uma steakhouse, ou melhor, churrascaria portuguesa que serve, o que muitos me falaram, a melhor carne do mundo, e realmente é um lugar onde a carne é feita de forma inigualável.
O ambiente bem intimista e pequeno porém exclusivo contém apenas 28 lugares disponíveis onde a equipe maravilhosa nos dá a atenção merecida e nos oferece os melhores sabores.
Eles possuem chateaubriand, carpaccio, lombo, todo tipo de carne de primeira linha onde a textura é feita por artistas e não apenas cozinheiros.
Tudo é feito em um carvão 100% vegetal que tem uma temperatura exata que faz com que a carne fique no ponto perfeito como nunca degustei antes.
Realmente é um lugar de dar muuuita água na boca, mas infelizmente em 31 de Janeiro de 2018 eles fecharão as portas para abrir em outro lugar em Lisboa e eu espero que logo pois quero repetir a dose.
Feitoria Restaurante & Wine Bar
No hotel de luxo Altis, encontramos um restaurante de luxo, o Feitoria Restaurant & Wine Bar com sua decoração bem intimista que oferece uma cozinha gourmet que é um espetáculo ao paladar.
Não é à toa que o Feitoria possui uma estrela no Michelin o que prova que a culinária daqui é realmente saborosa e digna de 5 estrelas, tanto a portuguesa quanto aos pratos exóticos internacionais também servidos aqui.
Um ambiente de altíssimo requinte que oferece total conforto aos clientes em um clima super agradável onde comer bem é uma certeza, além de ter uma equipe super preparada pra oferecer os melhores vinhos pra acompanhar os pratos.
O gasto médio por pessoa aqui é de 50 euros por baixo mas com certeza entregam mais do que se espera.
.
II Covo – Italiano
Se pensar em um lugar intimista, ainda não pensou no quão intimista é o Il Covo, um restaurante super “tímido” pois é bem escondidinho em Lisboa mas é um lugar onde podemos encontrar um ambiente compacto e pequeno fisicamente porém gigantesco em criatividade, sabor e acolhimento.
Esse aqui é o lugar perfeito pra um casal que quer um cantinho pra aproveitar um jantar deliciosamente personalizado onde podemos pedir desde carnes, massas até frutos do mar e olha que o famoso chef, Luca Salvadori, até prepara pratos por desejo.
A comida é muito bem preparada e super fresca e há vinhos pra acompanhar é claro. Recomendo começar com uma bela entrada de carpaccio com carne marinada que é super bem apresentada e uma delícia de petisco.
Como principal, que tal um tagliatelle alentejana (bochecha de porco preto ‘pantanegra’)? Nada mal! Mas pra quem quer carne bovina não há nada melhor do que o filé mignon “il covo”, que como eles dizem aqui, é feito com muito amor!
Há diversos tipos de sobremesa mas o oscar vai para o tiramisú (feito na hora, mais fresco impossível).
Il Covo é um esconderijo valioso em Lisboa, então recomendo muito vir até aqui e provar o que o menu tem a oferecer com a melhor massa italiana de Lisboa.
Mini Bar Teatro – Estrela do Michelin
O cheirinho que me faz virar o pescoço e ver o garço passar com uma tábua com carne fumaçando é um grande espetáculo da culinária em um pequeno bar.
Pequeno bar esse que é uma atração imperdível e exclusiva na região do Chiado com um ambiente super agradável e convidativo além de intimista e até romântico.
A carta de vinho é simplesmente repleta das melhores opções de vinhos portugueses, cerca de 80%, mas há vinhos estrangeiros também, pois a diversidade é o que manda e tenha certeza que é possível encontrar o que você quer como espumantes, vinho seco, branco, tinto, do Porto, enfim… (deu vontade que eu seeeei… rsrs).
Claro que não há somente vinho, e aí, quer uma caipirinha? É só pedir, com certeza vai estar a nível Brasil também.
Eu como francesa devo admitir que o Fois Gras feito com Ferrero Rocher é simplesmente um show à parte, sem comentários, apenas 5 estrelas.
Enfim, o lugar é fantástico e apenas indo lá pra sentir na pele, ou melhor, no paladar a maravilha que é estar em um dos melhores restaurantes bares de Lisboa.

Onde Dormir
Lisboa é uma cidade onde não faltam lugares pra dormir. E, apesar de haver hotéis bem bacanas, nós optamos por um apartamento no Bairro Alto. Um apart-hotel novinho e espaçoso de 2 quartos que achamos no Booking e para o qual pagamos apenas 60 euros a noite. Em Lisboa, além de não faltarem opções, a cidade de Lisboa é muito barata.
Quem for viajar para Lisboa é bom saber que Portugal é um dos países mais baratos da Europa em comparação com Paris, Londres, Amsterdam e outros. De todos os países na Europa, ainda é uma capital barata e olha só porque falo isso – em Paris mesmo, o mesmo estilo de apartamento custaria pelo menos uns 150 euros à noite. Por mais da metade tínhamos limpeza e café da manhã.
Claro que eu queria ter ficado em um hotel de luxo com uma linda vista e piscina, porem, em dezembro 2017, o tempo estava congelante para aproveitar da piscina externa. Listei, abaixo, alguns dos melhores hoteis da capital.
Em Lisboa, eu recomendo muito se hospedar no Bairro Antigo, ou seja, no Bairro Alto ou Bairro Baixo, e até mesmo perto do Chiado – por que? Porque é lá que estão praticamente todas as atividades principais para se fazer na cidade.
Ficando nos bairros Alto e Baixo, ficamos mais perto da atividades principais da cidade mais tambem da ponte 25 de abril, da torre de Belém e principalmente dos transportes e outros bondes que levam, entre outros, aos miradouros.
Se você for se hospedar fora desses bairros, dependerá muito dos transportes em comum ou dos táxis e, a economia inicial na hospedagem custará mais em gastos em transportes públicos e tempo de deslocamento.
No nosso caso, eu estava grávida de 33 semanas na chegada em Lisboa, com um carrinho duplo e duas crianças fazendo o carrinho pesar uns 30 kg – então imagina só andar e empurrar aquele carrinho nas subidas e em ruas de pedra.
Recomendo alguns hotéis como o Hotel Metrópole que fica na Praça D. Pedro e possui um preço excelente com uma possibilidade de uma estadia perfeita pertinho de tudo. Também o The Lumiares Hotel & Spa que além de estar próximo a tudo possui um ambiente super luxuoso, mesmo entre prédios compactos, ainda consegue oferecer um espaço super moderno e até quartos com cozinha americana e varandas.
Já pra quem quer muito luxo mesmo eu recomendo o Memmo Príncipe Real que é luxuosíssimo e possui uma piscina excelente (pra quem for no verão) e vai adorar o serviço requintado. O hotel fica bem próximo ao mirante de São Pedro de Alcântara mas é um pouquinho afastado pra quem está com crianças e prefere conhecer Lisboa a pé.

Há inúmeras opções de hotéis, de todos os preços e tipos, desde 3 estrelas a 5 estrelas, então como já indiquei alguns e onde ficar, agora é sua vez de fazer uma pesquisa para saber em qual hotel de Lisboa você vai se hospedar, é só pesquisar AQUI!
Ou se preferir apartamentos, lembre-se que eles são bem maiores e podem fazer você se sentir mais em casa, então recomendo fazer uma busca AQUI pelos melhores apartamentos em Lisboa).
Veja aqui abaixo algumas das melhores acomodações de Lisboa – as que recomendo:
Hotel Lumiares
Mesmo em meio aos prédios antigos de Lisboa onde caminhei admirando o estilo das construções, encontrei um lugar que conseguiu combinar com a cara da cidade o seu luxo e elegância.
o The Lumiares Hotel & Spa é um dos melhores lugares pra se acomodar em Lisboa com suas unidades espaçosas e praticamente apartamentos completos onde podemos viver com total liberdade e sem limitações.
O lugar é bem moderno e logo ao entrar percebemos que o serviço é de excelência e que a decoração já faz com que nós nos apaixonemos à primeira vista.
Ele é uma acomodação perfeita para famílias pois possui unidades confortáveis e completas com tudo o que uma casa precisa como cozinha, sala de estar além de esbanjar muito luxo, e achei muito chique o design interior das unidades.
Eles oferecem TV tela plana na sala e na suíte que conta com uma banheira maravilhosa e um banheiro completo e perfeito com toalhas macias e cheirosas e podemos perceber que limpeza é levada a sério aqui.
E o melhor é que como nós, adoramos cozinhar e ter nossa própria comida, então aproveite pois eles oferecem cozinha compacta completa onde é possível fazer as próprias refeições a gosto, principalmente quem tem crianças e que precisa fazer na hora que dá aquela fome nos pequenos.
As camas são um espetáculo, claro que cama é cama mas essas daqui são perfeitas com luminárias nos lados caso alguém queira ler ou até mesmo trabalhar, como nós rsrs mas impossível não dormir em um colchão macio assim e acordar fortalecido.
Agora, ter sacada é algo que pra mim é muito importante, pois acordar e tomar café com um ar da manhã fresquinho e aquele sol, não tem preço.
Memmo Príncipe real
Não muito longe do Hotel Lumiares e do miradouro de São Pedro de Alcântara fica um espetáculo que realmente representa luxo puro descrito em suas 5 estrelas que fazem valer.
Como diz em seu nome, esse hotel digno de hospedar realezas, e que se chama Memmo Príncipe Real fica em uma área ótima de Lisboa que é nobre mostrando seus encantos com um serviço de altíssimo padrão aos hóspedes que se hospedam nele.
Esse é um dos meus favoritos e vou dizer o porquê – ele tem uma piscina super maravilhosa com iluminação para a noite e é um ótimo refúgio durante o dia, principalmente para amantes do sol como eu, mas claro, ela é melhor no verão europeu onde podemos relaxar observando a cidade de Lisboa.
Dentro do hotel é uma elegância só, tudo de ótima qualidade mas nada se compara aos quartos onde temos espaço e muito luxo em uma decoração exclusiva com ar condicionado deixando a temperatura ideal em poucos minutos.
As camas king-size são altas e com roupas de cama deliciosas para um descanso de rei e rainha e uma tv bem moderna disponível, além de portas de correr em vidro diretas para a varanda.
A área onde há o restaurante do hotel é uma das mais luxuosas que já vi por aqui com assentos forrados e uma decoração bem estilosa e moderna e claro, os pratos são de pura excelência e servem café da manhã também.
Pousada de Lisboa
Um outro hotel que é indispensável pra quem quer ficar no centro de tudo, bem no coração de Lisboa é o nosso luxuosíssimo 5 estrelas Pousada de Lisboa que fica na Praça do Comércio com a localização mais privilegiada possível.
Aqui é possível descermos e andar alguns passos pra chegar na Rua Augusta e apenas atravessar a Rua para estarmos na Praça do Comércio com toda a comodidade.
O hotel em si é muito interessante pois está em um prédio antigo reformado com as características originais de época, algo bem clássico português onde do chão ao teto podemos ver os detalhes portugueses, tanto na parede quanto ns cores e móveis.
Apesar de clássica a decoração é muito luxuosa com camas de altíssimo padrão e banheiros todos terminados em mármore com espelhos amplos e claro, banheiras maravilhosas.
Se achar que por estar localizado no centro de Lisboa em uma área movimentada não haverá descanso, está enganado pois aqui as janelas são totalmente anti-ruídos, o que proporciona total tranquilidade mesmo estando em meio ao centro.
Os corredores do hotel respiram elegância com estilo bem antigo porém tudo reformado com lustres enormes e estátuas espalhadas pela propriedade com um jeito bem português.
O restaurante também oferece pratos da culinária portuguesa de ótima qualidade onde podemos provar as delícias mais saborosas da gastronomia lusitana.
E pra quem quer dar um belo passeio ecológico pode alugar bicicletas e pedalar pela cidade mas lembre-se que vai ter que ter fôlego pois são muitos altos e baixos! 😀
Hotel Altis
Pra quem quer um 5 estrelas sem defeito algum e totalmente equipado, principalmente para trabalho quanto para lazer não pode deixar de se hospedar no Altis Hotel.
O lugar é totalmente bem decorado com artigos e móveis de luxo além de um design incrivelmente elegante e oferecendo aos hóspedes um serviço de altíssima qualidade e completo.
Aqui é possível encontrar piscina e que não serve apenas para o verão mas sim para qualquer época do ano pois a piscina é coberta e ainda tem aquecimento, ou seja, fica sempre quentinha, pronta para um mergulho encantador.
Já se estiver em uma boa época do ano, principalmente com sol eu recomendo muito aproveitar o bar Golden Roof que fica na cobertura com alguns guarda-sóis e cadeiras sendo tudo ao ar livre, e perfeito pra tomar uma bebida refrescante e comer um bom petisco local ou até mesmo durante à noite pois fica super bem iluminado e com clima bem romântico.
Agora, para uma refeição mais completa o hotel possui um restaurante que faz um dos melhores peixes de Lisboa à moda portuguesa, o Grill D. Fernando.
Os quartos são todos muito modernos com espelhos enormes, espaçosos e com equipamentos de última geração, camas incrivelmente perfeitas com roupas de cama super cheirosas e banheiros muito bem espaçosos com pias de 2 lugares e banheira além de que tudo é feito com mármore de altíssima qualidade.
Fora isso o quarto também oferece iluminação em uma área de trabalho com mesa e cadeira além de ser anti-ruído, o que é perfeito pra quem deseja tranquilidade enquanto trabalha. Falando nisso, é bom lembrar que há wi-fi gratuito por toda a propriedade.
As vistas daqui são incríveis onde podemos ver o Rio Tejo ao longe, o Castelo de São Jorge e outras atrações da cidade onde já podemos nos inspirar em muitos passeios.
Palácio Camões
O lugar que escolhemos nos hospedar foi em um prédio super tradicional de Lisboa e que é também considerado Monumento Nacional de Portugal, que é o Palácio de Camões, onde podemos encontrar belos apartamentos à disposição para locação.
O Palácio fica bem no alto do Bairro Alto, próximo ao Chiado, ao lado da parada 28 do bondinho e a primeira aparência pode não ser muito convidativa ainda mais que tudo é feito online, a reserva e senhas, mas ao entrar no elevador e chegar ao apartamento parece que estamos em um outro mundo, pois aí tudo fica bem moderno e super aconchegante.
O apartamento é bem completo e possui um espaço grande além de ser super bem iluminado e arejado com janelas por todas as partes.
A sala possui sofá grande com TV tela plana e a cozinha é linda além de ser completa com tudo que precisamos mas os quartos bem claros e com cores suaves nos proporcionam uma estadia maravilhosa pois um descanso confortável com ar-condicionado em um lugar novinho assim é indispensável.
Adorei também os móveis que combinam bem uns com os outros e a pintura – tudo do jeitinho perfeito como gostamos.
Recomendo para quem vier com a família que aproveite o apartamento com o terraço com vista para o Rio Tejo, não há experiência melhor.
Agora, melhor do que isso tudo foi o que pagamos – apenas 60 Euros por noite por um lugar assim e com limpeza inclusa, nada próximo do que iriam cobrar outros lugares similares em qualquer lugarzinho de Paris, ou seja, Lisboa é “bbb – bom, bonito e barato”.
Visto
Ir a Portugal é como visitar um país irmão e para os brasileiros, talvez seja o caminho mais fácil para se entrar na Europa, além de que o país é super barato.
Tirar visto não é lá uma coisa que agrade a todos porém é um “mal’ necessário, rsrs. Agora a boa notícia é que se você vem até Portugal não precisa tirar visto – é isso mesmo! MAS isso vale caso a sua viagem seja de no máximo 90 dias.
O prazo de 90 dias é o que é liberado pelo país para turistas brasileiros, e até mesmo caso você vá a Portugal a negócios.
Apesar de não ter tanta burocracia para um brasileiro entrar em Portugal, há algumas regras como:
– ter o passaporte válido por pelo menos 3 meses após a data de saída do país;
– Comprovar que tem dinheiro para se manter durante a estadia (75 euros por entrada e 40 euros por dia);
– Comprovar que possui reserva feita em alguma acomodação, seja hotel ou mesmo apartamento, então já reserve o seu hotel aqui ou o seu apartamento aqui.
Caso você desejar ficar além dos 90 dias, é possível sim, basta se dirigir até o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) e lá eles analisarão o seu caso porém fique atento à validade do seu passaporte.
É simples assim pra você poder conhecer a terra de Cabral, mas há uma obrigação que não tem exceção e se não for cumprida, acredite, você volta no próximo avião para o Brasil, e não quer que isso aconteça, certo? Rsrs
É obrigatório entrar em Portugal com seguro saúde, sem ele não tem conversa. Na verdade em toda a união européia há essa obrigação, então é bom fazer um seguro saúde e claro, é também para o nosso próprio bem.
Eu sempre faço pois já passei por situações pelo mundo então recomendo muito que você também tenha um, primeiro que é regra aqui e segundo que estará seguro!
Veja aqui como fazer o seguro saúde para ter uma viagem tranquila.
Como Chegar
Inicialmente a gente saiu do brasil em dezembro de 2017 indo pra Noruega. Tínhamos planejado parar em uma praia, já que no Brasil não aproveitamos nada de praia apesar de estar um calor perfeito pra isso. Tínhamos então decidido ir para a Tanzânia, só que como eu estou grávida, seria difícil de ir pra Tanzânia e depois ir pra Noruega. Foi daí que decidimos parar em um dos destinos da Europa e curtir alguns dias antes de passar 3 semanas no círculo do ártico em Tromsø, na Noruega.
Então quando pesquisávamos onde iríamos parar, eu pensava em ficar na Finlândia ou em Moscow, na Rússia, países onde a gente não tinha ido – mas de repente, quando fui comprar a passagem, eu lembrei que tinha possibilidade de fazer um stop-over em Lisboa já que iríamos viajar com a TAP Portugal, foi daí que pensei: então por que não passar de 4 a 5 dias em Lisboa pagando o mesmo valor da passagem do que gastar mais indo a outro lugar.
Avião
Pra chegar saindo do brasil a melhor opção sem dúvidas é com a TAP pois os preços são os melhores, tanto que é até a cia escolhida na hora de passagens pra outros países e que se deve parar em Lisboa. Pesquise só AQUI e veja como as passagens são baratas!
Há várias outras que param em Lisboa mas sem dúvida alguma elas custam muito mais caro.
Há voos diretos saindo de São Paulo, Rio de Janeiro,Recife e Brasília e que demoram cerca de 10 horas, ou seja, é muito rapidinho.
No nosso caso viajamos à noite, pegamos o voo às 11h30 e chegamos em Portugal lá pra meio dia.
Pegamos o voo durante a noite, mas foi escolha nossa pra podermos conseguir dormir e onde as crianças pudessem descansar e ter uma noite de verdade. Também pra não ter tanto JetLag.
Veja Também: Como Prevenir o Jetlag em Crianças
Saindo da Europa existem voos low-cost que são mais rápidos e muito mais baratos saindo de todas as capitais europeias e até mesmo de algumas cidades menores em alguns países.
Dá pra ir com a Ryan-Air, ou cia local da AirFrance, até de EasyJet, enfim, não faltam possibilidades pra se chegar em Lisboa.
De Trem
Se estiver na Espanha é possível viajar de trem até Lisboa parando na Estação Oriente ou Apolónia (que fica mais próxima do centro).
Saindo de Madri, por exemplo, a passagem custa uns 37 Euros mas há saídas de várias cidades da Espanha para várias cidades de Portugal até, e você pode fazer sua busca aqui (http://www.renfe.com/)
De Carro
Nós adoramos alugar carros por todos os lugares que passamos, principalmente quando não queremos nos preocupar tanto no amanhã, e aí é só pegar a estrada e parar onde acharmos melhor.
A Europa é perfeita pra se viajar de carro, trailer, enfim, até de moto. Bom, Agora, chegar a Lisboa de carro é tudo, fora que é possível ver várias paisagens pelo caminho e chegar em Portugal no seu próprio automóvel.
Não há nada melhor do que fazer sua roadtrip europeia saindo da França, por exemplo, e rodando o mediterrâneo até Portugal, que é um país que possui estradas perfeitas, são verdadeiros tapetes, além de ser muito fácil de se locomover.
Uma dica: há pedágio, então recomendo que quando alugar o seu carro, alugue também o bilhete eletrônico pois é tudo automático. Então, eu convido você pra fazer um road trip inesquecível! 😀 Alugue aqui o seu carro e “pé na estrada!”
Eu sempre fico impressionada com a quantidade de detalhes dos post de vocês, família! Um dos melhores blogs de viagens, sem dúvida! parabéns!
Oi Luisa,
Acredito muito no conteúdo completo e verdadeiro. Espero que curte e que use o blog para suas próximas viagens !
Eitaaaa essa família é show!! Meta de vida <3 Só passei em Lisboa para fazer conexão mas pelo jeito tem muita coisa pra ver e fazer né?? Já quero voltar com mais tempo!!
Oi Livia,
da próxima vez que for para a Europa, não perca a oportunidade de parar, que nem durante um STopOver de 2-3 dias, e assim conhecer essa cidade linda. Amamos muiiiiito !
Esse post é um guia completoooooo!
Ficará salvo, como outros que já li de vocês, para uma viagem futura, sou louca para conhecer Lisboa e após uma leitura como essa, só aguçou ainda mais esse meu desejo.
Parabéns pelo post excelente!
Verdade Makenna,
Nossos post dos destinos são guias completos. Acreditamos muito no conteúdo completo, com todas as informações necessárias para uma viagem perfeita.
Quando ira para Lisboa ?
Mas que post ultra megasuper ultra mega duber completo sobre Lisboa, tô de cara! Morro de vontade de conhecer a capital portuguesa e os nossos antepassados. Essa ponte 25 de Abril… juro que achava que a Golden Gate fosse inspirada nela, e não o contrário, tô passado! Esses bondes na cidade também são uma lindeza. Maravilhosas vistas, e, quanto a Torre de Belém, nem se fala? Comeria Pastel de Belém até não caber mais no bucho. Valeu!
Morri de rir com seu comentário Igor. E sabe, nao como muito doce mas os pasteis de Belem, comeria ate estar cheia
Que delícia ler este post sobre Lisboa (quase uma declaração de amor à cidade), faltando poucos dias para viajar para lá!! Já fui uma vez e amei, mas deixei de conhecer muita coisa legal, que inclui no roteiro agora! Não havia incluindo nada sobre o fado, mas, lendo seu post, estou repensando agora! E já anotando as dicas de restaurantes! Lisboa, aí vou eu!!!
Serio Erik ? Quando ira para la ?
Se for numa casa de show, aconselho ir perto do ‘cultura do Hamburger”. Tem uma bem bacana !
Aproveite de Lisboa e nao falta de conhecer os restaurantes do post 🙂
Lisboa é realmente apaixonante! Já tinha muita vontade de conhecer, agora com esse post muito mais !! Está mega completo e TOP! Parabéns
Oi Mari,
Que bom que gostou ! Bora planejar um viagem para Lisboa ?
menina, mais um post caindoooo coincidentemente no meu colo. rsrs Quero ir a Europa esse ano e um doa paises que pretendo visitar é Portugal. Ainda nao tinha feito minha pesquisa e esse texto esta bem detalhado, estava com duvida em que bairro ficar, mas vc ja sugeriu Bairro Alto! Prontinho, já vou pro Booking buscar!!
Oi Renata,
Entao fico feliz que voce encontre novamente um post no blog perfeito para sua próxima viagem. Nos ficamos hospedados no bairro alto e, com o bairro baixo, são os dois melhores e centrais. Aconselho muito.
Quando pensa ir ?
Isso é sim é post completo. Portugal é um dos lugares que ainda não consegui tirar da listinha, mas me atrai bastante… Clima, culinárias ( provar os famosos pasteis de Belém) e belas paisagens. O guia que vc fizeram esta perfeito, abraços!
Fico feliz com seu feedback Alexandre. Gosto escrever post completos com todas as informações necessárias para uma viagem perfeita. Onde mais queria ir ?
Lisboa parece realmente uma cidade singular! Sou doida pra conhecer mas ainda não tive a oportunidade! Adorei o seu post, achei super completo! Com certeza quando chegar a hora de conhecer a capital portuguesa vou voltar aqui para pegar as dicas!
O post está incrível, quando fui a Lisboa somente fiquei por 12h e não consegui fazer e ir em vário locais, lendo o post de vocês me bateu uma baita saudade e aquela vontade de voltar imediatamente. Já favoritei o post, para quando eu regressar na terra dos Lusitanos, lembrar das megas dicas de vocês. As fotos estão belíssimas, parabéns!
Gostamos muito de Lisboa. Desta vez, ficamos apenas 4 dias e pegamos dias mais ou menos em termo de clima. As fotos são uma mistura disso 🙂
Quando voltar, me avise que ficarei feliz de te saber la e seguindo nossas dicas.
UAU! Que Post maravilhoso.. sou louca para explorar Lisboa e viajei aqui, babei no pastel de belém (minha paixão). Adorei a foto da pequena repetindo a foto de vocês jogando a bonequinha para o alto (rs)