Sobre
Informações gerais
Numa ideia de respeito ao povo Guna e sua economia , é indispensável não colher os cocos sem que seja permitido. Esse lembrete é indicado em varias ilhas turísticas.
__________________ Visto e Vacina ..
Quando ir nas ilhas San Blas
O que fazer nas ilhas San Blas
Praia … Sempre
E é assim que durante nossa semana curtimos das mais belas praias das ilhas San Blas, desse paraíso panamense. Pulando de ilha em ilha atras das praias desertas do arquipélago.
E nas San Blas, achar uma praia deserta e linda é que nem achar arreia na praia: imperdível. Todas as ilhas da comarca têm seu pedaço, mesmo que pequeno, de areia branquinha bordada pela agua cor Caribe. Basta escolher uma ilha e se jogar corpo e alma 🙂
.

Island Hopping ou Pular de ilha em ilha
Uma atividade que aprendemos fazer nas Filipinas, durante nossa viagem de 5 meses pelo sudeste Asiático: pular de ilha em ilha, conhecendo o máximo do país e das suas belezas naturais. [ Leia mais das Filipinas e da Asia ]
.
E neste sentindo, era impossível viajar nas ilhas San Blas sem conhecer o máximo da suas ilhas e das suas belezas intocadas. Assim que nós hospedando numa ilha com cabanas de madeira, fomos passear de lancha pelas ilhas vizinhas. Até embarcar, no dia seguinte, para um cruzeiro num catamarã, navegando pelo arquipélago e encostando nas ilhas mais selvagens e lindas das San Blas. Um imperdível ! . Impossível viajar nas ilhas San Blas e fazer um bate volta, conhecendo apenas uma ilha das 365.
Lost in Paradise I @FamiliaSemFronteiras
Quais são as melhores praias das ilhas San Blas ? Não deixe de ler este artigo para saber mais
Navegar pelas aguas azuis
Em 2017, tínhamos planejado uma viagem incrível pelo Caribe. Uma viagem de 3 meses navegando das Bahamas ate o Venezuela. Uma volta do Caribe num catamaran. Como ja tínhamos viajado meses rodando a Asia, outros nos EUA e na Europa.. porem pelo mar. Podendo parar em qualquer lugar do Caribe, seguindo o vento. Por culpa da minha terceira gravidez e do furacão Irma, tivemos que cancelar nossa viagem.
.
Ao planejar a viagem nas ilhas San Blas, ja sabíamos que era impossível pular de ilha em ilha e curtir do mar sem navegar pelo arquipélago. Viajar nas ilhas San Blas é poder sentir a ‘vibes’ San Blas. Navegar, parar perto das ilhas, ver o corais e se sentir livre. As ilhas San Blas são bem isso: uma sensação de liberdade longe da civilização, do barulho e do multidão. É uma desconexão do mundo.
Explico mais da nossa experiencia ‘Navegar pelas ilhas San Blas’ neste post



Pesca e fundos marinhos
Justamente para que os Kuna preservem seu habitat e os fundos marinhos e a vida marinha estão ainda intocados. É então possível ver muito tipo de animais nas San Blas. Apesar da proibição dos mergulhos perto das ilhas, é totalmente possível fazer snorkeling nas ilhas San Blas e observar a barreira de corais, peixes, estrelas do mar (inúmeras), arraia manta ( vimos algumas), tubarões e golfinhos. Por sorte, sim, tenho o maior medo, não vimos tubarões. 🙂
.
O litoral panamense é um dos lugares prediletos dos amantes da pesca. E se o litoral pacifico permite de pescar mais de 700 espécies de peixes como barracuda, amberjack ou olho-de-boi, pargo ou ainda atum , o mar de Caribe e a vida marinha das ilhas San Blas é mais restritiva porém agradável para os amantes da pesca. Do nosso catamarã, foi pescado peixes unicórnios e varias douradas.
Onde dormir nas ilhas San Blas
Nas ilhas … em cabanas
As ilhas San Blas, além de serem particularmente bem preservadas, estão na maioria habitada apenas pelos Kuna. As poucas ilhas que recebem turistas têm um conforto básico e rústico. Muitas das vezes sem energia a noite e claro, nada de wifi.
.
A maioria dos turistas, aproveitem dos passeios bate-volta para dormir uma noite numa cabana compartilhada – tipo hostel na praia – numa ilha sempre lotada de bastante outras turistas. É a opção mais barata. Em media, uma passeio desse custa 150US por pessoa, incluindo as refeições e os transportes de Panama City até o porto e do porto até a ilha.
Ja, se não curtir muito dos passeios bate-volta e preferir uma estadia com mais sossego, há também a opção de alugar um quarto em cabana privada com ou sem banheiro privado. É a opção que escolhemos, direitamente pelo Booking.com. Chegando ao Panama com um dia de atraso, perdemos nossa primeira noite de hospedagem. Na ideia de não perder mais um dia de viagem e mais um dia de hospedagem, e apesar de ter perdido o horário de busca dos transfer para as cabanas, pegamos um taxi e fomos de conta própria até a comarca. Dai, contratamos um Kuna para ir até o porto e do porto até o hotel, na ilha Narasgandup. A noite em cabana privada com banheiros custa cerca de 180USD por pessoa com 3 refeições inclusas e transfer ida e volta, cerca de 1400 reais a noite / casal.
. [Alugue tambem seu quarto no paraíso San Blas aqui ]
Algumas empresas oferecem também a possibilidade de dormir em barraca em ilhas totalmente selvagens ou com o mínimo de comodidades. Algumas para os lindos Cayos Holandeses.
.
Estes tour / passeios incluem transportes e refeições e são os mais abordáveis de todos. Uma viagem de 3 dias / 2 noites custa cerca de 350USD / pessoa, um pouco salgado porem o mais acessível para a passar 3 dias no paraíso.
.
No mar.. num catamaran
Ao planejar nossa viagem nas ilhas San Blas, sabíamos que íamos curtir do mar pelo mar. Era simplesmente impossível ir nas San Blas sem navegar pelas ilhas San Blas. É, para mim, um imperdível. A experiência a viver.
.
Navegar pelas San Blas é particularmente caro e inacessível para muitos PORÉM é a forma mais confortável e incrível de conhecer as belezas do arquipélago. Alugamos um catamaran de 4 Suites durante 4 dias, uma forma exclusiva de viajar no paraíso. Provavelmente a melhor forma de conhecer o máximo das San Blas podendo ir de ilha em ilha, seguindo os gostos e as vontades. No valor da estadia – 500USD / dia- estava incluindo as 3 refeições do dia, as cervejas geladas para tomar na praia ou mesmo no deck do barco, o serviço dum chefe e do skipper. Foram servidos pratos finos e deliciosos. Um sonho !
.
Durante o final do ano é sempre mais difícil e mais caro alugar uma cabine ou um barco inteiro no Caribe. Por entanto, não deixe de reservar seu barco de ultima hora.

Como chegar nas ilhas San Blas
Por via terrestre
A forma mais comum e económica de se chegar nas ilhas San Blas é com um transfer, por via terrestre. Todos os passeios e os hotéis têm seus transfer incluídos. Tanto na ida quanto na volta.
Todos buscam os viajantes direitamente nos seus hotéis em Panama City.
No nosso caso, como tínhamos perdido 3 voos, chegamos com 1 dia e meio de atraso e os transfer ja tinham saindo. Se como nós, você prefere ir de forma própria contratando um taxi, mais um Kuna para ir ate o porto e pagar para uma lancha , ESQUEÇA ! Alem de ser a maior dor de cabeça – apenas os Kuna entram na Comarca – e o melhor jeito de gastar centenas de dollars a toa. Em dezembro, gastamos assim 130 dollars de taxi de Panama ate a Comarca + 25 para ir da entrada da comarca ate o porto (não imagine algo grande. Lá, só tem 2 lanchas) + 50 de lancha ou 205 dollars nos quais acrescenta a taxa de entrada obrigatória para todos os estrangeiros de 20 dollars + a taxa do porto ou seja 250 dollars a IDA. Ou seja, o valor de uma diária com transportes inclusos..
.
Para quem for viajar pelo continente ou estiver chegando no Panama dos países vizinhos como o Costa Rica ou mesmo a Colombia, é totalmente possível chegar ate os principais portos da comarca com seu próprio carro. Porem, a entrada na comarca é estritamente controlada pelos Kuna e os militares panamenses. Cada estrangeiro entrando na comarca deve pagar uma taxa e se locomover ate o porto com um taxi da comarca.
. Por via marítima
Da mesma forma que curtimos das ilhas San Blas num catamaran, é possível chegar no Panama e nas ilhas San Blas pelo mar. O capineiro do nosso catamaran, francês acostumado da região, estava justamente chegando nas ilhas saindo da vizinha Columbia.
.
Algumas empresas oferecem tour saindo de Cartagena, na Columbia. Uma viagem só de ida, num catamaran com mais 20 viajantes, a maioria mochileiros. São 2 dias de travessia em mar aberto e mais 3 dias de Island hopping, pulando de ilha em ilha. O valor dum passeio varia entre 450 e 650 uso / pessoa, dependendo principalmente do tamanho e da capacidade do barco E da época do ano.
De avião
Muitas pessoas não sabem que a única forma de poder velejar ou navegar pelas ilhas Kuna Yala é embarcando pelas ilhas do sul da comarca. Há alguns meses, os ‘chefes’ da comarca, proibiram os veleiros e catamaran de acostar e embarcar turistas nas suas embarcações. Uma forma de protestar contra a concorrência e de manter intimista o seu lar.
Para podermos embarcar no nosso catamaran, voamos de Panama City ate o minúsculo aeroporto de Corazon de Jesus, no coração das ilhas San Blas. Lá, esperavam uns 10 barco prestes a embarcar e/ou desembarcar seus viajantes.
Entrar nas ilhas San Blas de avião é carinho ~350 dollars / pessoa ida e volta. Fora o medo de voar num avião de apenas 4 lugares.

E agora, vamos para as Ilhas San Blas ?
Nossa, tão bom quando a gente realiza um sonho, não é? Ainda mais se tratando de uma viagem! rs
Li que vocês ficaram uma semana, mas, pra quem tem mais tempo, o que vocês aconselhariam visitar?
Oi Maiara,
As ilhas San Blas não têm pontos turísticos que nem Paris tem a Tour Eiffel ou RJ o Cristo. Quem for para as ilhas San Blas vai principalmente para descansar e fazer nada. Nada mesmo. Não tem energia e nada de wifi. É o lugar para desconectar com o mundo
Caramba não sabia que o Panama era tão lindo assim! Pra mim o melhor destino e roteiro é PRAIA sempre, então achei o post perfeito e muito completo! Principalmente quando informa qual a melhor época pra ir… Isso é muito importante!! Ah, as fotos estão lindas também! Parabéns!! 😀
Obrigada Livia !
O litoral do Panama é liiiindo !
Caramba! Nunca tinha ouvido falar das Ilhas San Blas no Panamá! Simplesmente amei o lugar! Que mar! As suas fotos estão maravilhosas! Adorei todos os detalhes que você descreveu no post! Assim fica muito mais fácil viajar para esse paraíso!
Eba Silvia ! Ficou feliz de ter te ajudado a conhecer um novo lugar …ou na verdade paraíso desse planeta 🙂
Já falei mil vezes que esse blog é o meu favorito. Todos os posts são tão lindos, repletos de fotos incríveis e dicas sensacionais. San Blas está nos meus planos, querooooo muitooooooooo. Obrigada por compartilhar conosco esse pedaço de chão encantador.
Ler seu post me deu uma saudade monstra de San Blas! Um dos lugares mais únicos que conheci! Tem toda a beleza do Caribe, mas com muita privacidade e natureza. Recomendo para todos!!
Nossa não tinha ideia que o Panamá escondia um paraíso desse.. já fomos para Cancun (via terrestre e via Cruzeiro), mas não tinha idealizado uma viagem para o Panamá e agora essa Ilha maravilhosa entrou na minha Wish List 😉
Um lugar ainda preservado pelo Kuna e que está virando fonte de renda turística, além da venda do coco. Qual é o nome da cabana que vocês ficaram na ilha? Achei que só poderia fechar pacote direto com os kuna. Vi que há muito lixo acumulado num outro post que li. Sabe como eles fazem para retirar o lixo da ilha?
Também acho fantástico pular de ilha em ilha para entender melhor todo o mecanismo da região e curtir diferentes belezas naturais.
Sobre as crianças, acabei ficando curiosa em saber se San Blas seria um destino pra família ou casais? Por quê?
Oi Danielle,
Ficamos na ilha de Narasgandup, nas cabanas narasgandup ( naranjo chico). Vimos alguns lixos, principalmente plástico em alguns cantos da ilha. Acredito que levam os lixos para o continente para que sejam reciclados. Ja, nas outras ilhas por onde passamos, os gringos tinham uma consciência ambiental e, alem de reduzir drasticamente o uso de plástico ou lixo em geral, queimavam td que sobrava. O vidro terminava sua vida pelo fundo do mar.
NAs ilhas inabitadas, viemos bastante lixos espalhados. Não porque as pessoas jogavam la mas porque foi trazido pelo mar de outros cantos do Caribe. Uma pena !
Sobre as crianças, escolhemos ir sem para poder descansar e curtir dum momento em dois. Porem, tinha muiiiiiitas crianças. Muitas. Tanto nas ilhas habitadas e transformadas para o turismo quanto no mar em catamaran. As San Blas são perfeitas para qualquer tipo de viagem: em familia curtindo do meio ambiente e do mar OU em casal, curtindo um do outro, no meio de nada.
Esse destino também está na minha listinha há algum tempo. Achei interessante essa opção de alugar um catamarã. Queria saber se no catamarã vai mais pessoas além do condutor .
Bom dia Sil,
Existem duas opções na locação de catamaran: a primeira, você aluga o catamaran inteiro e o deixo privativo para você e sua família OU voce pode dividir um catamaran com outros viajantes. Na primeira opção, o aluguel fica mais caro porque mais intimista. E, acaba pagando o valor cheio da cabine que nao foi alugada para outros. Na outra opção, consegue dividir o valor por dois.
No catamaran que alugamos, tinha o skipper e uma assistente que era chefe e faxineira.
Caribe é um tipo de lugar que é sonho de qualquer um. Também pudera. Essas praias pra lá de lindas e maravilhosas, essa água incrível! E San Blas é um paraíso! Gostei dos 356 dias de sol, mesmo nos dias nublados! Afinal, praia tem que ser assim, né? Excelente o post em tudo. Nas fotos, nas informações. Tudo de bom!
Obrigada Igor ! Fico feliz que gostou !
Ola! Que ilha vc recomenda que para dormir? Queria uma ilha mais familiar e tranquila.
Ola Viviane,
Recomendo ficar na ilha Narasgandup , onde ha 2-3 ” hotéis’. Quando fomos, moravam umas 10 famílias com mais de 15 crianças. A ilha é pequena porem da para fugir da sua cabana e ir pro bar do hotel vizinho tomar um drink.
Porem, vale lembrar que ir para as ilhas San Blas é dormir em barraca ou cabana super rústica.
Deixo o link da cabana onde dormimos duas noites ; https://www.booking.com/hotel/pa/cabanas-narasgandup.en.html?aid=1329305&no_rooms=1&group_adults=1
Ótima viagem!