
Ilhas Gili
Adoramos Bali sim, com muitos dias inesquecíveis nos clubes de Seminyak e rodando pela ilha, mas por que não deixar o melhor por último? Sim! O melhor deixamos por último, afinal, estávamos com saudades de praias de verdade e de águas azul turquesa e mar paradisíaco, e por isso escolhemos deixar pro fim da viagem, as Ilhas Gili…
…Opa! Para o fim da viagem?? Na verdade confesso que pra mim, a viagem começou foi aqui! Nas ilhas Gili!
2 horas sobre as águas e de longe “terra à vista!” Parecia que tínhamos descoberto ilhas nunca vistas pelo homem, bem lá, ao horizonte, ao fundo, e vagarosamente nos aproximávamos, com o barco, como se fosse a ilha do filme As Aventuras de Pi, porém, aqui eram 3, uma ao lado da outra, a Gili T., Gili Air e Gili Meno.
Pra chegar aqui, é preciso ir até Padang Bay, em Bali e de lá pegar um dos barcos que chegam até aqui. Como eu disse, no barco é muito quente mesmo, mas imagina, poder comprar uma cerveja geladinha, ali mesmo, aí a viagem já começa a agradar.
Assim que chegamos, um calor insuportável, bom, assim seria em qualquer lugar, mas aqui, o calor é apenas uma maravilha a mais pra inspirar bons mergulhos, afinal, um lugar desse sem sol, calor e verão não é paraíso.
Na ilha, que de longe parecia um paraíso inabitado que descobrimos ali, acabamos vendo que é um lugar, digamos, esconderijo dos aventureiros que procuram tranquilidade. Um lugar que está totalmente afastado de qualquer impureza do mundo moderno que causa stress. Aqui tudo é muito tranquilo, calmo e prazeroso.
Sobre
Sobre

Mas aí, vamos falar de Gili, ou Gilis: Elas são 3 ilhas no noroeste de Lombok, tanto que Gili significa Ilha na língua local. Elas são Gili Trawangan (Gili T, que é a maior e mais bem preparada pra receber turistas), Gili Air (Que está chegando próximo a Gili T em termos de festas e badalação mas ainda assim é mais tranquila) e Gili Meno (Que é pra quem quer mesmo apenas relaxar e nada mais).
A população aqui, é de mais ou menos 1000 pessoas, e essas pessoas, a maioria é muçulmana e dá pra perceber bem ao dar uma volta na ilha e ir nos comércios e ver mulheres com vestimentas da religião. Mesmo assim dá pra perceber que alguns “forasteiros” estão criando raízes aqui, e isso, se percebe logo quando vamos aos restaurantes locais com chefes italianos, franceses e tal.
Gili é um lugar que de primeira se nota logo que não há polícia e nem parece ter governo, parece mesmo ser uma ilha neutra e assim é tudo liberado, liberado mesmo. Muito comum ver turistas consumindo drogas, aí pensamos: “Mas condenam à morte quem transporta drogas”. Mas em Gili ninguém controla isso, porém é tudo muito tranquilo.
Gili também tem um lado da população que os turistas não vêem, como por exemplo, a única escola que foi abandonada pelo governo e que é mantida com ajuda dos empresários locais que pagam professores e mantêm, dentro do possível, o funcionamento da escola.
Já um outro problema que agrava um pouco o futuro desse paraíso é a falta de coleta de lixo, que é algo que afeta os moradores, que sofrem com muitas baratas e sujeira.
Mas mesmo assim Gili é um lugar de águas cristalinas e deliciosas, pois são águas quentinhas e que têm tons de azul que se diversificam sem parar em um brilho lindo sobre as águas. Mas apesar de ter praias paradisíacas e ser pra qualquer um que queira um cenário cinematográfico, não é para surfistas. Ondas aqui? Melhor Bali mesmo!
O que Fazer
O que Fazer
O que não falta aqui são atividades pra fazer, principalmente o mergulho, que é a prática principal na região, com diversos pontos espalhados pelas ilhas, e passeios até eles é o que não faltam. Vale a pena por podermos ver uma infinidade da biodiversidade submarina da região, e uma coisa que aconteceu, disseram que não tem tubarões, mas águas quentes e limpinhas, com muitos cardumes de peixes, já sabe né, então aqui vai a dica, todo cuidado é pouco.
Também, quem quiser pode atravessar entre as ilhas, que ficam bem perto umas das outras, e os barquinhos que levam custam apenas 5 dólares e rapidamente chegam até o outro lado.
Nós não fomos mas quem quiser pode ir também para Komodo, que não é longe, e conhecer os famosos
dragões. 🙂
Gili é realmente um lugar que é pra quem procura tranquilidade e cenários de filmes. Aqui é um lugar que vai encantar qualquer um, tanto que é normal ver estrangeiros até querendo abrir negócios aqui, e dá pra perceber, pois muitos mergulhadores e agentes de mergulho são estrangeiros e vieram pra cá.
Agora, em terra, a ilha não é tão grande mas oferece passeios de charrete e até de bicicleta, mas a ilha é tão pequena que a pé dá pra se fazer tudo. Até porque os comércios principais ficam bem próximos uns dos outros.
Fazer simplesmente nada! I Apenas Relaxar
Ao longo dos meus textos, já deu pra ver que o que mais adoro fazer é relaxar na praia, me bronzear deitada lendo um bom livro. Agora, mesmo que eu tenha dois bebês, essa preferência continua a mesma e não mudou, muito pelo contrário. 😉
As ilhas Gili são perfeitas pra isso, nada melhor pra fazer aqui do que isso: praias sem fim com mar azul e quentinho, e a maioria das vezes, restaurantes ou clubes na areia, com espreguiçadeiras e pufes, e claro, alguém pra nos servir ao estalar de dedo.
Mas imagina, poder ir até o mar, azulzinho, ali na sua frente, mergulhar em águas mornas e sem ondas, com tranquilidade total, e pra nós que temos crianças é uma total satisfação porque não é arriscado pros pequenos.
Pra quem gosta de explorar, pode dar a volta na ilha andando pela areia, já que tem como fazer isso, e conhecer todo o litoral, em apenas duas horas e ainda ter o visual das ilhas Gili do outro lado, além de poder também ver os vários restaurantes na borda do mar, que são um mais atraente que o outro.
Mas, pra nós, relaxar é o que nos atrai, e ficar na areia sem fazer nada é o que mais gostamos, e claro, o Bruno fica trabalhando com esse visual incrível, tomando uma cerveja ou um suco e comendo enquanto a Ella corre na areia e joga um pouco de areia em nós rsrsrs mas faz parte.
Isso é relaxar em Gili!


Mergulho e Snorkeling I Fundos marinhos
Mergulhe Nos Melhores Pontos das Três Ilhas e Veja o Mundo Marinho em um Barco com Chão de VIDRO!
Há uma rota completa de mergulho e snorkeling com passeios específicos feitos através das agências nas ilhas, que é bem fácil de achar. Basta comparar passeios e valores para ver qual se encaixa melhor com o que você deseja.
Existem passeios de mergulho, que vão da parte da manhã até o fim da tarde, e vão passando por vários pontos de mergulho em todas as três ilhas, e o equipamento, completo, já é incluso e já a parada para almoço, é em Gili Air, e comerá bem próximo do mar, conseguindo até ver os peixes, enquanto aprecia a culinária. O mais legal é o famoso fundo do barco, que é transparente. 🙂
Quem desejar, ainda tem a opção de fazer um curso de mergulho, o que ainda dá um certificado de
conclusão. Nao fizemos porque estava gravida de 7 meses e que a pratica é proibida pois nefasta para o bebe.
Eles acontecem normalmente ao redor de Gili Meno, bom, os melhores, que é a área onde se avista mais tartarugas, e pode se ver várias até.
A temperatura da água é ideal, o que faz do passeio uma atividade muito agradável, já que não é em todo lugar que se tem água quente assim no mar.
Os valores para mergulho vão de 80 a 100 reais em média já com equipamento incluso com o passeio inteiro, porém o almoço em Gili Air é pago à parte, mas é uma delícia!




Island Hopping I Pular de ilha em ilha
Há um passeio de barcos que leva os turistas de qualquer ilha até qualquer ilha em Gili, portanto, de manhã cedo já pegue logo o seu, pra poder garantir um dia bem aproveitado pra conhecer as ilhas de Gili Air e Gili Meno, também. Os barcos cobram 5 dólares, ida e volta e a volta sempre acontece antes do pôr do sol, então, atenção dobrada pra não perder a hora.



Bicicleta I Pedalar e Andar pelas ilhas
As ilhas, como sabemos, são bem pequenas mas são ótimas pra poder caminhar e aproveitar um visual de mar enquanto se livra de calorias sob o sol das Gilis.
Tudo aqui é feito a pé, então, se quiser dar a volta na ilha, saiba que em 2 horas dá pra contornar Gili T. e em torno de 1 hora dá pra contornar as outras.
A caminhada só se torna longa quando se está carregando peso, mas pra quem quer pedalar e ser um pouco diferente pode alugar uma bike ou então perguntar ao hotel ou resort antes de reservar se eles têm bikes exclusivas do quarto, o que é uma boa, até pra poder sair do hotel e ir ao Sunset Point se juntar à platéia e assistir ao pôr do sol local.

E nao sabia mas a ilha de Gili Meno abriga uma lagoa de agua salgada bem no seu meio. Uma lagoa onde é possível se aproximar e ouvir o multidão de passarinhos.
Laranja, rosa e beleza I Pôr do sol
Adoramos parar assistir o por do sol e que seja no Brasil, na França ou aqui na Indonesia, numa ilhazinha. Na Asia, vimos o por do sol mais incríveis da vida. Cada dia um por do sol mais excepcional que o anterior. Algo tao incrível que nem um dia passava sem parar na hora do céu começar a virar rosa.
Na ilha de Gili Trawagan, o sol se põe do lado oeste, o lado ainda “preservado”, afastado da ilha. La, depois do Hotel Ombak Sunset, tem mais nada.
Ja pensou em assistir o por do sol duma balança ? Fizemos ! 🙂


Festa e Night | Curtindo a night e.. o dia 🙂
Bom, como sabem, Gili T. explode na night, com vários barzinhos e restaurantes beira mar, com pufes e até alguns com música ao vivo, o que leva o pessoal à loucura, mas tudo bem divertido, dá pra ver que apesar de pequena, a ilha não é morta.
A partir das 8 da noite, tudo começa, e aí várias opções de sons diferentes, desde Reggae até Techno, e claro, os barzinhos vão expôr as placas onde oferecem também os cogumelos mágicos, enfim, tem diversão pra todos na noite e com certeza, após um dia de sol, vale a pena curtir e espairecer.
Durante a alta tempora é até possível de festejar dia inteiro num barco em pleno mar, entre as ilhas, musica alta e bastante bebida. Para se fazer, basta comprar os ingressos direitamente na entrada do barco, reconhecível pela musica e os jovens pulando e dançando. Se fizemos ? Não ! Gravida, preferi relaxar na praia acompanhando a festa deitada com meu suco natural de abacaxi 🙂
Onde Comer
No passeio de mergulho fomos para Gili Air, onde vimos que tem uma boa concentração gastronômica, apesar de não ser tão procurada. Os restaurantes na beira do mar são atração total, também, oferecer refeição, com os pés na areia e vendo os peixes nas águas cristalinas e podendo ainda estar debaixo da sombra de uma árvore, é ou não um mimo só?
Claro que em Gili T. a variedade também lidera e além disso, são restaurantes e bares com cardápios até internacionais, bem ali, na beira do mar, nada difícil de encontrar, sendo que ficamos divididos entre o melhor aconchego ou melhor cardápio.
Alguns restaurantes oferecem pufes na areia e espreguiçadeiras também, tudo pra fazer você cliente ficar e voltar outra vez.
Agora, um lugar pra comer bem e comer comida local e barata, além de fresquinha é no Night Market. Não sabe onde é? Siga o cheiro. Algumas refeições completas chegam a custar 2 dólares, e coisas gostosas!
Os pratos são na maioria peixes e comidas do mar mas há muito mais como frango, arroz, e muito mais da culinária local que sabe fazer dessas coisas simples ficarem maravilhosos.
Night Market I Feirinha noturna
No centro da ilha de Gili Trawagan, perto do porto, todas as noite perto das 7, acontece um night market, uma feira noturna. La, é possível comer para menos de 20.000 RP. Comida local e caseira vendida em quiosque meio ambulante.
Scalawags Seafood & Grill I Churrasco fresco
Um lugar para comer os peixes dos sonhos que são frescos e feitos na hora, e pra abrir o apetite, o cheiro da comida, deliciosa sendo cozinhada ali, pertinho de nós, enquanto admiramos a vista do Monte Rinjani e da costa de Lombok.
Aqui eles são super atenciosos e não cobram a mais pelo uso do cartão de crédito, o que é um grande diferencial, podemos relaxar e comer sem pressa ou preocupação.
O restaurante tem um buffet livre com salada que está à disposição e também tenho que dar a dica do camarão, são graúdos, grandes e muito bem temperados!
Se quiser, pode até pedir algum garçom ou membro da equipe pra ver um quarto do resort do restaurante, que é maravilhoso, eu adorei o restaurante.

Hotel Ombak Sunset I Jantar romantico
O nosso hotel Hotel Ombak Sunset oferecia a possibilidade de jantar da forma mais romântica, num pé na areia com o mar de fundo.
Porem, a experiência tem um valor meio alto pois a reserva é de 100$ + consumo mínimo de 100$ por pessoa – com direito a vinho e champagne. Não experimentamos para não deixar a Ella com uma baba mas com certeza deve bastante valer a pena para pedido de casamento, né meninas ?

Onde Dormir
As ilhas são repletas de opções, como homestay, resorts, hotéis, bungalows, todo tipo de acomodação, são mais de 200 opções para todos os bolsos.
Não é nada difícil encontrar um lugar pra ficar até por que está tudo bem próximo. Claro que, na frente do mar estão os mais luxuosos e pra quem procura algo mais em conta pode ir mais ao centro da ilha e achar acomodações ótimas por 15 dólares com ar condicionado e tudo.
Escolha AQUI o Seu Hotel Com Uma Vista Cinematográfica!
Hotel Vila Ombak I O hotel do balanço
Ficamos no Vila Ombak por 4 dias, que é um dos mais modernos de Gili com uma aparência bem indonésia e uma área muito bem preservada com jardins lindos, restaurante na areia como normalmente é aqui e piscina ao ar livre.
O hotel fica uns 20 a 25 minutos andando do centro e se for de cavalo, uns 7 minutos, daí é só escolher como vai até lá.
Eu adorei o quarto que é bem espaçoso mesmo e tem uma sacada grande, do jeito que eu gosto, e claro,os móveis em madeira dão todo um charme ao ambiente e apesar de estarmos em Gili, aqui tem TV a cabo. O banheiro fica de frente ao ar livre, o que é ótimo para a hora do calor.
Na frente do hotel tem um balanço que é super famoso aqui, onde muitas pessoas vêm tirar fotos, e como podem ver, nós já garantimos a nossa. Assim, ainda aproveita a brisa e o frescor do calor de Gili nas águas cristalinas e quentes.
O hotel oferece serviços de transfer, então, pode contar com isso, pois é super seguro.

Black Penny Villas
Também ficamos nesse hotel, que aliás, é muito moderno, os quartos nem parecem ser de um hotel em Gili T, por terem um finíssimo acabamento. Os quartos na verdade são vilas de 1 ou 2 quartos, dependendo do tamanho da família e o melhor, até uma piscininha particular o hotel oferece. As camas super confortáveis e o hotel simplesmente maravilhoso. Ele fica bem próximo ao centro, onde tudo acontece, ao contrário do Villa Lombak, que fica mais afastado um pouco.
Tudo super completo e com ar condicionado, o que faz a vida ser uma maravilha nesse calor de rachar, além de termos também um terraço com um espaço ótimo. Um terraço e ainda tendo wi-fi grátis e piscina? Perfeito!
O restaurante é muito limpo e serve pratos maravilhosos. Adorei a higiene e o cuidado, não só no preparo mas também na apresentação das refeições. Frutas cobertas em papel filme e super fresquinhas, ou seja, todo cuidado e atenção que um hóspede merece.

Mala Garden| I Luxo e praia particular
Mala Garden fica em Gili T. bem próximo ao mar com piscina e uma praia só para os hóspedes, que podem aproveitar o wi-fi até na areia da praia.
Esse hotel possui quartos completíssimos com sacadas com as amenidades necessárias para um luxo bem mimado, e até moderno e imagina, além disso, ainda tem banheira em alguns quartos.
O hotel também auxilia em aluguel de bicicletas e até com atividades como mergulho e snorkeling.
O centro fica a 20 minutos andando e dá pra aproveitar bem a ilha e a paisagem no caminho até o centro ou do centro até o Mala Garden.

Coral Flora Villa Beach Front | Propriedade de luxo para VIPs
Também em Gili T, o Coral Flora Villa Beach Front, também possui sua praia particular e um ambiente bem rústico e super charmoso que encanta ao chegar.
A propriedade é completa e com ar condicionado em todos os cômodos. A cozinha é super completa em estilo americana e é perfeita para fazer qualquer tipo de jantar.
O melhor de tudo é a piscina que fica bem na frente, ou seja, saiu, tá lá. E sem contar que daqui, dá pra ver o melhor pôr do sol da ilha, claro, também, em um lugar assim, até o calor mais quente é bem vindo.

E para ter mais opções, veja esse post: melhores lugares onde dormir nas ilhas Gili
Escolha AQUI o Seu Hotel Com Uma Vista Cinematográfica!
Como Chegar

Reserve o seu próximo voo aqui e ganhe pelo menos 20 reais de desconto!
De Bali ?
Em Bali tem 2 cidades de saída: PadangBay e Amed de barco rápido ou Fast Boat.
Optamos para Padang Bay pois estávamos hospedados no sul da ilha em Sanur o dia da viagem. Aconselho muito sair de Padang Bay quem for hospedado no sul da ilha: Seminyak, Kuta, Jimbaran, Nusa Dua, Sanur, Legian ou ainda no centro, em Ubud por exemplo. Quem for hospedado no norte este, recomendo sair de Amed por ser mais perto.
Pegar um fast boat privado é bem melhor em questão de segurança, evita transtornos e chega mais rápido do que barcos públicos.
De Padang Bay, o barco custa entre 30 e 70 dólares e leva apenas 1 hora e meia para chegar em Gili T. Dentro do barco tem TV e até vendem cerveja ou outras bebidas. Mas nem sempre tem ar condicionado e o calor pode ser insuportável.
De Amed, a viagem dura pouco menos de 1 hora.
Uma dica é: Use roupas leves pois é muito quente.
De Lombok ?
De Lombok a viagem é ainda mais fácil: basta ir ao porto de Bangsal no norte da ilha.
La, tem barcos públicos saindo o dia inteiro de cedo de manha até umas 5 da tarde. A travessia custa em volta de 12.000 RP por pessoa e por travessia. As passagens podem ser compradas direitamente no guichê oficial. Os barcos saiam quando cheios.
Para quem nao quiser esperar o barco encher, ha tem barcos privados que custam pouco mais caro.
Adorei o post! Super completo e com várias dicas boas, não conhecia esse lugar até ler o post e fiquei impressionada com a beleza, já quero conhecer rs
OiRaquel,
A Indonesia é linda e é muito mais que apenas Bali. Conhecemos apenas 3 das principais ilhas (Java, Bali e Lombok). Se um dia voce for para Bali, va para as ilhas Gili que são um paraíso em Terra.
BEijos
Estou absolutamente encantada com esse lugar! Cada foto mais maravilhosa que a outra! Sem falar nessa família linda que vcs formam né?
Post sempre muito bem detalhado e organizado, parabéns!!
As ilhas GIli são maravilhosas, Luisa ! Impossível voltar de la sem umas fotos incríveis deste lugar.
Somos uma familia feliz e acredito que da para perceber nas fotos ne ?
Beijos e obrigada pelas palavras
Amo seus posts, muito bem escritos. Suas fotos são lindas, família linda!!!! A Indonésia é linda mesmo, um dia eu irei com certeza!!
Fiquei super feliz que gostou Lorena ! Escrevo com meu coração e me dedico muito para o blog. Saber que o conteúdo é bom e bem escrito me da a motivação para continuar à escrever.
Se um dia voce for, me deixe informada e me menciona no Insta “Familia Sem Fronteiras ” para eu viver essa viagem junto com você.
Bjs
Alice, essas ilhas Gili são um verdadeiro PARAÍSO! Que azul lindo!! Cada praia mais encantadora que a outra. E você tava linda grávida! Adorei todas as dicas, já quero ir!!
Caraca isso sim é o paraíso, como não se apaixonar por essas ilhas. Adorei as praias, bem já sou suspeito por que adoro praia por natureza né. E as dicas do blog estão incríveis como sempre tudo explicado em detalhes, sobre as fotos nem preciso elogiar né ilustram muito bem o que o texto diz. Parabéns pelo conteúdo de qualidade, um grande abraco. Anderson e Karin
É impressionante a beleza desse lugar. Nooossa!! Muito lindo. Cada foto perfeita, parabéns! O post como sempre muito detalhado e com dicas excelentes. Beijo!
Que bacana este post, gostei bastante deste lugar que mais parece um paraíso com esta natureza exuberante. As opções de hospedagem e lazer nas ilhas são de tirar o fôlego. Obrigado por compartilhar mais um destino incrível e parabéns pelas fotos!
Que lugar fenomenal, babando nessas águas azuis.
Águas quentes? opa, que delícia, bom demais pra mergulhar tranquilo. E deve ser lindo.
E que delícia fazer nada nesse paraíso hein, tudo que eu precisava agora.
Ainnnnnnnnnnnn tartaruga! Como eu amooo, que linda.
Que por do sol arrasador. E ele balanço fofo? Fica dentro do hotel?
Amei muito esse post e todas as dicas.
Beijokas
Que paraíso esse lugar! Sou doida para conhecer! Pena que é muito longe do Brasil e não dá para ser uma viagem rápida. Adorei seu post e já peguei todas as dicas para quando eu for! Obrigada por compartilhar!
Ola Raquel,
Esta certa que se for, devera pelo menos ficar uns 10 dias e aproveitar do lugar com calma. Quando viajamos, acostumo ficar pelo menos duas semanas no país. Ja na Asia, o melhor é ainda meses 🙂 Ja viajou pela Asia ou esta nas suas próximas viagens ? Se for, separe alguns dias para conhecer a Indonesia que é realmente liiiinda.
Linda essa ilha, não conhecia mas fiquei encatado pelas fotos. Komodo deve ser um lugar lindo também. Com esse visual, basta relaxar e curtir. Por do sol fantástico.
Oi Leonardo,
Ja vi algumas fotos de Komodo e voce esta certo, a ilha deve estar liiiiiinda ! Infelizmente não fomos apesar de estar super próximos. É que pela vez numa viagem, achei perigoso para a vida da nossa filha. Nessa ilha tem os famosos dragões de Komodo, tipo grandes lagartixas que podem morder e matar.
As ilhas Gili sao lindas e ainda meio calminhas . Se voce planejar uma viagem pela Asia, não deixe de fora a Indonesia e suas lindas ilhas.
Olá. Adoro seu blog!!! Viajo bastante e sempre dou uma olhada aqui antes! Estamos indo pra bali mês que vem e vamos passar uns dias nas ilhas Gili. Fiquei preocupada sobre o fato de não ter água doce… preciso de água doce para tomar banho!!! Li sua matéria e vi que recomendou o hotel Mala Garden. Me interessei nele. Sabe me dizer se ele tem água doce no chuveiro???
Outra coisa, onde me aconselha a hospedar em bali???
Obrigada!!!!
Olá Luanna,
Fico super feliz de saber que acha sempre informações que te ajudem no nosso blog.
Talvez que o post ficou confuso, porém na Gili T há água doce, sim. Tinha nos hoteis onde ficamos 🙂
Quanto tempo ficarão nas ilhas ? E em Bali ? Já sabem o que farão na região ?
Olá! Optamos pelo Mala Garden. Mas ainda não me decidi sobre Bali. Vou ficar so 3 dias em Bali pois prefiro ir para as ilhas. Ficarei uns dias em bandung, 3 dias em nusa penida e 4 dias em gili. Estou em dúvida de qual região ficar em bali… pois lá quero mesmo é conhecer os templos. Qual lugar vc indica para eu me hospedar? Outra coisa, você foi em Nusa? Sabe me dizer qual delas é melhor para dormir?
Obrigada
Luanna
Oi Luanna,
Se quiser ficar apenas 3 dias e podendo curtir da beleza da ilha e dos seus templos, aconselho ficar em Semyniak, a cidade mais turística da ilha.
Infelizmente, nao fomos para Nusa e entao, nao posso te orientar>
Para quando esta programada sua viagem ?
Se tiver instagram, me marque nas suas fotos para eu poder seguir sua viagem.
Oi! Vamos dia 17 de abril já! Mas primeiro ficaremos 1 semana na Turquia. Vou dar uma olhada em hotéis em Semyniak. Até hoje não fechei o hotel de Bali. Está super em cima. Mas muito obrigada pelas dicas!!! Tenho Instagram sim. Vou te seguir e vc da uma olhada!
@luannaeliasss
Obrigada novamente. Bjs