Em setembro 2018, aproveitando de uma viagem à trabalho no Portugal onde o Bruno – Brunopinheiro.me – devia palestrar num evento de Marketing e empreendedorismo, fomos passar 3 semanas no Oeste europeu. 3 semanas entre Portugal, Paris, Malta e claro, as ilhas baleares.
Apesar de ter curtido as praias lindas e selvagens das ilhas baleares, viajar para Maiorca e Menorca nunca figurou na lista de desejos. Muito menos um sonho. Isso, certamente porque nasci e cresci em Paris. Ha apenas poucas horas de voo do paraíso espanhol.
[ Segue nossas viagens em tempo real no Instagram aqui ]
Sobre – Informações gerais


Maiorca e Menorca fazem parte do conjunto de 4 ilhas que formam as ilhas baleares. Junto com a ilha de Ibiza e sua pequena vizinha, Formentera – e mais 17 pequenas ilhas – elas formam o arquipélago mais badalado da Europa.
O arquipélago, também província e comunidade autónoma espanhola, esta localizado no que chamamos de mediterrâneo ocidental ou seja no oeste europeu, em pleno mar mediterrâneo.
Com apenas 75km de distancia da cidade de Valencia, Ibiza e suas vizinhas das baleares uma brecha durante feriados e finais de semana. Um espaço de paraíso ha apenas poucas horas de barco do continente.
___ Informações gerais ___
Como arquipélago espanhol,e então território no espaço de Schengen, viajar para as Ilhas Baleares não necessita visto.
Como comunidade autonoma espanhola, as Ilhas Baleares têm a própria língua: o catalão. Porem, a língua mais falada é o castelhano ou commumente chamado espanhol.
Devido à forte influencia turística alemã, o alemão se tornou em Menorca a segunda língua do país. Assim, digo, idioma turístico. Em todos os restaurantes ou locais turísticos, os cardápios ou as informações turísticas estão todos em alemão.
Clima – Quando ir
O clima de Maiorca e Menorca ou das ilhas baleares em geral é considerado como mediterrâneo, com invernos amenos e verões quentes e ensolarados.
O verão, de junho ate setembro, é quente – com uma media de 29 graus – e seco. É particularmente comum passar um verão com pouquíssima precipitação Ou seja menos de 2 dias de chuva ao mes.
Ja, o inverno, de dezembro ate março, é frio e úmido. Apesar de ter precipitação pouco abundante, a chuva é mais frequente entre o outono e o inverno, cumulando 40 dias de chuva ( em 7 meses) dos 56 registrados durante o ano. Quando, ao contrario, Menorca, a ilha mais oriental de todas, cumula sozinha mais de 600mm de chuva, principalmente durante o outono quando as chuvas podem ser, justamente, mais abundantes.
Quando fomos em setembro 2018, pegamos dias ensolarados e quentes, com media de 28 graus.
Devido à proximidade com a França, as ilhas mais orientais de Maiorca e Menorca são também as mais ventosas, particularmente entre o outono e o inicio da primavera, de outubro ate abril. Porem, devido ao seu tamanho e à cordilheira da Sierra de Tramontana, Maiorca possui uma característica de clima mais continental, com invernos mais frescos e verões mais quentes e secos, fazendo uma ‘barreira’ para os ventos do norte.
Por entanto, o melhor período para viajar nas ilhas baleares é durante o final da primavera ate o final do verão ou inicio do outono ou seja de meado de maio ate final de setembro. Mesmo se os meses de abril e outubro são ainda amenos – porem com dias curtos e com possíveis períodos de chuva – para curtir de caminhadas sem sofrer do calor.
O que fazer nas Ilhas Baleares
Apesar de cumular mais de 900.000 habitantes e 4.500 km2 de espaço terrestre, as ilhas de Maiorca e Menorca baseiam suas atividades em volta do seu litoral e do mar. E da para entender o por quê. O litoral é incrível e borda as ilhas de agua azul turquesa. Um real paraíso para os amantes de praia e farniente no mar.
Praia .. nas praias mais lindas de Maiorca e Menorca
. [ Leia ja nosso top 5 das melhores praias de Maiorca e Menorca ]
Vocês ja sabem, eu não posso passear por um país sem primeiramente conhecer suas praias. E, as praias das ilhas Baleares são incríveis. Não, não são praias desertas com coqueiros. Mas são praias selvagens, principalmente encravadas entre falésias. Na França, chamamos essas praias de ‘ criques’. [ Descubra onde são localizadas as praias mais lindas da França, neste post ]. E, tão suprenante que parece, achei muitas similitudes entre as ilhas baleares e a Sardenha. Praias de pedra, principalmente selvagens e difícil de acesso mas sempre, sempre com uma agua azul turquesa de doer os olhos.
As praias mais lindas de Maiorca e Menorca são, em geral, as mais difíceis de acesso. Para poder curtir dum dia de farniente na praia, precisa enfrentar caminhadas longas sob o calor espanhol. Algumas delas, como a praia de Mitjana, são distantes dos estacionamentos públicos e é preciso andar uns 15-20 minutos. Quando outras, como a praia de Faustam, são acessíveis apenas após trilhas longas e/ou de barco.
Nestas praias mais selvagens e difíceis de acesso, encontra pouquíssimas crianças, justamente pela dificuldade de chegar e a falta total de estrutura. Se encontrar algumas, provavelmente que será nossa família 🙂
Lembrem da viagem pela Sardenha de abril 2018 ? Todos os post sobre o arquipelago, aqui .
[ E para conhecer as praias mais lindas de Maiorca e Menorca, não perca esse post ]
Passear e caminhar pelo litoral
Porque nem sempre os amantes do mar gostam ficar horas deitados na praia, Maiorca e Menorca oferecem trilhas e caminhadas pelo litoral, sob a sombra dos pinheiros encontrados pelo caminho.
Em Menorca, as praias do litoral sul da ilha são conectadas por um caminho chamado de Cami de Cavalls ou de caminho dos cavaleiros. Um caminho onde andam ( andavam) turistas indo para praia e amantes de cavalo. Menorca é também conhecida por seus cavalos e … . Todos muito lindos !
E claro, aproveitar do mar .. pelo mar
Um imperdível das Ilhas Baleares e das ilhas de Maiorca e Menorca é de passear e pular de praia em praia durante um passeio de um dia ( ou mais) pelo mar com um barco.
Existem varias opções de passeios: do mais acessível em barco compartilhado com mais de 50 pessoas, ao um pouco mais intimista, compartilhado com ate 8 pessoas ou num barco privado que pode alugar para o dia inteiro ou mesmo alguns dias.
Optamos por alugar um barco junto com mais 3 pessoas. Um passeio de meio dia, durante o período da tarde, pelo valor de 60 euros por adulto. Apesar de sempre preferir os passeios totalmente privados, o aluguel dum barco privado custava – final de setembro – mais de 450 euros o meio dia. Durante a alta temporada, o valor é de cerca 800 euros.
O passeio de barco permite também de se aproximar de praias mais distantes e difíceis de acesso como a praia Fustam, uma praia belíssima.
Porem, devido ao acidente de elevador que sofreu nosso Noam de 2 anos e meio, e nossa ida às emergências, tivemos que cancelar o passeio e o final das nossas ferias pelas Ilhas Baleares.
Compre seu passeio direitamente no GetYourGuide

Balada e muita festa
Se Maiorca e Menorca estão famosas é principalmente pelo litoral incrível. Ao contrario da vizinha Ibiza que ficou famosa por suas noites selvagens e suas baladas que atraiam os melhores Dj do mundo.
Maiorca e Menorca, aos seus tamanhos, têm também alguns lugares badalados e perfeitos para os amantes de festa. Se em Menorca, calminha, ha alguns bar lounge, o mais famoso é ainda o Cova D’En Xoroi, um bar dentro duma caverna acima do mar, numa falésia. A entrada é paga – 12 euros por adulto e criança – e o bar se transforma em balada a noite chegando.
Ja, em Maiorca, na capital Palma, existem inúmeras baladas. Não fomos conferir quais – com 3 pequenos de menos de4 anos, não dava muito 🙂 –
Onde dormir
Durante nossos 8 dias nas ilhas Baleares, dividimos nossas estadias entre a ilha de Maiorca e a ilha de Menorca. Sempre, tentando achar a cidade mais próxima das praias mais lindas e então permitindo um acesso mais rápido.
Ao planejar sua viagem para Maiorca e Menorca, é primordial escolher sua cidade base em função das atividades que fará e do seu meio de locomoção. As distancias não são tão grandes porem cada trecho de ponta em ponta pode demorar mais de 1h.. de carro. Sem transito.
__ Em Maiorca …
Em Maiorca, fugimos da capital Palma de Maiorca para ficar mais perto possível das praias da costa sudeste, e das praias lindas de Cala des Moro ou ainda playa figueira.
Assim, escolhemos a cidadezinha de Ses Salines e o hotel Ca’n Bonico, um hotel chic, confortável e intimista. O hotel esta a menos de 10km da famosa e linda praia Caló des Moro. A cidade de Ses Salines é pequenina e o supermercado mais próximo fica na cidade de Campos ~15-20 minutos de carro. A sua escolha de hospedagem deverá estar bem pensada.

Nossa escolha de hotel nós puxou a optar ficar hospedados fora de Palma de Maiorca, capital da ilha de Maiorca e das Ilhas Baleares na sua globalidade. Porem, Palma, com quase 400.000 habitantes é também uma ótima opção de hospedagem para quem quiser viajar sem estar de fora da cidade. Em Palma, existem inúmeras opções de hospedagens. Dos hotéis mais económicos aos hotéis mais luxuosos com vista mar. Tudo como inúmeros apartamentos e/ou casas confortáveis e/ou incríveis para fazer da sua viagem, uma viagem inesquecível.
Numa pasta confidencial, eu tinha feito uma lista no Booking.com , com meus hotéis ‘preferidos’ . Dentro deles, o Nakar Hotel, um hotel sofisticado e moderno, com uma piscina linda na cobertura.

No estilo ‘hotel dos sonhos, no meio de nada’, eu tinha separado o Castell Son Claret. Um hotel de charme num parque imenso. Um ‘Havre de paix’ a apenas 25 km de Maiorca. O hotel conta com um Spa e um restaurante estrelado pelo guia Michelin.

No mesmo registro de hotel em plena naturaleza para um descanso total, eu tinha separado o Hotel Sa Franquesa Nova. Esse hotel fica na metade Leste da ilha de Maiorca, perto de Ses Salines. A localização é perfeita para descobrir a região norte, sul e leste da ilha sem precisar dirigir durante 1h de uma ponta ate a outra.

__ Em Menorca …
Bem que muito menor que Maiorca, atravessar a ilha de Menorca de ponta em ponta pode demorar mais de uma hora.
Na mesma ideia de ficar perto das praias mais lindas de Menorca sem precisar dirigir durante horas – as estradas são pequenas e o transito pode ser terrível no verão -,escolhemos ficar hospedados perto de Cala Galdana. A cidade fica a quase meia distancia das praias de Turqueta e de Faustam. Ou seja, ela é uma perfeita cidade-base para explorar as praias do litoral sul da ilha.
E, são exatamente no litoral sul que ficam as praias mais lindas de Menorca.
[ Leia também ‘ Praias mais lindas e incríveis de Menorca ‘ , aqui ]
Por falta de acomodações – sim, mesmo em setembro -, ficamos hospedados na cidadezinha de praia de Son Bou. Uma cidade ao centrinho cheio de restaurantes e abrigando alguns hotéis clubes.
Se for viajar com criança e procurar por um hotel com atividades e animações, provavelmente que essa parte da ilha será perfeita para você.
Se puder escolher e te permitir financeiramente de ficar em Cala Galdana, vá. A cidade é pequena e a diversidade de atividades limitada porem ela é a melhor localização da ilha. Dela, poderá alugar um barco – privado ou compartilhado -, conhecer as praias mais incríveis de Menorca … a pe e conhecer os outros pontos da ilha sem muita estrada.
Na minha lista de desejos, tinha separado o hotel Melia. O hotel fica frente à praia de Cala Galdana e tem a melhor estrutura da cidade. Sem falar da vista linda durante o cafe do manha.

Para quem quiser curtir de Menorca ficando hospedado no centro histórico duma cidade de tamanho humano, Ciutadella é uma excelente opção.
De Ciutadella, tudo como de Cala Galdana, é possível conhecer todas as praias lindas do litoral sul .. em transporte publico – e de carro – sem perder muito tempo na estrada. E, alem de ser próxima às calas – praias – mais lindas de Menorca, ela é também a porta de entrada e de saída dos ferry de e para Maiorca. Embora, seja também a segunda cidade mais populosa da ilha e uma ótima opção para conhecer e saborear a culinária local em restaurantes divinos.
Comer e beber
A Espanha é conhecida por sua culinária baseada em tapas – pequenas entradas diversificadas – e seus frutos do mar. Nas Ilhas Baleares, o destaque vai para os produtos do mar. Sempre frescamente pescados. Um dos pratos principais das ilhas é a caldeirada de lagosta. O prato por excelência. Logo com a famosa paella, prato nacional. É possível provar as lagostas locais no Sa Llagosta, em Fornells. Uma experiência fabulosa !

Em Menorca, provamos uma carne de boi local, suculenta !
Apesar de ter restaurantes em todos os povoados, e restaurantes para todos os bolsos, nem todos são bons .. Foi a experiência que tivemos em 2-3 restaurantes.
Dos restaurantes que provamos, aconselhamos muito o , numa antiga fazenda., num povoado perto de Son Bou. Uma ótima experiência de culinária local com ótimo serviço.
Dos restaurantes fantásticos e sofisticados da ilha, não percam o Puig de Sa Roca, um restaurante fantástico no centro da ilha.
Conhecer as ilhas .. De carro ? Taxi ?
Apesar de ter uma rede de transporte publico eficiente entre povoados e cidade – aeroporto, viajar exclusivamente de ónibus não será a forma mais confortável e rápida de conhecer as ilhas de Maiorca e Menorca. Enquanto os taxi, limitados, cobram cada corrida absurdamente caro. Cada trecho custa ~25 euros.
Por entanto, a melhor maneira de conhecer Maiorca e Menorca é alugando seu próprio carro. Porem, cuidado ! No alto verão, entre julho e final de agosto, as locadoras de carros podem sofrer de penúria pela alta demanda. Recomendo reservar seu carro com antecedência. Em setembro 2018, nosso aluguel de carro custou menos de 8 euros por dia ( ~35 reais / dia ).
[Escolhe e reserve seu carro ao menor preço, aqui ]
Como ir de Maiorca ate Menorca ?
Durante nossa viagem nas ilhas baleares, escolhemos começar a explorar Maiorca e em seguida Menorca. A ideia era de voar ate Palma de Maiorca, ir de ferry ate Menorca e voltar pelo aeroporto de Mahon, para Paris e/ou Barcelona. Ë que o aeroporto de Menorca é a principal porta de entrada na ilha e abertura para o exterior. Dai, saiam diariamente voos Low cost para as maiores cidades europeias. Londres, Paris, Miao e claro Barcelona e Madrid. Entre outras.
As 4 ilhas das Ilhas Baleares são também interligadas por voos internos entre Ibiza – Maiorca e Menorca. Uma alternativa aos ferry demorados.
Os ferry, também interligam as 4 ilhas. Com trechos mais demorados ; Maiorca – Menorca dura cerca de 3h. Ir de ferry não custa sempre mais barato mas permite viajar de ilha em lha com seu carro alugado. Permite limitar o tempo gasto nas filhas intermináveis das locadoras.
Duas companhias se dividem o mercado entre Maiorca e Menorca, Balearia e Transmediterranea, a mais barata. Em setembro 2018, os dois trechos de ferry com a transmediterranea de carro e com 4 pessoas pagas custou cerca de 165 euros.
Como chegar ?
Avião
A forma mais rápida e confortável de chegar nas Ilhas Baleares é, sem duvida, de avião.
A maioria das capitais europeias ( rejoignent ) as ilhas Baleares pelos ares. É particularmente o caso de Paris, Londres, Zurich, Madrid e muitas outras.
Viajando desde Lisboa no Portugal, optamos por uma viagem de avião ate Maiorca, num voo com conexão em Madrid. A companhia Low Cost RyanAir opera tambem voos baratinhos de Porto ate Maiorca. Em setembro 2018, em busca de ultima hora, as passagens custavam menos de 300 reais por pessoa. Pensou bem, perdemos a oportunidade e voamos desde Lisboa por 3 vezes mais caro.
E, se for em Europa trip, não perca a oportunidade de conhecer outros destinos graça às companhias Low Cost que permitem viajar pagando muito pouco.
Ferry
Como os espanholes o fazem muito, o ferry entre Valencia – Ibiza ou Barcelona – Maiorca , pode ser a forma mais económica de viajar ate as ilhas baleares .. se for viajar com seu próprio carro. Numa viagem para Barcelona de março 2018, achei passagem ida – volta com carro por menos de 100 euros. Uma boa economia para viajante ja em possessão do seu próprio carro.
Ja, se for viajar sem carro, não esqueça de comparar os valores das passagens de avião e de ferry, que podem ter uma diferença absurda.
Eu adoro o seu blog principalmente porque amo as fotos dos seus filhos aventureiros. São tão lindos!!!! Como esse lugar é lindo Alice. Eu, assim como você, ainda não tinha Malorca e Menorca como desejo de viagem, mas suas fotos me convenceram que é um destino que merece ser visitado! Tudo lindo de mais! Amo praias selvagens assim. Só achei os preços bem salgados!!
Oi Liany,
É verdade que os preços podem ser bem salgados durante a alta temporada, como em qualquer outro lugar na Europa. Maaaaaas as praias são tão lindas. As ilhas Baleares são um otimo destino quando combinado com outros destinos na Europa
Nossa, nunca tinha ouvido falar desse lugar e achei super interessante. Apesar das praias terem algumas encostas, parece fácil de chegar e é tranquilo de ir com crianças, né? Me amarrei no destino!
Oi Maiara,
Nunca tinha ouvido falar das Ilhas Baleares ? Postamos toda nossa viagem no Instagram. 🙂
PAra nos, nenhum destino não combina com viagem com crianças. Onde ha criança, podem viajar as nossas. Ou seja, no mundo inteiro 🙂
Olá, ótimo post, não tinha noção dos preços… Imagino que 8 dias é um sonho mesmo, mas quantos dias no minimo você indica para conhecer cada ilha? em uma noite e 2 dias dá para conhecer Menorca? E 3 dias acha que dá para curtir Maiorca?
Oi Tiago,
Em uma noite nao tera tempo de conhecer Menorca, nao. A nao ser que chegue cedinho e indo em cada praia ficando menos de 20 minutos. Acredito que o mínimo é de 3 dias completos por ilha .. e é o mínimo mesmo:)
Planeja uma viagem para la ?
Nossa que fantástico o seu post! Na verdade o meu conhecimento sobre essa região se limitava a Palma de Maiorca, mas pelo que eu li as ilhas de Maiorca e Menorca têm muito a oferecer! Adoro as praias dessa região com essa cor maravilhosa do mar! Gostei de você ter dado dicas da hospedagem com o objetivo de ficar mais perto das praias mais bonitas sem perder o conforto! Não sei se conseguiria conhecer essas praias mais afastadas com duas crianças como você fez mas achei bem legal! Considerando uma viagem tranquila quantos dias você recomenda nas duas ilhas? E na sua opinião qual a melhor opção de translado entre elas?
oi Silvia,
As Ilhas Baleares são mesmo muito mais que Palma de Maiorca. As praias são acessíveis para família e dependendo da idade das crianças, é totalmente possível ir ate as praias mais afastadas onde precisa andar uns 20-30 minutos. Nas outras ( Mitjana, Galdana ..) da ate para ir com o carinho de bebe.
Para uma viagem, sem correr e com o tempo de conhecer tudo, aconselho pelo menos 5 dias por ilha. Ficamos 4 e faltamos de conhecer muitas coisas.
Ao contrário de você, tenho um sonho enoooorme de conhecer Maiorca e Menorca! Eu sempre disse que minha primeira viagem à Europa seria praia!
Quantos dias você indica em cada ilha?
Entao, vai amaaaaar conhecer as Ilhas Baleares. Se quiser conhecer bem e ter tempo para tudo, sem precisar correr de praia em praia, aconselho pelo menos 5 dias por ilha. Claro que com 3 ja da para ter uma boa ideia mas correndo dum ponto para outro.. sem parar.
Ja tentou planejar uma viagem para as ilhas Baleares ?
As fotos dos seus filhos são a coisa mais linda que vi hoje!!! *_*
que fofura!!!
Uma pena que seu pequeno teve um acidente, espero que ele tenha se recuperado bem =)
Fiquei maravilhada com as fotos das ilhas, tenho vontade de conhecer, por conta do Nadal… não encontraram com ele por la? kkk
mas achei os passeios de barco caros =/
Existe outra forma de acessar as praias que os barcos levam?
Obrigada Thayz.
Ate que gostaria cruzar com Nadal mas não é meu tipo de homem e se eu o encontrar, talvez que nem perceberia KK
Os passeios são bem carinhos mas ha também a possibilidade de passear num barco grande com umas 50 pessoas ou ainda ir de taxi boat por 10 euros / pessoa. Para as praias acessíveis, so ir a pe pois é de graça 🙂
O blog de vocês é tão fantástico, cada local tão lindo nesse Mundão afora. Estou em êxtase com o post, já coloquei esses locais na minha listinha “preciso conhecer de qualquer jeito nessa vida”, rs. Gente, as fotos estão lindíssimas, que tudo! E aquele pôr do sol? . Parabéns mais uma vez por esse post maravilhoso!
A cada post uma surpresa boa e uma novidade. Um dos motivos de eu adorar te visitar aqui no blog é justamente por causa doa lugares diferentes para os quais vcs viajam.
Amo muito os posts de vocês, sempre tão completos e nos fazem nos sentir nos locais citados. Sou carioca e sempre que o post é relacionado ao mar/ praia fico mais encantada ainda. Nunca imaginei conhecer as Ilhas de Maiorca e Menorca, mas amei o que nos apresentou.. adoro frutos do mar e babei no prato de caldeirada.
Oi Aline,
Mas agora, colocou as ilhas baleares na lista de desejos ? 🙂
Esse post é de utilidade pública! Estou planejando minha passagem pela Espanha e as Ilhas Baleares definitivamente vão entrar na rota, amei todas as infos! Sabe dizer se em abril o aluguel de carro tem um preço tão bom quanto setembro?
oi Livia,
O aluguel deve ser super em conta, por volta dos 10 -20 euros por dia.
Onde queria ir ?
Olá Td bem? Vou pra Maiorca e Menorca em Junho e gostaríamos de alugar um carro, mas a cia de balsas Baleària informou q nem todas a locadoras de carro permitem q o carro viaje com a balsa. Vc sabe quais empresas permitem? Sabe se tem um custo extra por isso? Acha q podemos deixar para alugar carro e comprar o ticket da balsa por la ou nessa época já é arriscado não encontrar?
Ola Tatiana,
Ja falamos no Instagram 🙂 Se precisar de mais informações, fique a vontade de me perguntar. Sempre.
Abraço
Alysson e Bruno!
Parabéns pelo blog. O conheci fazendo minhas pesquisas sobre Mallorca e Menorca pois passarei 5 dias em cada ilha, em junho desse ano.
Estou tendo dificuldades em entender mais sobre a travessia entre Maiorca e Menorca. Num primeiro momento, estávamos pesquisando ir com o carro alugado na balsa. Mas ao tentar comprar o bilhete via internet, solicitam marca, modelo e placa do carro.
Mais tarde, viemos saber que nem todas as locadoras aceitam que o carro locado faça a travessia.
Na dúvida, pensamos em alugar um carro em cada ilha. Mas, para atravessar sem carro, vimos o valor de €50 por pessoa. Achei caríssimo. Após, vi um blog falando em €17,00 Mas não achamos esse valor no site.
Pergunta: você acha importante comprar a balsa pela internet e com antecedência?
Sobre o carro, melhor locar com antecedência também? Fiz pesquisa de valores de aluguel mas achei tão confuso, pois a cada vez que eu acessava o mesmo site, o valor pelo mesmo carro variava muito o valor.
O valor de €8,00 por diária que você conseguiu, está inclusas as taxas e seguros? Ou é o aluguel puro?
Você tem ideia de valor que eu pagaria em junho, por diária e todas as taxas do aluguel?
Muito obrigada
Ola Cassiane,
Suas perguntas são as mesmas que a Tatiana,
Nós fomos para as ilhas baleares no final de setembro ou seja no final da temporada. Alugamos nosso carro com um dia de antecedência. A locadora, Low-cost, estava com um fila interminável de mais de 2h de espera para conseguir retirar o carro. O valor de 8e / dia que pagamos era do aluguel puro. Sem seguro. Fiz uma rápida busca de valores no RentalCars ( acha a barra de busca no lado direito do blog) e achei um carro por 190 reais os 5 dias ( 10/06 ate 15/06) ou seja o valor – 8euros- que eu tinha pago em setembro 2018. Eu te aconselho de reservar o carro o quanto antes para 1- manter um bom preço 2- ter certeza de não faltar carro .
Quanto à balsa, reservamos com menos de 24horas de antecedência. Lhe recomendo também de reservar desde ja sua ida para não ter a surpresa de ver o valor evoluir e de não ter espaço disponível.
Os valores das balsas mudam a cada dia. Que nem os valores de voos. É também o jogo da oferta e da demanda. Em setembro, pagamos cerca de 200 euros ida-volta com 4 pessoas pagantes.
Se tiver mais perguntas, fique a vontade de perguntar 🙂
Olá família!
Muito obrigada pelo retorno!
Todas as informações super válidas!
Beijos