Holbox ou isla de Holbox. Nunca ouviu falar dessa ilha e por tanto , ela é a nova ilha preferida dos turistas no Mexico. Ainda discreta e pouco conhecida, Holbox ( diga-se Holboch) está cada vez mais ganhando em popularidade.
Verdadeira opção de destino de praia sem a invasão atual de algas que conhece o litoral do Mexico, Holbox conserva um litoral intato e aguas incrivelmente azuis.
Em agosto 2019, aproveitamos de nossos 8 pequenos dias de viagem pelo Mexico, para conhecer e curtir das praias da ilha de Holbox. Um paraíso a pouco menos de 2h de Cancun.
[ Conheça mais da nossa viagem pelo Mexico aqui ]
Sobre
A ilha de Holbox fica no extremo norte da região do Quitana Roo, estado principalmente conhecido por seu litoral de agua azul turquesa das cidades de Cancun, Playa Del Carmen ou ainda Tulum; destinos imperdíveis no Mexico.
Em disputa de popularidade com as duas ilhas vizinhas de Isla Mujeres ou ainda Cozumel, particularmente visitadas pelos turistas em busca de praias paradisíacas no Caribe, a ilha de Holbox é ainda desconhecida da maioria dos turistas brasileiros.
Com 40km de comprimento e 2km de largura, a ilha de Holbox conta com nada menos que 30km de praias, bordadas por agua azul turquesa. Apesar do seu tamanho, as atividades de Holbox ficam concentradas na única cidade da ilha. No seu centro e porta de entrada à ilha.
Alem dum litoral incrivelmente azul, uma das atrações principais de Holbox é poder observar e nadar com os tubarões-baleias que se reproduzem na região entre os meses de maio e setembro. E é uma das razoes pelas quais fomos até Holbox: renovar a experiencia de nadar com tubarões-baleias ( nadamos com alguns nas Filipinas – saiba mais neste post ) e curtir do mar do Caribe sem a proliferação de algas que conhece atualmente o litoral do Yucatán.
_______________________ Visto
Os residentes brasileiros ( assim que os europeus) não precisam de visto para viajar em Holbox e no Mexico em geral. O visto de turismo, acordado no solo Mexico, vale por 90 dias.
Vale lembrar que como qualquer viagem internacional é obrigatório apresentar um passaporte VALIDO, com pelo menos 6 meses de validade ate expiração. Contrariamente às facilidades de viagem do Brasil, os certidões de nascimento de menores e recéns-nascidos não contem como cédula de identidade.
A vacina da febre amarela é obrigatória e um certificado de vacina exigido dos viajantes a partir de um ano de idade que transitaram mais de 12h num país de risco de febre amarela OU chegando de um desses países. O Brasil é considerado com país de risco.
Porem, vale avisar que não foi pedido certificado de vacina no embarque e nem na nossa chegada no Mexico.
Quando ir para Holbox – Clima em Holbox
Com sua localização no mar do Caribe e sua proximidade da linha do equador, duas estações se alternam na ilha de Holbox: o verão de dezembro ate março / abril e estação de chuva ou ciclônica de maio ate novembro. Neste período, o tempo muda rapidamente, as chuvas são diluvias porem curtas e ha um importante risco de ciclone.
Consideramos o clima de Holbox como tropical. Como a maioria dos destinos no Caribe, as chuvas são mais importantes no verão que no inverno. É também o caso da Florida, Cuba, da Republica Dominicana e assim vai ate o extremo sul do Caribe.
Por entanto, o melhor período para viajar em Holbox e no Yucután é de dezembro ate Avril, quando os dias são particularmente ensolarados e as temperaturas amenas.
O que fazer em Holbox
O que fazer em Holbox
Viajar para Holbox é antes de tudo querer aproveitar do mar da melhor forma possível. Que seja para curtir da praia e da agua cristalina aos 50 tons de azul ou para observar e nadar com os tubaroes-baleias em pleno mar do Caribe.
Durante nossos 3 dias na ilha de Holbox, decidimos dividir nosso tempo entre praia e observação do maior peixe do mundo, o tubarão-baleia, passear pelo centro e relaxar, fazendo nada.
Praia, praia e praia



Vocês ja sabem, eu amo o mar. E nossos destinos de viagens sempre conciliam descanso com dias perto do mar. Sempre. Assim que ja fomos para algumas das praias mais lindas do mundo: Filipinas, Camboja, Tailândia ou ainda Grécia e ilhas Baleares, Republica Dominicana, Tanzania, Brasil ( claro 😉 ) ou ainda essas, no Mexico.
Uma das principais e únicas atividades na ilha de Holbox é curtir do mar e relaxar na praia. Com mais de 34km de praia, a ilha tem suficiente espaço para tudo mundo. E, se as principais praias da ilha são as mais próximas do centrinho ( e as mais procuradas) , ha também praias desertas ao longo que se afasta dos hotéis e do centrinho.
Nós fomos conhecer o banco de arreia da ponta mosquito, logo após o Las Nubes, último hotel pé na arreia da cidade. Nesta parte da ilha, se forma um banco de arreia comprido de centenas de metros. Ao segui-lo, durante uns 40min de caminhada na agua, chega na ponta mosquito onde é possível observar os flamingos da ilha de Holbox.

Descansar.. Sempre
Se ha algo que gosto fazer nas viagens é certamente fazer nada. NA-DA. Tomar cafe da manha e curtir do dia deitada nas espreguiçadeiras do clube de praia do hotel. Ler, bronzear, olhar meus filhos brincar e .. descansar. Afinal, viajar para praia é antes de tudo querer descansar .. perto do mar.
E é o que fazemos. Apesar dos 40km de comprimento, a ilha é habitada somente no centrinho. Os hotéis de praia ocupam a região norte da cidade, disponibilizando restaurante de praia para hospedes e não hospedes. Assim que curtimos das infraestruturas do nosso hotel mas também do hotel Las Nubes, o último da praia. Varios outros alugam espreguiçadeiras na praia, frente às inúmeras redes acima da agua.


Cenote e passeios
Alem dos tradicionais praia e descanso, ha também uns passeios interessantes a se fazer em Holbox. Nesses, ha o passeio pelas ilhas próximas onde é possível nadar e fazer snorkeling nas aguas cor Caribe. Nós escolhemos não fazer esse passeio para curtir o máximo possível do descanso que tanto precisávamos. Dos passeios mais procurados e acessíveis, o ‘ pula de ilha em ilha ‘ das Islas Pajaros, Passion ou ainda Cabo Catoche e o cenote Hoyo Negro. Ao contrario dos cenote do interior do Mexico, Hoyo Negro é um cenote aberto, como se fosse uma lagoa de agua doce.
Bioluminescência
Alguns meses por ano é possível observar um fenômeno único : a bioluminescência. Esse fenômeno é caraterístico da ilha de Holbox. Os diversos organismos que contem a molécula luciferina, liberam uma energia em forma de luz ao contato do oxigênio, transformando a agua em agua fluorescente. Algo espetacular. A observação acontece de noite, quando varias condições são reunidas : céu aberto, lua baixa e pouca polução urbana.
Esse passeio acontece habitualmente tarde de noite. Quando estávamos em Holbox, a observação era possível depois dàs 23h30. Às 23h00 desistimos pois tínhamos planejado e reservado nosso momento com os tubarões-baleias no dia seguinte às 6h30. Não pudemos observar o fenômeno porem dizem ser algo magico. O passeio dura cerca de 2-3horas e custa ~ 300 reais / pessoa. É também possível observar o fenômeno sem comprar um passeio em agencia. Neste caso, alguns taxistas oferecem a ida-volta por 200 pesos mexicanos.

Observar e nadar com tubarões-baleias
Uma das razoes da nossa ida para Holbox era poder renovar a experiencia de nadar com tubarões-baleias no seu habitat natural. Vivemos a experiência em 2016, quando fomos nadar com o maior peixe do mundo na cidade de Oslob nas Filipinas. Uma experiencia que me arrependi alguns meses depois. Os tubarões-baleias de Oslob são livres porem alimentados diariamente e assim sendo atraídos pelos peixes afim de ser explorados pelos pescadores locais que vieram uma oportunidade de ganhar dinheiro. Ao contrario de Holbox, os tubarões-baleias ficam a menos de 500m do litoral .. e então tirando a magia do ‘ habitat natural’.
Em Holbox, os tubarões-baleias não são alimentados. Poder nadar com é busca-los mais de 1h em lancha rápida em pleno golfo do Mexico. Os tubarões-baleias ficam em pleno mar, no seu habitat natural. Eles andam e nunca ficam num lugar so. A cada dia sua ‘ caça’ . Os tubarões-baleias são observáveis de maio/junho ate setembro. Uma experiencia magica. O passeio é feito através de agencia, sendo umas 30 no centrinho e custa (custou) 2.000 pessoas mexicanos por pessoa. Crianças acima de 2 anos pagam o valor cheio.

Onde comer em Holbox

Onde comer em Holbox ? Essa foi uma das primeiras perguntas que me fiz chegando em Holbox. Ao chegar de ferry direitamente no centrinho da cidade, se dispara com inúmeros restaurantes pelo caminho ate o hotel. Porem, a grande maioria não dam nem vontade de entrar. Ao pesquisar pelo internet e perguntando aos recepcionistas do hotel, consegui listar os melhores da ilha.
E é assim que fomos provar a melhor pizza da ilha no ROOTS. Provamos a pizza que todos recomendaram como a melhor pizza de lagosta da vida. E a pizza é realmente boa. Porem, a pequena pizza custou 600 pesos mexicanos (125 reais) (690 com a gorjeta) ou seja o valor de uma ótima refeição em bom restaurante.

Dos melhores restaurantes, provamos também o El Chapulim. O restaurante se diferencia pela gastronomia que serve. Sempre pensada e sofisticada. La, não tem menu e cada refeição varia dependendo da pesca e dos produtos do dia. Assim que quando fomos, foram oferecidos 3 pratos : 2 de peixe / fruto do mar e 1 de carne. Em plena temporada de lagosta, escolhemos a lagosta em molho de couve flor. Uma delicia ! Porem, apesar de comer bem, vale saber que o restaurante é pequeno e bastante quente. Para jantar da melhor possível, aconselho ficar numas das 3 meses que ficam na calçada. Por ser um dos restaurantes mais gastronômicos de Holbox, a conta é também uma das mais salgadas. Cada prato custou cerca de 800 MX.
Outra opção bastante falada e gastronômica é o Restaurante Milpa. Um restaurante onde o prato é uma obra de arte. Provavelmente a sua melhor experiência gastronômica da ilha. Por ser um dos melhores, não se esqueça de reservar com antecedência.

Para opções mais acessíveis porem ainda deliciosas, ouvi falar dum restaurante recente aberto, o Big Fish. Dizem ser um dos restaurantes imperdíveis da ilha de tão delicioso que é. Peixe fresco, guacamole a cair.. afinal, tudo que queremos no Mexico.
E claro, não perde a oportunidade de almoçar ou jantar ( ou mesmo tomar um drink) num dos diversos clubes de praia. Nem sempre a comida é das mais incríveis porem poder comer pe na arreia, num pedaço do paraíso é o que faz valer a viagem.

Onde dormir em Holbox
Onde dormir em Holbox ? Essa é sempre minha maior preocupação. A cade viagem que fazemos, eu sempre busco os melhores hotéis. Ou os mais charmosos. Nas minhas buscas de hotéis em Holbox, acabei achando poucas opções. Isso porque viajamos para a ilha na alta temporada. A ilha oferece todos os tipos de hospedagem. Das mais baratas em Hostel, mais praticas para família às mais confortáveis em ótimos hotéis. Em agosto 2019, escolhemos o Zomay, um dos melhores hotéis na época que buscamos no Booking.com. Pe na arreia, ele fica pertinho do centro porem suficiente distante para poder curtir da praia sem mais ninguém.

Ao longo da praia principal, na região norte de Holbox, ha diversos hotéis pe na arreia. Destes, alguns são perfeitos para passar uns dias de descanso num hotel confortável e bonito. O Villas Flamingos é um desses. Frente do mar, longe da movimentação do centro, sofisticado e com piscinas incríveis. Ele é para mim, um dos melhores hotéis em Holbox.

Se como nós, gostam de boutique hotel, eu recomendo o Casa Sandra Boutique Hotel. Um hotel de tamanho humano com um ótimo atendimento e idealmente localizado.

Para quem curte de hotel Adults Only, o Hotel La Palapa é um dos únicos da ilha. Ao contrario da maioria dos hotéis adults Only pelo mundo, o La Palapa não é nada excepcional porem .. não aceita criança ou seja, propõe paz e sossego para quem quiser descansar sem ouvir gritar pequenos viajantes. A Holbox Casa Punta Coco também não aceita criança. Porem, ao contrario do Beachfront Hotel La Palapa, o Holbox Casa Punta Coco é uma casa transformada em pequeno hotel de apenas 4 quartos. O hotel ainda goza de uma praia privada numa ponta da ilha totalmente vazia.
Como chegar em Holbox
A ilha de Holbox fica em pouco mais de 150 km do aeroporto de Cancun. Mais ou menos 2h de estrada. Chiquila é sua única porta de entrada.
A forma mais confortável e econômica de chegar é de carro. Chegando no aeroporto de Cancun, na ideia de viajar pelo Quitana Roo durante 8 dias, alugamos um carro numa das locadoras locais. A estrada entre Cancun e Chiquila – ultima cidade do continente – é em bom estado porem sem nenhuma luz. Dirigimos mais de 2 horas numa escuridão estressante. Recomendo fazer a viagem de dia para poder antecipar as curvas e ter mais conforto na estrada. Vale saber que durante as 2 horas de estrada, ha apenas 3 cidadezinhas pelo caminho. Recomendo levar trocados e agua e comida para não ficar procurando durante um tempão onde comer e/ou trocar dinheiro. E, não ficar esperando no pedagio para que alguém aceite trocar seus dólares em pesos mexicanos 🙂
De Cancun, vários taxi ou ônibus fazem o trajeto Cancun – Chiquila. De memória, o trecho de taxi custava 100-120 US$. E se preferir, reserve seu transfer antes de viajar, aqui
Em Chiquila, próximo ao porto (portinho) , é possível estacionar o carro alugado em diversos estacionamentos fechados com valor diário de mais ou menos 100 MX.
De Chiquilá é necessário pegar um ferry. Duas empresas dividem o mercado: Los Hermanos e Holbox Express. Com partidas a cada meia hora, não é preciso comprar os tickets com antecedência. Travessias Chiquila – Holbox das 6h às 21h30.

Eu realmente não conhecia Holbox mas acabou de entrar na minha lista. Muito lindo mesmo. Na Tailândia também tem esse fenômeno da bioluminescência em alguns lugares mas não consegui ver quando estava lá! Queria muito pois parece incrível!
Oi Liany,
Não sabia que tinha esse fenômeno na Tailândia. Lembra em qual ilha ?
Eu nunca tinha ouvido falar em Hoolbox e já estou convencida de que será meu próximo destino!
Um dos meus sonhos de princesa de Viagem é ver de perto a Bioluminescencia
Oi Aninha,
Se for para Mexico, não deixe Holbox fora do roteiro mesmo. Acredito que gostara muito.
Que lugar incrível. Estávamos procurando um local justamente para as próximas férias de nosso filho pequenino e adoramos fugir do óbvio. O post está super completo e as fotos perfeitas. Dá para ter uma clara ideia de quão lindas as praias de Holbox são. Obrigado por compartilharem.
Acompanhei essa viagem de perto, conferindo as postagens no Instagram e já me apaixonei logo de cara! Queria muito encontrar um destino relativamente perto e tranquilo, onde fosse possível nadar com os tubarões. Ainda não tinha visto a parte do fenômeno da bioluminescência na ilha de Holbox – deve ser realmente mágico. Obrigada pelas dicas! o post está muito completo!
Obrigada voce Anna. De estar no blog e no Instagram seguindo nossas viagens 🙂
Achei incrível! Estamos pensando em visitar o México no ano que vem, e certamente incluiremos Holbox, de que eu não havia ouvido falar, no roteiro! O mar é lindo por lá, gostei! Me interessei muito pelo fenômeno da bioluminescência. Minha esposa sonha em ver isso!
Não sabia da existência desse lugar, mas quero muito conhecer. Amei tudo nesse post, as fotos de comida, olalala❤️🙌. Arrasou
Cancún todo mundo já ouviu falar, claro. Mas essa ilha foi realmente um achado! E melhor ainda se é pouco conhecida! Achei super linda pelas suas fotos e uma perfeita Alternativa para fugir das outras ilhas mais conhecidas!
Sim, uma ótima opção fora o básico Cancun ou islã mujeres 🙂
So agora é que entro no vosso blog para ler artigos sobre gravidas e que vejo esse sobre Holbox. A nossa experiencia là foi bastante ma, pois o tempos estava cinza e de chuva…Quem sabe um dia voltamos para ver as baleias !
Ah quel dommage Cecilia !
Nous, nous avons eu un super beau temps. Mais je n ai pas trouvé l’ile incroyable. En fait, je n ai pas accroché avec le Mexique que j’imaginais différent. Mais j aimerais y retourner pour avoir une autre expérience, moins fantasmée