Ilha de Bornéu . Uma ilha divida entre Malasia , Indonesia e Brunei onde o turismo de massa é ainda preservado. Uma ilha que tenta preservar seu meio ambiente e se desenvolver ao longo da chegada dos turistas. Uma ilha que poucos incluem nos seus roteiros na Asia e por entanto, uma ilha onde é ainda possível observar algumas espécies de animais em extinção ou mergulhar com milhares de peixes. Bornéu não foi nos planos, nao foi paixão a primeira vista mas foi uma bela descoberta no Sudeste Asiático.

Sobre
Sobre
Em dezembro 2017, apos 2 meses rodando o continente asiático- Tailândia, Camboja, Vietnã, Hong Kong, Singapura, Kuala Lumpur- , fomos conhecer Bornéu onde passamos 15 dias. . Bornéu é uma grande ilha localizada na Ásia entre o Vietnã, a Malásia, a Indonesia e as Filipinas. Ela é a quarta maior ilha do mundo, em termos de área. Apesar de ser meio desconhecida pela maioria dos seres humanos, ela é uma ilha conhecida pelos especialistas / apaixonados por mergulho. Os indonésios chamam a ilha de Kalimantan.
A ilha é dividida em três partes:
A maior parte (a parte meridional) pertence à Indonésia.
A segunda maior (a parte setentrional) pertence à Malásia.
E a menor parte (encravada na parte da Malásia), pertence ao Brunei.
Ela é banhada pelo o mar do Sul da China, mar Sulu, mar de Celebes e mar de Java. O litoral de Bornéu é um dos mais ricos do mundo. Coberta com uma espessa selva e com um rico ecossistema, onde o mesmo está desaparecendo em favor de plantações de óleo de palma, a ilha de 740.000 km quadrados é dificilmente “visitável” em uma só viagem.

Clima – Quando Ir
Clima – Quando Ir
Como qualquer ilha tropical, é difícil definir o clima de Bornéu. Enquanto uma região pode estar debaixo de trombos de agua, uma outra pode estar num período de seca importante. Porem, algo esta certo: chuvas torrenciais podem acontecer em qualquer momento do ano e mesmo do dia. Nas regiões tropicais é comum ter episódios de bastante chuva durante alguns minutos e ver re-aparcecer o solzão minutos depois.
Na parte Malaia de Bornéu, na região de Sabah – mesma onde ficamos – , o período de chuva acontece de setembro ate janeiro enquanto o período mais seco vai de fevereiro ate agosto. Mas – tem um mas – a transição de estação é leve e as temperaturas continuam virando entre 25 e 34 graus, com uma taxa de umidade perto dos 80%.
A partir de maio, Bornéu entra em alta temporada. Por entanto, o melhor período para conhecer a ilha é de fevereiro ate maio, enquanto a região esta em estação seca e ainda em baixa temporada.

O que Fazer
O que Fazer
As principais atividades da ilha são voltadas a diversidade de seu ecossistema: que seja vegetal ou animal, terrestre ou marinho. Apesar de ser desconhecida do mundo, a ilha tende a desenvolver o turismo, conciliando natureza & autenticidade aos hotéis com standing ocidental.
Além da sua floresta primária, onde vivem elefantes selvagens, macacos com narizes longos e flexíveis, crocodilos e várias outras espécies tropicais. Bornéu e a ilha de Sumatra são os últimos territórios onde é possível ver os orangotangos em semi-liberdade.
Os apaixonados por trekking encontrarão algo para sua paixão em escalar: o Monte Kinabalu, a montanha mais alta do Sudeste Asiático, que se eleva a 4.095 metros e onde o Parque Nacional é perfeitamente bio diversificado.
Dominado por sua selva equatorial, Bornéu é, também, um paraíso marinho onde é possível encontrar todos os tipos de espécies marinhas.
Com um rico patrimônio ambiental, Bornéu oferece vários tipos de atividades ao ar livre.
Trekking no monte Kinabalu
Subir/escalar o Monte Kinabalu, a montanha mais alta no Sudeste Asiático.
Viajando com nossa filhinha de 11 meses e com 6 meses de gravidez, incondicionalmente e sem equipamento adequado, não tentamos essa experiência. Temos, também, de admitir que não somos verdadeiros “escaladores” e o trekking de vários dias, nós assusta. Embora tenha feito o Machu Picchu, em 2014, grávida de 5 meses. 🙂

.
Kinabatangan I Navegando pelo rio
Fazer um passeio no rio Kinabatangan de Sandakan, onde estávamos.
Nós fomos para o rio Kinabatangan e pegamos um chalé sobre palafitas, perto das águas amarronzadas do rio. Entramos na selva primária equatorial e ficamos sempre alertas por qualquer som de animal. Nosso objetivo era ver o famoso macaco com nariz longo e flexível (espécie endêmica de Bornéu) e, também, os crocodilos e elefantes. Bingo! 3 minutos de barcos e estávamos debaixo de uma árvore cheia de macacos. Um pouco tímidos, ficamos observando por uns bons vinte minutos. Crocodilos e elefantes? Nós não cruzamos com eles. Infelizmente, os elefantes anões estão ameaçados de extinção… Vítimas do aumento do desmatamento, gerado pelo governo da Malásia, para o benefício do plantio de dendê, muitas espécies estão condenadas à extinção nos próximos anos.

Visitar o centro de Reabilitação dos orangotangos
Visitar o Centro de Reabilitação de Sepilok.
Assim como a extinção de elefantes selvagens do rio Kinabatangan, os orangotangos de Bornéu também são vítimas do aumento do desmatamento. Verdadeira tragédia ecológica, os orangotangos de Bornéu são como os orangotangos de Sumatra, os últimos orangotangos observáveis em seu ambiente natural. O santuário de Sepilok coleta e reabilita, em um quadro semi libertário, orangotangos feridos ou órfãos. Embora o parque seja pequeno e turístico, o Centro permite se aproximar de orangotangos, alguns os quais percorrem de árvore em árvore, por cima de nossas cabeças. Sim, para o nosso espanto, passamos por um que estava a uns dois metros acima de nós.

Mergulhar I Descobrir os fundos marinhos
Relaxamento e descoberta dos fundos marinhos.
Com uma extensão de quase 5000km de litoral, Bornéu é um paraíso para descontração nas praias. Devido à limitação de tempo, nós preferimos as praias do norte de Sabah, aquelas de sua província meridional.
Verdadeiro paraíso, as praias em volta de Semporna – parada obrigatória para as ilhas – são de tirar o fôlego! Ilhas paradisíacas, perdidas no mar das Celebes com a areia branca e a água azul turquesa, o litoral da Malásia está cheio de tesouros.
Preferindo as ilhas selvagens e negligenciadas da famosa ilha de Mabul, muitas vezes referida como suja e terrível, passamos alguns dias nas ilhas Mataking e Patang. É que depois de um mês na Tailândia, procurávamos praias, ao menos, iguais às da Tailândia. E tamanha foi a nossa surpresa!. Selvagens e esquecidas pelos turistas, banhadas por uma água excepcionalmente quente, transparente e de um azul turquesa, as ilhas de areia branca e de vegetação costeira livre estão, logicamente, no top 3 dos melhores pontos de mergulho do mundo. A água de uma transparência sensacional, permite a observação perfeita dos Nemo, famosos peixes palhaço . Armados com uma máscara/snorkel e pé de pato, vimos há cerca de dez metros da praia, escondidos em corais coloridos, uma infinidade de espécies de peixes, tartarugas e até arraias.
Sipadan I Mergulho inesquecível
Reconhecido como um dos melhores pontos de mergulho do mundo, a ilha conta com uma preservação rigorosa. Ela é, provavelmente, o lugar perfeito para se mergulhar ou praticar snorkel na Malásia. O local é estritamente controlado e monitorado. O acesso ao local é limitado a 200 pessoas por dia. Infelizmente, nós não aproveitamos por falta de disponibilidade.

Island Hopping I Conhecer as ilhas ao redor
De Sandakan onde chegamos, fomos para Semporna, cidade do litoral no sul da parte Malaia de Bornéu. É nesta parte do litoral sul que ficam algumas das praias mais lindas da Malásia, da ilha de Bornéu.
De Semporna, é possível fechar um passeio com uma das agencias do centro da cidade e ir conhecer algumas das ilhas desertas entre Bornéu e as Filipinas no mar de Sulu.
Quando fomos, em dezembro 2016, o passeio em lancha moderna custou menos de 100 dólares para a familia: Bruno, nossa filinha de 11 meses e eu. Fizemos esse passeio numa lancha compartilhada com 2 australianos.
Na epoca, o barco parou para 5 ilhas, todas guardadas por soldados malaios e todas vazias, sem nenhum turista em vista. É que ha alguns anos, um grupo de filipinos sequestrou turísticas dentro dum hotel numa destas praias. Desde então, todas as ilhas por perto de Bornéu estão guardadas para impedir atos de piratarias dos Filipinos.
Dessas ilhas é possível fazer snorkeling e observar a fauna marina. Vimos tartaruga, peixes palhaço e fui ate picada por uma raia.

Visto
Visto
Para poder viajar para a ilha de Bornéu é importante e indispensavel ter um passaporte valido por mais de 6 meses apos a saída da ilha por um dos 3 países, dividindo o território: Malásia, Brunei ou Indonesia. E, paginas brancas disponíveis para novos carimbos / vistos dos países onde sairá e/ou entrará ate seu destino final e a troca do passaporte.
Cidadoes brasileiros não precisam de visto para entrar em território Malaio – Malásia – para estadia de até 90 dias ou seja 3 meses. Apenas 30 dias para os portugueses.
Atenção ! Como em grande maioria dos países, os Brasileiros deverão comprovar da vacina da febre amarela.
Brasileiros, portugueses e franceses entrando na ilha de Bornéu pela parte Indonesia deverão ter um visto, cuja será possível adquirir direitamente no aeroporto – Visa On Arrival ( VOA).
Onde Dormir
Onde Dormir
Em Bornéu, existem mais de 2 000 hotéis. A maioria deles custa menos de 100 reais a noite, o quarto de casal. E, bem que a ilha esteja ainda rústica, existem alguns hotéis de luxo, em cantinhos paradisíacos.
Kapalai Resort
Quando fomos para a região de Sipadan, em dezembro de 2016, o hotel ja estava lotado. Infelizmente, apesar de ter sonhado e procurado durante dias um hotel sob palafitas em meio dum mar raso e azul, não conseguimos nós hospedar no Kapalai Resort.
Fiquei pensando em como descreve-los esse hotel único e foi entao que cai na descrição do próprio hotel. Nao podia escrever melhor ” O Kapalai Dive Resort é um lugar incrível, provavelmente único no mundo. São dezenas de casas de madeira, ligadas por um pier, no meio do Mar de Celebes. Não há sequer um pedaço de terra ao redor, sem contar os cardumes de areia dourada que emergem do mar na maré baixa. Passeando pelos piers de madeira, é possível admirar algumas estrelas do mar deitadas na água abaixo de nós, ou nadar entre os recifes “. So isso ! Um hotel dos sonhos num pais que pratica sua religião de forma respeitosa e aberto ao contrario das Maldivas.

Gaya Island Resort

Bungaraya Island Resort

Como Chegar
Como Chegar
Seguindo o exemplo dos grandes centros Asiáticos, a parte malaia da ilha de Bornéu é, facilmente, acessível de avião. Seja a partir da capital do país, Kuala Lumpur ou dos países vizinhos. A Malaysia Airlines é a companhia nacional e a mais representada, mas é também possível viajar com a AirAsia.
Por mais que a parte malaia seja “pequena”, ela possui 5 aeroportos. Kota Kinabalu, capital do estado de Sabah, é sua principal entrada. De Kuala Lumpur, nós voamos até Sandakan, na costa do mar de Celebe. Aproveitamos da localização “central” para conhecer o norte, do oeste ao leste.
Dependendo das atrações que você queria conhecer na ilha, você pode voar até:
- Tawau: última cidade malaia no oeste do estado de Sabah. A sua proximidade com os pontos de mergulho e de snorkeling das ilhas em volta de Semporna, faz dela a melhor opção de entrada.
- Kota Kinabalu: capital do estado de Sabah, ela está localizada no nordeste do estado.
- Sandakan: a meio caminho entre Kota Kinabalu e Semporna. A cidade oferece a possibilidade de conhecer um pouco de tudo, sem precisar voar novamente.
Atenção: é possível viajar de carro. Porém, a ilha não tem estradas rápidas e as viagens demoram horas entre dois pontos. Sandakan -> Semporna chega a 8 horas de ônibus!