Booking ou Airbnb ? Hotel ou apartamento ? Desde 2013 e nossas primeiras andanças de nômades, essas perguntas são as primeiras de cada viagem que organizamos. Eram as primeiras perguntas das viagens que organizávamos.
É que desde 2014 e o nascimento da nossa Ella Louise, privilegiemos o conforto à escolha própria da acomodação. Ou seja, não reservamos um quarto porque esta num hotel ou porque tem cozinha, mas sim porque trás conforto na hora da viagem. Não apenas o conforto material mas o conforto de se sentir a vontade, no lugar certo e com as necessidades do momento.
Recebo muitas mensagens de mães procurando o melhor tipo de hospedagem durante uma viagem com criança-s . Nao existe UMA escolha certa. Hotel ou apartamento. Minha resposta é sempre ‘Depende..”. Depende do que esta procurando, do tempo que passará na cidade, se cozinhará ou privilegiará as refeições em restaurantes, se passeará mais que ficará aproveitando das comodidades da acomodação e claro, do seu orçamento e do tamanho da família. São tantas perguntas a se fazer e repostas para se entender e descobrir nosso próprio jeito de viajar.
Durante esses últimos 4 anos viajando o mundo com as crianças [ leia mais textos sobre viajar com crianças aqui ] , já ficamos em todo tipo de acomodações possíveis: em apartamentos, casas, motel de borda de estrada nos Estados Unidos, hotel caverna na Turquia, tenda no deserto do Saara, barco no mar mediterrâneo e ainda ónibus. Com isso, nós nos acostumamos a ver qual é a melhor plataforma que nos atenderá naquele momento, dependendo dos fatores listados acima.
As principais vantagens e desvantagens aparecem quando viajamos em grupo – ou família grande – ou que ficamos muito tempo no local. São esses fatores que decidi compartilhar para você poder viajar tranquilamente sabendo como escolher a acomodação perfeita na plataforma mais adequada para o seu tipo de viagem.
E então Booking ou Airbnb ?
Booking.com é actualmente a plataforma de reserva de quartos de hotéis ( e casas / apartamentos) mais confiável e utilizada por ser totalmente interativa, responsiva, possuir inúmeras opções dos melhores hotéis com perfis completos sobre as unidades e uma facilidade incrível na hora de reservar.
Porem, nesse seguimento, Booking.com não é a única plataforma recomendável. Dentro das mais famosas ha também Hoteis.com ou ainda Agoda, maior plataforma de reserva de hotéis na Asia.
Alugando seu quarto pelo booking.com ( ou qualquer outra plataforma de reserva de hotéis), alem de ganhar em tempo investido na busca das melhores opções, você pode ganhar no valor da diária. Para poder entrar na base da booking, os hotéis negociam um valor justo para eles e a comissão que ganhara a plataforma sob cada reserva efetuada e concluída. Ou seja, a plataforma acostuma oferecer melhores valores que os próprios hotéis, fora da plataforma. Também, a cada viagem efetuada, a booking.com oferece um upgrade do status e alguns descontos em algumas acomodações. Descontos de 10-15-20% no valor da diária.
Ganhe 15 euros ( 60 reais) de desconto na sua primeira reserva com esse código C7BF1BF3
Porque escolher um quarto de hotel ?
Viajar e dormir em hotel é poder usufruir dum conforto sem igual. Que seja solteiro, em casal ou em família. Dormir em quarto de hotel é poder ter conforto suficiente para passar uma noite perfeita, serviço de quarto para os dias de preguiça ou ainda facilidade nas horas de entrada e de saída. Porem, escolher dormir em hotel é também se perguntar se cozinhara ou não ? Se acrescentará no valor da diária as 2-3 refeições do dia ( pois na maioria dos hotéis não tem cozinha) ? Ou ainda, se será rentável dormir em vários quartos com x filhos. Hoje, com 3 filhos, a maioria dos hotéis que aceitam crianças não têm infraestrutura para acomodar uma família com 3 crianças pequenas no mesmo quarto. Ou seja, quando é possível dormir em hotel, devemos reservar dois quartos. Quando ao reservar um apartamento podemos usufruir do ape inteiro e do jeito que queremos ( com respeito ao material) sem ter que pagar a mais para os demais filhos.
A pergunta é: “Como será sua viagem ? E o orçamento ? cozinhar ou comer no restaurante ? Passear ou aproveitar da piscina ? ”
Airbnb
Airbnb é sem sombra de duvida a melhor invenção do Homem na hora de alugar casa ou apartamento. A plataforma transformou a forma de viajar. Quando antigamente a opção era hotel ou hostel, Airbnb criou a opção dormir na casa dos outros. Uma revolução no mundo do turismo e da viagem.
O Airbnb conseguiu criar e transmitir essa ideia dum mundo sem fronteiras , como a trazemos no Família Sem Fronteiras, fazendo que o hospede se sinta em casa .. mesmo que não esteja no seu próprio lar , imergido numa cultura diferente da sua. Um tipo de lar doce lar .. na casa dos outros.
Airbnb e as outras grandes plataformas do seguimento ( TripAdvisor, Alugue Temporada , HomeAway…) criaram um jeito mais livre de se viajar, podendo escolher junto com seu orçamento e sua necessidade o tamanho da acomodação, as comodidades oferecidas e melhor, um jeito de economizar na hora das refeições.
Ganhe 100 reais de credito na sua reserva ao te cadastrar pela primeira vez, direitamente aqui
Porque escolher um apartamento / casa ?
E é justamente por todas essas razoes que alugar um apartamento ou uma casa pode transformar sua viagem. Novamente, independente do seu estado civil, que seja solteiro, em casal ou em família ( ou grupo de amigos), alugar uma casa é poder ter uma intimidade que não temos em hotel. É poder dividir seu espaço com família ou amigos e usufruir de muito espaço. Poder cozinhar e economizar na hora das refeições ( atenção, não vale sempre. Nos EUA, gastamos mais cozinhando que comendo fora. Muito mais). Alugando um apartamento em vez dum quarto de hotel, apesar de perder a opção cafe da manha e limpeza todos os dias, você ganha em espaço, conforto e intimidade.
Ao viajar com criança-s, alugar um apartamento pode também ser a melhor opção sabendo da dificuldade que pode ser de achar o hotel dos sonhos ( Em Jericoacoara, mais da metade dos hotéis não aceitam as crianças). É também a única forma de reunir a família inteira na mesma propriedade sem precisar pagar para um quarto a mais, como é o caso na reserva de quarto de hotel para uma família de 5 pessoas..
Também, quando a viagem for ultrapassar uns 3-4-5 dias na mesma cidade, compensa alugar um apartamento, desfazer as malas, voltar a cozinhar ou não, comprar os alimentos que mais gostamos e prepara-los em casa e aproveitar para economizar dinheiro. É sempre, sempre o que fazemos quando numa viagem, fixamos nossa base numa cidade X. E é assim que ja alugamos apartamentos nos quatro cantos do mundo, vivendo a vida local. É que o custo-beneficio a longo prazo, é sempre melhor quando for alugar um apartamento que ‘morar’ num hotel. Em 2016, passamos 3 semanas no Sheraton de Sao Paulo e, apesar de sempre ter um quarto limpo e serviço de quarto, falta sempre a famosa intimidade que proporciona uma casa. Sem falar da economia gerada.
Resumindo
Se for escolher entre as opções de hospedagem de Booking ou Airbnb , veja primeiramente quais serão suas necessidades durante a viagem. Será uma viagem de negocio ? Va no hotel. Uma viagem em família com muita gente ? Pense em alugar uma casa gostosa.Assim todos poderão ficar num lugar so e não em vários quartos. Quer curtir da viagem e fazer nada ? Va no hotel e deixe a vida te levar. Será uma viagem longa ? Va de apartamento. Viajara com crianças e não quer mudar a rotina ? Va de apartamento. Eles poderão ter o próprio quarto.
Acredito que essa é uma disputa que ainda está ativa e bem ativa (hospedar-se em hoteis ou em casas??), porque o problema nunca foi dentro dos parâmetros que esse post aponta, mas sim baseado em fatores outros, que essencialmente consistem no fato de que hospedagem em hoteis não tem condições de prover ao hóspede o aspecto intimista e familiar que a hospedagem em casas se propõe a fazer. Isso sim tornou tão popular o Airbnb, porque eles tiveram a sacada de adentrar nessa brecha há anos existente, por conta de mau atendimento e despreocupação com as pessoas que são seus clientes, que afinal são pessoas.
Falo isso de forma bem consciente porque tenho uma pousada, em formato de casa (http://casadoivo.site) em que vendi muito pelo Booking e vendi muito pelo Airbnb… o diferencial é o que eu faço, o que eu proponho, como eu atendo e isso traz experiências boas ou ruins aos meus hóspedes… Sou exatamente um híbrido entre uma pousada e uma casa, mas tive oportunidade para dar um passo a mais e virar um hotel, mas recusei, justamente porque sei que em um hotel, o público já sabe que o tratamento é frio e pouquíssimo preocupado com o ser humano que ali se hospeda.
Isso sim deveria mudar como conceito pós-pandemia: Tratar cada pessoa como um ser humano único que é!