A ilha de La Maddalena ou o arquipélago de la Maddelana para ser exata, era o meu maior motivo para conhecer a ilha da Sardenha, na Italia.
Enquanto eu planejava minha viagem, me estava impossível passar um dia sem ver uma foto deste paraíso na Europa, ha apenas alguns quilômetros da França. Era como se a ilha, e seu litoral de agua turquesa, fossem me perseguindo e me convidando a visita-los o quanto antes. Então, em abril 2018, após uma meia dúzia de planejamentos, nós chegamos ,enfim, na Sardenha e na ilha de La Maddalena , 5 pequenas semanas após o nascimento da nossa pequena Adèle.
{ Siga nossas viagens em tempo real no Instagram}
E não perca meus post relacionados à Sardenha direitamente aqui. Meu guia completo da Sardenha ou ainda as praias mais lindas da ilha da Sardenha.
Sobre


O arquipélago de La Maddalena é um conjunto de sessenta ilhas, principalmente pequenas , e cuja a ilha de La Maddalena é a maior, a mais habitada e mais hospitaleira. Ela é, dizem, a única habitada. Ela é, junto com as ilhas de Caprera, Santo Stefano, Spargi e Santa Maria, uma das principais. Se nao é, de fato, a principal.
Ela é a cidade / ilha base do arquipélago. É aqui, que ao conhecer as ilhas, devera eleger hospedagem e programar as inúmeras trilhas e atividades pelas ilhas vizinhas.
No nordeste da Sardenha, bordada pelo mar Tirreno e por aguas transparentes de impressão intocadas , ela é um dos destinos mais procurados da costa Smeralda. E, da rapidamente para entender o por que. Banhada pelo litoral turquesa e coberta do verde da sua diversidade da flora, ela um dos cenários mais lindos da Sardenha. Tanto que em 1996, o arquipélago foi classificado parque nacional afim de preservar sua fauna e sua flora.
Clima – Quando Ir
Graça à sua localização no sul europeu, a Sardenha desfruta de um clima ameno o ano inteiro.
Se a primavera (março a junho) e o outono (setembro a dezembro) têm estações com clima agradável e temperaturas por volta de 15ºC a 20ºC, maio e setembro são os meses mais doces e favoráveis.
O verão, entre junho e setembro, é a estação mais seca e mais quente. As temperaturas se aproximam então dos 30ºC. Já, junho e setembro são, ao meu ver, os meses mais favoráveis para aproveitar bem a Sardegna e tudo que ela tem a oferecer, sem sofrer com o calor dos meses de julho e agosto.
O inverno, entre dezembro e março, é o período mais frio. As temperaturas caem facilmente a uns 10 a 15ºC e os ventos marinhos podem deixar a viagem difícil, a sensação térmica podendo se aproximar de 5 a 10 graus ºC.
Por entanto, o melhor período para conhecer a ilha vai de junho ate setembro, podendo extender em maio e inicio de outubro.
Fomos em abril, no início da primavera e pegamos dias ensolarados apesar de alguns com muito vento.
O que ver e fazer
Ir para La Maddalena é basicamente querer aproveitar do clima ameno e curtir das suas praias selvagens e paradisíacas.
O arquipélago se resume, facilmente, em passeios de barco e ir à praia. E é, obviamente, em apaixonados pelo mar e pela praia, o que fizemos com as crianças. Acredite, nada mais, nada menos.
Praia
___________. La Maddalena
A ilha de La Maddalena é a ilha base do arquipélago. Ela é tambem a porta de entrada. É aqui que chegam os ferry em provenance de Palau, ultima cidade da ilha da Sardenha.
Alem de ser porta de entrada, ela é O lugar onde serão programadas as futuras trilhas e passeios pelas ilhas vizinhas.
Se a ilha de La Maddalena conta com algumas praias cuja as principais são…. elas não são duma beleza incrível. Por entanto, aconselho caçar as praias paradisíacas das ilhas vizinhas e notamment da ilha de Caprera.
_____________. Caprera
A ilha de Caprera é, sem voce o saber, a ilha mais famosa do arquipélago. Apesar de não estar habitada e de ser completamente selvagem, ela é a ilha das praias incríveis que te decidiu a planejar uma viagem pela costa esmeralda.
Ela é ligada à ilha de la Maddalena pela ponte Passo dela Moneta e é totalmente acessível de carro. Algumas ‘estradas’ foram construídas para facilitar o acesso à as praias mais distantes e fáceis de acesso.
Por ser selvagem e em parque nacional, ela possui nenhuma infraestrutura. Apesar de poder achar, na ‘avenida’ ou estadra principal, um camião aménagé em food truck e um bar na altura do museu. É, então, indispensável levar o necessário para se mantar alimentado e hidratado.
Conhecer as praias de La Maddalena é o objetivo de todos os viajantes que visitam a ilha. Por isso, eu recomendo MUITO fazer um passeio de barco para conhecer as praias que necessitam uma trilha. Este passeio é o passeio mais vendido em La Maddalena.
Ou que tal um passeio de barco de um dia totalmente privativo ? Ele é mais caro que o passeio coletivo mas propõe mais liberdade.
Cala Coticcio
Cala Coticcio ou Tahiti é, sem duvida nenhuma, a praia – ou enseada – mais famosa e incrível da ilha. Totalmente perdida entre pedras, ela é pequenina e intimista. Ela é acessível por uma trilha do alto da montanha, perto do forte militar. De dificuldade media, ela demora 40 minutos através um caminho descido de pedrinhas e ao meio da vegetação típica sarda.
Eu tinha lido que era fácil achar o inicio da trilha, perto do estacionamento do forte militar. Nunca a achei. E, devido às contra indicações dos habitantes de La Maddalena, preferimos não tentar a trilha com 3 crianças cujo um de colo.
Ela é também acessível de barco durante um passeio pelas praias selvagens da ilha. Em abril 2018, nenhuma agência oferecia tour e, infelizmente, não vimos dos nossos próprios olhos a beleza maravilhosa da praia.

Cala Portese
A Cala Portese ou Due Mari é uma das praias de fáceis acesso da ilha. Fomos ate la de carro, seguindo a estrada de asfalte. Em abril 2018, a ilha de Caprera estava vazia e era possível estacionar e parar o carro nos encostamentos da ‘estrada’. Nada mais fácil de ir que apenas atravessando a estradinha.

Spiaggia Rosa
A Spiaggia Rosa ou Pink Beach é provavelmente uma das primeiras praias que conheci – ouvi falar – da Sardenha. Lembro ter visto umas reportagens na televisão francesa e ter visto imagens liiiindas da praia rosa. Ela é incrível e sua areai é rosa.
Ela é tao incrivel que durante anos, aberta ao publico, os turistas pegaram um pouco de areia de lembrancinha e acabaram ‘destruindo’o seu ecosistema. Desde então, ela esta totalmente fechada aos visitantes. A única maneira de ve-la é, ainda, de barco, passando só pela sua frente.
Entre as inúmeras ilhas, existem mais e mais opções de praia. Nao fizemos passeio de barco por falta de disponibilidade quando fomos. Porem, na simples ilha de Caprera, paramos em TODAS as praias acessíveis de carro: Cala Garibaldi, Cala Serena, Cala Portese, Cala Andreani ou ainda Spiaggia del Relitto.
Conheça tambem as 7 praias mais incríveis da ilha da Sardenha neste post
Passeio de barco
Uma das maneiras mais confortáveis de conhecer as mais belas praias do arquipélago é de barco. Ela é também a principal maneira de se aproveitar bem La Maddalena e curtir cada cantinho que o arquipélago reserva.
Pegar barcos e fazer passeios de catamarã, barcos infláveis e até mesmo veleiros, são os principais atrativos aqui. E, não é fácil dispensar. Até porque, essa é a única maneira – com as trilhas – para chegar nas mais belas praias do nordeste da Sardenha, em Caprera ou ilhas vizinhas.
Como expliquei neste post – guia completo da Sardenha – é comum e imperdível alugar barcos infláveis e sair em busca das praias mais lindas do litoral. Muitas empresas alugam os barcos sem skipper, deixando livre o dia de passeio.
Ja, se como eu, não se sente confortável em alugar um barco e andar em pleno mar, é possível fechar passeios direitamente com agencias e skipper. Basta procurar GOMONI, direitamente no porto principal de La Maddalena.
Reserve seu passeio de barco totalmente privativo aqui. Ou seu passeio de barco coletivo aqui.

Onde dormir na ilha de La Maddalena
A ilha de La Maddalena é a ilha base do arquipélago. Ela é tambem a porta de entrada. Como o mencionei na introdução, ela é também a única a ser habitada. Por entanto, ela é, do arquipélago, a única ilha hospitaleira e então com infraestruturas para receber turistas.
Apesar de ser pequena, estendida por 50km2, não falta opções de hospedagem. Desde hotel até aluguel de temporada, há opções para todos os gostos e bolsos. A maioria dos turistas e viajantes, param no centro ou seja logo perto do porto. La, sao concentrados vários hotéis e apartamentos alugados apenas durante a temporada. Pensei em nos hospedar no hotel excellior que fica frente ao porto, logo na avenida principal do porto e atras da rua comerciante. Porem, com 3 crianças, tínhamos que alugar dois quartos e por uma questão obvia de conforto, optamos por um apartamento perto do hospital, ha 4 minutos do centro de carro, pelas ruas estritas da ilha. Em abril 2018, pagamos 70 euros por noite para um apartamento de 2 quartos. Melhor custo-beneficio da ilha. Se tiver interesse em saber mais, me pergunte em comentário que passarei o contato.
Para quem prefere curtir do pouco de sossego, é possível sair do centro e das partes mais centrais perto do porto e ir do lado aposto da ilha, onde, se escondem pequenos hotéis e condomínios com acesso à umas das praias mais legais da ilha.
Comer e Beber
A ilha de La Madalena é grande o suficiente para oferecer uma larga oferta de restaurantes e opções para comer.
Tudo como os hoteis, os restaurantes ficam principalmente no centrinho da ilha. Porem, é possível comer em vários pontos da ilha.
Durante os 3 dias que passamos na ilha, aconselhamos o La Trattoria , um pequeno restaurante no centrinho e no meio da rua principal cheia de lojas. Comemos la, um dos melhores pratos da nossa estadia na ilha da Sardenha.

Como Chegar em La Maddalena
A unica maneira de chegar para o arquipélago é de barco. Que seja durante um passeio saindo de Porto Cervo ou Santa Teresa di Gallura ou ainda de ferry saindo de Palau.
Em abril 2018, fazendo uma volta de carro da costa leste da ilha da Sardenha, escolhemos ir ate a ilha de La Maddalena de ferry saindo de Palau. O trajeto é rápido – menos de 15 minutos – e custa 20 euros por carro + uns 10 euros por passageiro por trecho.
No porto de Palau, se disputam 3 empresas, cujas cada umas com os mesmos valores. Saiam ferry todos os 15 minutos, uma empresa após a outra. Porem, com um numero maior de ferry, a sai mais que as outras companhias.
Gente, nunca fui à Europa e Sardenha é a minha prioridade! Vou devorar seus outros posts!
Vi que só em Lá Madalena foram 3 dias.. e no arquipélago como um todo?.Quantos vc indica?
Oi Aninha,
Passamos 8 dias na costa leste da Sardenha. 3 em la Maddalena, 2 em Cala Gonone e 2 em olbia, como cidade base para conhecer Porto Cervo, Santa Teresa di Galluri e cidades vizinhas.
Quando pensa ir ?
Viu que ja tem 3 post sobre a Sardenha ? E estou escrevendo mais um sobre as praias mais lindas de Cala Gonone 🙂
Simplesmente paradisíaco este lugar. Fiz minha primeira viagem à Itália mês passado, mas já sai do País com a certeza de que voltarei muitas vezes para explorar vagarosamente várias regiões que me interessam. A Sardenha já estava nos meus planos. Agora, com a leitura deste post e a visão dessas imagens deslumbrantes, vou priorizar a Sardenha antes da Costa Amalfitana.
A Itália está no topo da minha lista de lugares que preciso conhecer e sou apaixonado por ilhas então agora estou aqui sonhando e babando por esse lugar… Vcs ficaram 3 dias né? achou suficiente?
Oi Tiago,
A Italia é um pais lindo e suas costas são incríveis.
Na ilha de la Maddalena, ficamos 3 dias. Porem, ficamos 8 dias na ilha da Sardenha. 3 dias em La Maddalena foi o suficiente para dar uma volta e conhecer as principais praias. Mas, fomos em abril e então, fora da temporada e dos fluxos de turistas. Acredito que o mínimo seja 2 dias e ate uma semana esta perfeito. Da para descansar e curtir das inúmeras praias do arquipélago.
Meu Deus que paraíso! A Itália realmente possui muitos lugares lindos para conhecer! Sempre tive vontade de visitar e curtir as praias da Sardenha e agora lendo o seu post fiquei mais animada ainda! Muito bonitas as fotos e ótimas informações!
So falta organizar sua próxima viagem para a Italia e descobrir esse paraíso. E quando for, me chame que vou junto 😉
A cada dia que passa não sei mais quantos dias eu tenho que reservar para uma viagem pra Itália… É tudo lindo demais, de norte a sul. Esse lugar é um paraíso. Olha a cor e a transparência dessa água! Um fenômeno natural. E a cidade La Madalena ainda é bonita. Belo post!
Apaixonado pelas fotos destas praias paradisíacas! Por pouco não resolvi passar minha lua de mel nesta região, mas acabei optando pela Toscana! No entanto, é óbvio que quero ir um dia até lá! Triste com essa informação de que a praia de areias rosadas teve que ser fechada pela falta de noção dos turistas. Nunca entendo como o ser humano consegue ser tão irresponsável com a natureza!! Uma pena!
Serio Erik ? Quando viajou para a lua de mel ? A Toscana também é incrivel à imagem do seu litoral. Por onde viajou pela Toscana ?
Essa família linda sempre com as melhores dicas. Ainda nao consegui marcar esse lugar na listinha, mas sou doido pra ir, esse mar ganha facil meu coração kkkk. Abraços e vlw por tantas dicas importantes.
Quais são os destinos na sua lista dos sonhos ?
Ainda não to acreditando no azul desse mar, que coisa mais lindaaaa!! Ta ai um lugar que nunca pensei em conhecer e agora fiquei morrendo de vontade… Show o post família!
Que legal Livia ! Fico feliz em ter feito voce viajar comigo 😉
E quando for, me avise para eu poder viajar junto com voce
Uau!!! Como boa carioca amo de paixão o mar, a praia.. e curtir um paraíso desse deve ser maravilhoso! Quando fomos à Europa fomos no inverno, e sonho com o dia que poderei voltar na primavera ou verão, e agora terei que incluir Sardenha nos meus planos.
Devera incluir a Italia mesmo, Aline ! Esse país é incrível e suas costas maravilhosas !
Por onde viajou pela Europa ?
Gente, que delicia! babando muito aqui com essa água, que lugar surreal
Amando as dicas. Parabéns!
E esse prato delícioso no final, que difícil ver isso morrendo de fome.
Amei o post!
Alo alo, daqui Joana de Portugal
Estou desesperada de cansaço e por todo o trabalho que tive este ano, não consegui tratar das férias até agora. Entro de férias daqui a uma semana e ando louca à procura de soluções que me dêem mar quente, águas transparentes abaixo dos 600€/pessoa POR FAVOR!
Pensei em ir à Sardenha e encontrei aqui o vosso post. O que me sugerem? andei a ver voos para Olbia e gostaria de ficar 3 noites na ilha Madalena e depois os restantes dias noutro sítio ou sítios. Sugestões?
E afinal quanto fica 2 adultos + carro alugado no ferry?
Oi Joana,
Agora, será difícil achar um lugar barato na Europa durante a alta temporada.
De Olbia ate a ilha de La Maddalena são menos de 2h de carro… fora da temporada.
Na epoca que fomos, o aluguel de carro era de 10 euros / dia. Bem baratinho. Acabei de verificar, e a semana de aluguel em agosto sairá 766 reais [ veja neste link : https://www.rentalcars.com/SearchResults.do?country=Itália+-+Sardenha&doYear=2018&distance=10&city=Olbia&puTimeCombined=10%3a30&dropCity=Olbia&driversAge=30&fromLocChoose=true&adcamp=blog&dropLocationName=Aeroporto+de+Olbia&doMinute=30&puYear=2018&affiliateCode=familiase&preflang=br&locationName=Aeroporto+de+Olbia&puMinute=30&returnCheckboxEnabled=true&doDay=8&puMonth=8&adplat=sidebar&dropLocation=443623&doHour=10&dropCountry=Itália+-+Sardenha&doTimeCombined=10%3a30&puDay=1&puHour=10&location=443623&doMonth=8&filterName=CarCategorisationSupplierFilter ]
O ferry custou 60 euros Ida-Volta com o carro, os 2 adultos e as 3 crianças. Nossos 9 dias na ilha, custaram certa de 1400 euros, hotéis, restaurantes, passeios, aluguel de carro, gasolina, seguro e tdo mais. Em baixa temporada.
Curte muito da Sardenha ! E se não for para a ilha, pense na opção das ilhas baleares que são lindas !
Olá! Adorei o seu post! Poderia me mandar o contato de quem você alugou apartamento em La Madalena?
Muito obrigada.
Boa tarde Sara,
Foi neste apartamento que dormimos durante nossa estadia na ilha : https://www.booking.com/hotel/it/residence-anna.en.html?aid=1329305&no_rooms=1&group_adults=1
Otima viagem !
Excelente post família! Bem esclarecedor além de fotos lindíssimas!!
Estamos organizando nossa viagem para outubro de 2020. Bom ler experiências de quem foi fora da alta temporada.
Valeu!
opa, obrigada Bruno !
Outubro é também um bom mes para viajar pelo sul da Europa : calor razoável, praias vazias e preços amigáveis 🙂
Boa viagem !