Melhores destinos de inverno no Brasil ?
Entre as primeiras semanas geladas de junho e o constante soba e desce das temperaturas invernais na região sul do Brasil dos meses de junho e julho, decidi fazer uma lista de lugares para viajar durante o inverno no Brasil sem precisar sair de solos tupiniquins.
Apesar do Brasil não ser conhecido pelo seu inverno e suas temperaturas baixas, o turismo em cidades mais frescas é muito procurado por brasileiros em busca de clima invernal podendo viajar como se fossem na Europa. Ultimamente, algumas cidades sulistas se destacaram e entraram no Top 10 dos destinos no Brasil. Entre as praias do Nordeste – Porto de Galinhas, Fortaleza – do Rio de Janeiro e do litoral norte Paulista, encontra as cidades mais frescas de Gramado e Campos do Jordão.
Ou como misturar coqueiros e praias com friozinho e chocolate quente.
Vamos passar o inverno brasileiro – junho, julho e agosto – tomando chocolate quente e passando um friozinho em cidades charmosas ?
Gramado – Rio Grande do Sul
Esse ano – 2018 – após o nascimento da nossa Adèle em Paris, das nossas viagens na Espanha e na Italia, voltamos passar um tempinho no Brasil.
Em maio, saímos de São Paulo e fomos passar alguns dias na região brasileira mais conhecida por seus chocolates deliciosos e seus vinhos. A inspiração não poderia vir de outro lugar que da Suíça. Se você já foi à Alemanha, vai perceber que o estilo enxaimel das casas é quase igual. Isso é por conta da grande quantidade de imigrantes alemães que existe em Gramado. Quantidade tal que parece até que trouxeram parte do inverno europeu com eles. Por mais que não neve todos os anos, a sensação térmica é bem gostosinha.
No início de maio, durante nossos 5 dias na região, as temperaturas variaram entre 10 e 23 graus. Momento perfeito para parar tomar um chocolate quente na Casa da Velha Bruxa e comer uma incrível fondue de queijo na La Belle du Valais. [ Mais dicas de Gramado e Canela aqui ]
Recomendo muito o Hotel Saint Andrews, hotel dentro de um manoir e o Wish Serrano Hotel, uns dos hotéis mais incríveis de montanha do Brasil

Conhecida como a cidade da garoa, nem só de pequenos frios matinais vive o estado de São Paulo. Não é a toa que Campos do Jordão é conhecida como a capital do inverno brasileiro.[saiba mais de Campos de Jordão neste post do blog Mochilão a Dois]. Famosíssima em São Paulo, ela atrai os paulistas procurando um ar fresco e montanhoso, misturado à luxo e muita balada.
Claro, Campos do Jordão é famosa também por promover o inverno mais badalado de todo o Brasil. Podendo ter seus termômetros inclusive abaixo de zero, Campos do Jordão trata de aquecer a cidade com o Festival de Inverno, o maior evento de música clássica da América Latina.
Como nós não é um amante de música clássica? Lá, alem de varias atracões e do Shopping de Inverno, – espaço dotado de inúmeras grifes -, poderá curtir de diversos restaurantes com sua tradicional culinária serrana e claro, de chocolate quente e outras fondue.

Em Campos do Jordão, recomendo muiiiito o Botanique Hotel e Spa, um hotel adults only – que aceita crianças apenas em datas certas e comemorativas , novinho e charmoso. Um encanto em Campos.
Com um clima frio e seco, a sensação térmica é ainda menor, sendo comum que no inverno as temperaturas cheguem até incríveis -10ºC. Todos os anos, assim como em Campos do Jordão, acontece o Festival de Inverno de Monte Alegre, com várias atrações culturais e artísticas que fecham com chave de ouro o clima romântico.
Ja pensou que cidades frescas rimam com experiencia romântica ? Que seja em Monte Verde no Minas Gerais, ou ainda no Rio grande do Sul ou em São Paulo, são destinos ideais para uma viagem a dois ou mesmo em família.
Monte Verde possui uma charmosa arquitetura em estilo alpino, que dá um ar europeu e surpreende ao contrastar a arquitetura de raízes europeias com as paisagens naturais tipicamente brasileiras. Por fim, nessa cidade mineira, ainda podemos ter um espetáculo à parte: o da Geada. Todo o cenário fica branquinho ao estilo alpino, sendo um filtro natural para aquele seu post do Instagram!
E se quiser uma dica de hotel, opta por o Kuriuwa Hotel, um hotel super charmoso cercado por natureza
Quando morava no Rio de Janeiro, eu tive a oportunidade de ir conhecer Petrópolis, a cidade imperial . A cidade, uma das 5 mais seguras do Brasil, fica localizada na Região Serrana Fluminense a apenas 260 km da cidade maravilhosa e possui temperaturas amenas. Entre maio e setembro, a temperatura mínima media é de 12 graus com um mínimo recorde de 3,5 C .
É também a partir de maio que se inicia a alta temporada do turismo na cidade, logo com o inicio do inverno e o Bauernfest , ou Festa do Colono Alemão ,festival em homenagem aos imigrantes alemães. É maior festa de Petropolis e região.
Recomendo as Pousada Paraíso Açu e Pousada Altenhaus, duas pousadas confortaveis e com vista para a serra.


Canela – RS
De maio a agosto, a cidade já se considera na temporada de inverno, e não é à toa. Em maio 2018, durante nossa viagem pela região, as temperaturas variaram entre 10 e 23 graus. Situada na Serra Gaúcha entre verde, montanhas e altura, o frio chegue bem mais cedo. Canela é um perfeito misto do que você imagina encontrar numa cidade brasileira de colonização alemã – desde deliciosas feijoadas e cachaças, até os clássicos fondues invernais e apfelstrudel (sobremesa de maçã tipicamente austríaca).
Canela é também conhecida por suas atrações gratuitas que vão desde o Mirante do Vale do Quilombo, o Parque da Lavanda, Praça das Etnias e a linda Catedral de Pedra de Canela!
Partiu ?

Claro que esses não são os únicos destinos de inverno do Brasil. Afinal, é impossível sumarizar em 5 pontos todos os lindos locais que vão desde o Oiapoque ao Chuí.
Recomendamos que apronte suas malas sabendo bem das temperaturas e da sensação térmica com as quais cada um desses destinos vão te desafiar. No mais, é isso! Leve sua garoa, suas luvas e curta bastante do friozinho das serras brasileiras.
[…] TAMBÉM: 5 melhores cidades onde passar o inverno no Brasil Natal Luz de Gramado: Novos Espetáculos Indicação de Hotel em Gramado: Laghetto […]