Retrospectiva 2016 – O resumo do nosso ano

Et voilà, mais um ano que chegou ao fim. E que ano!

2016 foi, para nossa família, a imagem de 2015 e 2014, um ano excepcionalmente rico em descobertas, não somente ambientais, culturais ou sociais mas pessoais e humanas.

E nesse ano de 2016 que chegou nossa segunda riqueza, o fruta do nosso amor, e nosso mais novo companheiro de vida e de viagens: nosso segundo filho, Noam Louis.

É também nesse anode 2016 que completamos nossa volta na Ásia do Sudeste e que iniciamos mais um ciclo de vida.

Esse ano, foi o ano de realizações:
Começamos a escrever no blog, a postar nossas fotos nas redes sociais do Instagram e do facebook, e acumulando os três canais, vocês são mais de 30.000 a seguir nossas aventuras pelo mundo.

Hoje, paro para pensar: 30.000 pessoas cadastradas para viver, junto conosco, essa vida na estrada. 30.000 pessoas curtindo nossos relatos e interagindo diariamente. Será que isso é verdade?
Nunca imaginei que um ano após o lançamento do blog, teríamos 30.000 pessoas a viver essa rotina de viagem.

                   E em números, como foi o ano ?

Foram,

              3 continentes

              6 países (foram mais de 15 em 2015 e serão 20 em 2017)

              18 viagens dentro do Brasil

              29 aviões

              176 noites em hotel

              Mais de 6 meses só de viagens

              e milhares de quilómetros percorridos

Um ano de viagem não se resume apenas em dizer qual pais ou qual destino foi o mais legal, o mais desorientado, o mais bonito ou ainda o que mais amei.    Viajar é aprender a descobrir e apreender o mundo duma forma diferente não só com os olhos, nem os sensos primários,  mas também com o coração.   Esse ano, viajando por 3 continentes e o dobro de países culturalmente e socialmente diferentes, conhecendo a verdadeira pobreza e a exuberante riqueza, posso dizer que viajar abre a mente duma forma irreversível e,  pelo bem da humanidade.

Nessa retrospectiva, eu pensava em resumir cada viagem do ano num formato mais “calendário”, evocando os destinos seguindo os meses do ano.  Finalmente, achei mais pessoal listar numa classificação os destinos pelos quais mais me surpreendi.      A final, nem todos eram sonhos de viagens e alguns viraram destinos preferidos onde ja nós nós vemos viver parte das nossas vidas.

Iniciamos esse ano perto dos campos de arroz da ilha dos Deuses, em Bali, vendo alguns dos mais belos por do sol, nadamos com tubarões baleias e flutuamos em lagoas azuis neon nas Filipinas, esquiamos no meio do deserto Rub Al Khali e subimos na torre mais alta do mundo em Dubai, demos nascimento a nosso segundo filho em Paris, comemos tapas na praia de Barcelon(et)a , nadamos em piscinas naturais em dezenas metros da praia em Porto de Galinhas, cruzamos tubarões em Recife, encontramos 500 empreenderes durante 3 dias no evento nós ao vivo do Bruno em Sao Paulo, redescobrimos a cidade maravilhosa no … Rio de janeiro, conhecemos o caribe carioca e suas aguas turquesas na região dos lagos, tiramos selfies com as cachoeiras da Chapada dos Vendeiros, fizemos kitesurf em Cumbuco, atravessamos dunas de areia e deitamos em rede dentro de lagoas de agua doce em Jericoacoara, nós nós beijamos em bancos públicos  em Paris, degustamos vinho na rota dos vinhos do sul da França,  pegamos dias de chuva em Vitoria, visitamos o presidente ( ou, fizemos um golpe) em Brasilia, descemos de tobogã nas escadas da Hotmart em BH, bebemos agua de coco com vista para os dois irmãos na praia de Ipanema,  brincamos de Brigitte Bardot em Búzios e pulamos nas aguas geladas de Cabo Frio, fizemos filmes nas ilhotas de Angra, demos nosso sangue para os pernilongos de Ilha Bela e, por fim, nós nós amamos sem fronteiras.

            #01 Filipinas

Aqui em mais uma parada pela Ásia, foi um sonho realizado, pois ouvimos e vimos muito sobre as Filipinas e suas centenas de ilhas paradisíacas.

As Filipinas, além de ser um lugar belo como uma jóia, têm diversidade em atividades, e não apenas praias: Possui também lagos e lagoas como Big Lagoon & Small Lagoon, em El Nido, com suas paredes rochosas e águas claras e calmas.

Claro que não é só isso, demos uma passadinha em Oslob, onde nadamos com feras gigantes e épicas dos mares, tubarões baleias, com seus 3 mil dentes em bocas de 2 metros abertas, ao nosso lado, porém animais dóceis que fazem da viagem inesquecível.

Mas e quem curte uma cachoeirinha? É só ir até Cebu, onde fomos conhecer esse lugar que é conhecido como a Rainha do Sul e que possui inúmeras cachoeiras lindíssimas, entre elas Kawasan Falls e Tumalog Falls, e aí, que tal um mergulho?

Veja mais sobre as Filipinas

                  Leia Sobre Nadar com Tubarões Baleias

                            El Nido, o Paraíso na Terra

big lagoon El Nido Filipinas

Tumalog Falls oslob Filipinas

Tubarão Baleia oslob Filipinas

            #02 Bali

Bali foi nossa primeira parada em 2016, o lugar onde demos os primeiros passos do ano em aventuras na Ásia.

Um lugar que nos encantou, ao vermos templos milenares, campos de arroz que são uma obra de arte no cenário da paisagem de Bali, e claro, os enormes vulcões que são desbravados todos os dias por turistas com sede de aventura e que sobem pra ter a vista mais incrível do alto.

Claro que Bali é um lugar que tem uma riqueza enorme, pois de norte a sul, são inúmeros templos que se podem ser visitados, como nós fizemos, tirando fotos e vendo construções únicas que fazem Bali ter um toque exclusivo em sua identidade.

Sem falar dos macacos que vivem pela ilha, entre as pessoas, mas que se concentram bem em Monkey Forest, que é uma floresta habitada por macacos que vivem como guardiões das construções locais.

Mas claro, quem curte surfar vai adorar Bali, pois aqui é o que mais se vê nas praias, que são super propícias pra quem vive sobre pranchas, e claro, não deixo de falar sobre os clubes de praia que foram nossa morada durante muitos dias em Bali, ficando da parte da manhã, aproveitando sol e diversão, até o entardecer, onde vimos o pôr do sol mais lindo que já tínhamos imaginado.

Veja mais sobre Bali:

                               Bali | A Ilha dos Deuses

                          lhas Gili | Refúgio no Paraíso

Bali Indonesia

Bali Lombok Gili

Gili Lombok Bali

 

  •          #03 Jericoacoara

Um vilarejo que há 20 anos atrás não era conhecido nem mesmo na capital cearense, de repente é famosa no mundo inteiro, assim é Jericoacoara, ou melhor, Jeri, minha querida Jeri.

Um lugar que fomos, pois eu sempre sonhei em conhecer o nordeste brasileiro, e posso dizer que foi muito melhor do que eu imaginava. Um lugar esplêndido, que não é fácil de se chegar, mas quem já dizia, o difícil é melhor.

A vila tem apenas por volta de 3000 habitantes mas é cercada de resorts, restaurantes e uma coisa que não falta por aqui e que aproveitamos foram as inúmeras atividades.

Andar de buggy sobre as areias desse deserto, ou melhor, desse Oásis e chegar até as Dunas, passando por lagoas cercadas de quiosques típicos onde se pode comer frutos do mar fresquinhos e ainda mais, fazer kitesurf nas praias e deixar o vento levar.

Aqui a paisagem é maestra de todo esse cenário, que nos encanta e nos faz ver um Brasil totalmente diferente, com belezas naturais, o que já tem de sobre, porém uma tranquilidade que não se vê nas capitais, onde se pode relaxar e não fazer nada, somente sol, bronze e mar.

Veja mais sobre Jeri:

                  Jericoacoara, beleza do Ceara 

Buggy Jericoacoara

Mangue Seco

Buggy Passeio Lagoa Jeri

jericoacoara ceara brasil

 

           #04 Búzios

Em Búzios são 23 praias em uma península linda que apaixona a qualquer visitante, e até quem mora aqui há muito tempo, pois quem diria que esse paraíso com águas verdes esmeralda e azul turquesa está localizado a apenas 170 km da capital carioca?

São praias maravilhosas que enfeitam o verão e além de tudo, cercadas de muito verde e muita gente bonita. Turistas que vêm do mundo todo pra visitar essas belas paisagens, passeando em lanchas, escunas e barcos, aproveitando as praias que são lindas vistas de baixo e também lá de cima, de helicóptero, sim!

Nós ficamos em João Fernandes e de lá ainda há um passeio de helicóptero que leva até 3 passageiros pra ver de cima e testemunhar o quanto a natureza aqui foi generosa.

Além disso, não é à toa que a minha compatriota Brigitte Bardot veio visitar Búzios e amou o lugar, eu nem pergunto o porquê, é só vindo pra ver e claro, visitar também a Região dos Lagos inteira, como Arraial do Cabo e as prainhas, além do pontal do Atalaia que vai deslumbrar qualquer um que desconfie que o Rio não é um paraíso.

Veja mais sobre Búzios:

                   Búzios, O Rio de Janeiro que deu Certo

arraial do cabo rio de janeiro prainhas

arraial do cabo prainhas

abracadabra pousada buzios

 

            #05 Dubai

Como chamamos, a Cidade do Gigantismo, Dubai estava em nossos planos desde antes de nos conhecermos, até que virou um dos motivos para dar a volta ao mundo.

Dubai é sem sombra de Dúvidas um lugar que supera até o que imaginamos em termos de modernidade e cidades futuristas, pois ao caminhar na cidade se vê tudo o que há de mais moderno, construído sobre o deserto, ou seja, do nada esse deserto virou Dubai, onde podemos ver construções que desafiam a engenharia, hotéis 7 estrelas e muito mais.

Dubai é um lugar tão surpreendente que se você estiver com calor e quiser se refrescar, vai pensar em praia, isso tem, mas o que acha de ir esquiar? É isso mesmo! Dar uma voltinha no Shopping e se deparar com uma pista de ski, com a temperatura entre -1ºC e 5ºC.

Mas pra quem quer mesmo ver o deserto pode também fazer como nós fizemos e dormir no deserto atravessando de camelo, além de dar uma voltinha de balão e ver as dunas lá de cima.

Dubai é uma caixinha de surpresas.

Veja mais sobre Dubai:

                        Dubai, A Cidade do Gigantismo

 

Passeio camelo deserto Marrocos Dubai

Passeio Balao Dubai Air hot balloon ride

BURJ Khalifa Dubai EAU

 

Fechamos esse ano com muita felicidade de ter conseguindo realizar alguns dos nossos sonhos e ter a possibilidade de realizar-los todos juntos.

Desejamos, à todos, um feliz ano novo e tantas coisas maravilhosas:  de realizar os seus sonhos, de descobrir onde fica a sua felicidade, de descobrir o mundo ou em parte mais pequenas, o seu pais, seu estado, sair fora e conhecer mais dos outros, aprender novas línguas e conhecer novas culturas, de correr na areia e pular na neve, de reclamar do calor do Norte (ou sul do hemisfério sul) e do frio do sul (ou norte do hemisfério norte), de cruzar com animais incríveis e de amar nosso mundo. De amar mais.  E de viver.

Feliz ano novo de tudo nosso coração

 

Como foi o seu ano ?

 

 

 

  1. Que post SENSACIONAL! Senti a energia das palavras e vibrei junto com vocês! UAU, que ano TOP! Parabéns, família linda, vocês merecem!!! O meu 2016 também foi incrível: casei (duas vezes com o mesmo marido: na Tailândia e no Brasil); fui promovida; fomos pra Europa; fizemos algumas viagens pelo Brasil e mudamos de apartamento. Uau, super intenso, mas delicioso!

  2. Uau! Que ano maravilhoso hein?! Que 2017 seja melhor ainda com mais e mais viagens! hahaha.. Adorei as fotos das viagens, a maioria ainda não conheço mas pretendo um dia ir. Parabéns pelo post! =*

  3. Nossaaaaa!!!! Nem queremos contar como foi nosso ano, vamos ficar no de vocês mesmo que está muito mais interessante.
    Que tudo, vocês realmente sabem aproveitar o que tem de bom na vida.
    Só temos a agradecer por compartilharem com a gente.

  4. Fabiana Diniz says:

    Quantas experiências sensacionais de viagens em família. Quantos paraísos conhecidos e aventuras vividas. Amei o post e fiquei com muita vontade de colocar a mochila nas costas e partir pra explorar esses lugares incríveis. Que bacana família, tudo isso que estão vivendo não tem sala
    de aula que ensine. Em 2016 conhecemos Arraial do Cabo e Atins no Maranhão e foi inesquecível. Desejo muitas viagens e sucesso pra vocês neste ano. Abraços.

  5. A que ano movimentado hein, e 2017 promete ser ainda mais, o legal disso é que a gente ganha muitas informações e conteúdo de qualidade para nossas viagens. Parabéns pelas dicas e as fotos estão lindas estou lendo tudo. Um grande abraco, Anderson e Karin @viajandodebarraca

  6. Caroline Rivera says:

    Que demais! Adorei essa retrospectiva. Parabéns pelo post, super detalhado e muito interessante!

    #01 Amei as fotos das Filipinas. Que encanto de lugar! Tô colocando na minha lista.
    #02 Bali é demais! Sempre quis conhecer.
    #03 Jeri, meu sonho para 2018.
    #04 Búzios, essa já conhecemos, eeeeeba! Bom demais.
    #05 Dubai, sem palavras para esse lugar, amazing demais.

    NOsso ano foi show também, não temos viagens internacionais ainda, mas viajamos bastante. Conhecemos Arraial do Cabo, Visconde de Maúa, Penedo, Petrópolis e Búzios.

    Beijokas!

  7. Que ano intenso! Você realizou alguns de meus desejos como ir a Bali. E sobre meu 2016… realizei 4 sonhos também. Foi Japão, Emirados, Tailândia e Myanmar. Ahhh, obrigada por compartilhar, excelentes fotografias.

  8. Que ano incrível! Gostei bastante do post, deve ter sido uma experiência e tanto! Em 2016 viajei bastante pelo Brasil e comecei a escrever o blog. Que 2017 seja ainda melhor! 👍😉

  9. Aliice, que delícia reviver o seu 2016 com vocês! Realmente foi um ano incrível, tantos destinos surreais! Tenho sonho também de conhecer Filipinas e Dubai, quem sabe em 2018? Rs. Que em 2017 tudo seja muito mais lindo, muito mais abundante e muito mais feliz. Beijos!!

  10. Estou apaixonada pela ideia desse post de vocês.
    Simplesmente incrível o quanto vcs conseguiram viajar em apenas um ano.
    Já era fã desse blog e depois de ler esses relatos, fiquei ainda mais encantada.
    Parabéns viajantes!!!

  11. Uauu que retrô espetacular, adoro ver aventura em família . Colecionadores de paraísos!!….uma vida muito bem vivida. Parabéns pelo Post, tudo de bom sempre pra vcs bjss

  12. Daniela Milagres says:

    Que maravilha. Lendo seu relato e vendo suas fotos a sensação é sempre de: liberdade. Poder viver a vida, sem a rotina presa à espaço deve ser realmente libertador e, com a família junto nessa caminhada, realmente há motivos de sobra para agradecer e mergulhar nos destinos. Esse ano foi muito bacana para nós também, fizemos uma irmã para Sophia, que virá em 2017. Viajamos para dentro do Brasil, Buenos Aires e Tailândia. Menos do que gostaríamos, mas o suficiente para sentirmos essa liberdade, ainda que apenas numa brisa momentânea. Parabéns pela ousadia! Pelo estilo de vida e pela família sempre juntinha. É lindo de ver!

  13. Ual! Vocês viajam demais e tem uma família linda! Queria saber como conseguem ter esse pique todo rs Quero continuar viajando com vocês e vendo as fotos dos lugares incríveis que visitam!

  14. Cara, muuuito incrível esza jornada de vocês! Sério mesmo! Bagagem pra vida toda e experiência demais! Cada lugar lindo!! Parabéns!!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>