Qual Meio de Transporte para Visitar os Templos de Angkor?

Fazer os passos de Lara Croft, como no filme de Tomb Raider é uma aventura excitante a quelaquer um de nós, mas a pé não é uma opção tão confortável. Então veja aqui as opções que temos para você escolher e conhecer os templos de Angkor.

Percorrer os caminhos milenares e históricos de Siem Reap é uma aventura que qualquer um sonha em fazer. Dar os mesmos passos que Lara Croft deu em suas buscas misteriosas, quem não quer ?

Nós o fizemos em novembro 2015 e a realidade é que o complexo é uma cidade antiga, onde apenas os pés não é o suficiente pra explorar esse imenso terreno com inúmeros templos lindos pra tirar várias fotos.

Além de ser um lugar enorme, o calor que faz é de rachar. As temperaturas podem chegar a 40 graus com sensação de 50 graus até, o que nos faz desistir de fazer qualquer percurso de 10 metros a pé.

Então, pra ajudar você a planejar bem uma viagem até Siem Reap e fazer um tour pelos templos de Angkor, escrevi esse post sobre como se locomover pelos templos de Angkor Wat.

Há muitas formas diferentes, mas aqui listei as mais importantes para que possa saber quais as maneiras que pode utilizar.

     Tuk Tuk

O Tuk-Tuk é A forma de se locomover dentro do complexo de Siem Reap e é uma das formas mais populares, principalmente se estiver em família.  Foi de Tuk TUk que visitamos os templos, não só porque estávamos em família com um bebe de 10 meses nem porque estava gravida de 5 meses e meio mas porque precisávamos ficar confortáveis em um calor desses. Na época tinha mais de 35 graus e 70% de humidade. Ja pensou em como seria se fossemos andar de bicicleta nesse calorzão durante dezenas e dezenas de quilómetros ?

O tuk tuk tem uma vantagem gigante que pra mim foi tudo: ele tem sombra e alguns tuk tuks até trazem um cooler com água e algumas bebidinhas, não é regra mas alguns têm.

Outra vantagem é que te buscam no hotel e levam diretamente para o complexo de Angkor, mas o único problema é que eles são meio apressados pra terminar logo, ou seja, vão tentar fazer o passeio o mais rápido possível, pra tentar pegar outro grupo.  Isso, não aconteceu conosco e até decidimos da forma que iríamos conhecer os templos mas ouvi falar de probleminhas desse ..

O bom é que podemos negociar os preços, então dependendo de quantas pessoas vão, podemos pagar entre 10 e 30 dólares ou negociar pra que tenhamos mais liberdade de parar nos lugares sem pressa e tirar fotos boas, além de ver os templos tranquilamente.

tuk tuk angkor wat camboja

      Moto eléctrica ou scooter

Motos e scooters são escolhas ótimas pra quem quer ter liberdade total de movimento e andar pelo parque sem que tenha algum guia apressando.

Também, muita gente acaba pegando as motos elétricas por ouvirem falar que qualquer veículo de gasolina é proibido dentro do parque, mas como assim? Assim que entramos, o que mais tem são tuk tuks, motos (scooters) que andam à base de gasolina.

O que gosto nas motos elétricas é que não precisamos nos preocupar em gastar com gasolina, claro que a bateria vai acabando mas há inúmeros pontos de recarga pra elas dentro do parque, o problema é que para cada hora de recarga, a bateria dura por 5 km, ou menos até, dependendo de mais pessoas ou peso nela.

Agora, uma moto ecológica e não faz ruído algum, além de nos deixar com consciência tranquila, né, então, é uma opção imperdível.

O valores pra alugar essas motos ficam em torno de 10 dólares a diária.

Já a scooter é é o meio de transporte perfeito, por normalmente serem 125 cilindradas, mais confortáveis e rápidas, e claro, não acaba logo a “bateria” mas temos que pôr gasolina, porém, a gasolina é tão barata aqui que acaba sendo muito mais vantajoso.

É bom ficar atento ao boato de que essas são proibidas dentro de Angkor, mas vi que muita gente entrou sem problema algum, mas ela realmente é barulhenta e faz fumaça, mas moto é moto.

A vantagem é que com a scooter, você pode explorar os templos mais afastados e não ter problema nenhum com dificuldade de locomoção ou demora em chegar, tudo feito ao seu ritmo e você mesmo monta o seu roteiro.

Os preços ficam entre 15 e 20 dólares a diária mas é bom negociar, porque podem fazer por menos, é fato!

      Bicicleta

A bicicleta era o modo de transporte que eu queria para conhecer os templos de Angkor. Tinha lido que a experiência era incrível e, amando pedalar achei ótimo poder combinar o meu amor pela bicicleta à uma experiência incrível.   Finalmente, gravida de quase 6 meses e num calor de rachar,  o Bruno me lembrou da dificuldade que seria de pedalar horas e dezenas de quilómetros numa umidade dessa.

A bicicleta é uma ótima escolha pra quem quer economizar mas também ter a liberdade pra ir a qualquer templo, a qualquer hora. A bicicleta é um meio de transporte ótimo pra explorar os caminhos longos de Angkor, mas lembre-se também de que é um meio de transporte muito cansativo e árduo, então prepare-se para muito esforço.

Só dou um aviso importante: cuidado com o tráfego das ruas de Siem Reap e do caminho até Angkor.  Nas ruas principais da cidade, o trafego é importante e o perigo real.  Na Asia, não existe faixa de pedestre e ainda menos respeito para eles ..

É possível alugar bicicleta em inúmeras lojas da cidade, quando não for emprestado por o hotel.  O valor é baixíssimo e habitualmente uma bicicleta comum se aluga por 1 dólar enquanto uma mountain bike sai por 3 dólares.

bicicleta templos angkor wat cambobja

      Carro ou Van com guia

Um jeito bem mais cômodo pra quem quer conhecer Angkor em detalhes com quem sabe tudo sobre o lugar histórico. Essa opção com guia é a mais adequada pra quem quer comodidade, já que é possível encontrar guias falando vários idiomas.  Alguns falam francês e até português, então vale a pena pra um brasileiro que quer saber tudo em português e não manja tanto do inglês.

Outra vantagem é que normalmente existem poses para cada templo, onde a foto vai ficar perfeita, e eles sabem de cada uma, então, tá aí outro argumento pra pegar esse tipo de passeio que pode ser feito em tuk tuk, carro e até van.

Os carros e vans têm ar condicionado, o que é mais do que fantástico pra se ter um conforto total e relaxar e, ainda têm bebidas à disposição.   Pode até parecer supérfluo mas acredite que o ar condicionado pode fazer toda a diferencia na apresaçao do seu dia pelos templos.

Pra se ter tudo isso à disposição já se sabe que vai desembolsar um pouquinho a mais, porém vale muito a pena. Em media, o carro custa 80 dólares e a van 90 dólares, e esses valores são para o veículo, independente de quantas pesssoas vão.

      Helicóptero

Essa é uma opção incrível, fantástica e maravilhosa pra quem quer ter uma visão realmente cinematográfica e 360º do complexo de Angkor, de ponta a ponta. Não fizemos o passeio pois não sabíamos que existia a possibilidade mas se puder fazer esse passeio, faça-o, pois uma visão assim, não é todo dia que se tem, dá a impressão de estar chegando em um outro planeta, é simplesmente lindo !

A desvantagem é que os passeios são curtíssimos e rápidos, e fica em torno de 120 dólares por pessoa pra poder aproveitar o visual.

Mas mesmo assim aconselho, se puder fazer, agora, pra conhecer os templos, aí apenas por terra, e aí, é só escolher um dos meios de transporte acima.

Helicóptero angkor templos

Faz sonhar não é ? I Foto @Google

====

Agora que conhece as maneiras diferentes de se explorar Angkor Wat, qual você escolheria ?

Ou se já foi, nos diga: conhece alguma outra maneira pra explorar os templos? Então compartilhe conosco a sua experiência! 🙂

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>