10 lugares imperdíveis para provar doces em Paris

Bom, como vocês sabem, eu sou francesa – mas algo que vocês talvez nem tenham percebido é que eu adoro comer, sim e não tenho vergonha de falar não, viu. O Bruno mesmo sempre diz que eu nunca paro e que sou boca nervosa. E é simplesmente verdade, ainda mais se tratando de doces e massas e da pâtisserie  francesa. É, eu sei, sou uma comilona e dá pra perceber, né kkkk

Mas pra ser honesta, quando eu estou na França eu como muito pouco de pâtisserie. Sabendo que eu podendo comer quando eu quiser acaba também me fazendo comer menos. Eu não me aguento, não resisto quando se fala em queijo, minha segunda paixão da qual eu falo aqui nesse post. 😉

Mas quando eu estou no Brasil ou no exterior em geral, eu sonho, literalmente com os doces e guloseimas francesas que nós temos somente aqui na França, especialmente aqui em Paris.

Se os estrangeiros conhecem bem um savoir-faire  francês, é com certeza na nossa gastronomia. Que seja queijo, doce, bolo, massa, carnes, a gastronomia francesa é cheia de pratos excepcionais. Neste post eu listei os lugares imperdíveis onde comer um delicioso doce em Paris.

Vamos lá?

Quer aprender a fazer doces e impressionar sua família ? Veja como aqui

#01 – Pierre Hermé

A Pierre Herme é com certeza um marco em macarons, o chefe é conhecido internacionalmente mas o playground aonde ele começou a fazer suas artes foi aqui, bem aqui em Paris e pelo jeito ele não se contentou com apenas uma loja, acabou abrindo uma segunda e de repente, uma terceira e assim foi.

Hoje, somente em Paris, ele possui 11 lojas, aí você pensa, “é, talvez ele abriu algum em outro lugar da França” haha, ele abriu na verdade lojas pelo mundo inteiro, incluindo Ásia, China, Japão, até na minha querida Tailândia tem uma Pierre Herme, e claro, Azerbajão, Qatar e muito mais.

As lojas têm na maioria apenas Macarons e alguns pequenos bolos e tortas mas te digo uma coisa, é normal você chegar próximo da calçada de uma delas aqui em Paris e ver a calçada lotada! Sim, parece até fila de banco no Brasil, mas não é nada mais do que um dia comum de compras na loja, ou seja, dá pra ver que o que se vende por aqui é algo de um sabor supremo.

Para se ter uma ideia de quantas lojas pelo mundo ele tem você pode ver esse link aqui, quem sabe tem alguma próxima do seu próximo destino?

pierreherme03

pierreherme04

pierreherme05

pierreherme02

 

#02 – Ladurée Macarons

A Ladurée possui 150 anos de tradição pura em macarons, que foram por acaso aperfeiçoados pela família Ladurée, sim, é verdade. Tudo começou aqui.

Bolos bem confeitados, chocolates com sabor de pecado e macarons que levam qualquer um à loucura são feitos todos os dias com as receitas exatas que fazem da marca um renomado e delicioso sabor único encontrado em Paris e no mundo.

Não apenas o sabor mas também o aroma que eu amo, só de ver escrito em uma caixinha de presente “Ladurée” eu já fico tão feliz quanto uma criança que ganha um doce, opa, mas dentro da caixinha vem doce, então tá, sou criança, sou adulta, enfim, sou fã de Ladurée.

As lojas são facilmente reconhecidas com o estilo de sala de chá  e com as cortinas de veludo e o teto, claro, pintado com anjinhos. Uma assinatura sem igual.

As lojas, como eu mencionei, já dominaram o mundo e você pode ver as dezenas de países que já foram presenteados com uma aqui nesse  link.   

E sabia que a casa Ladurée ja esta establecida em Sao Paulo onde ela também entrega ? 

laduree

laduree03

 

 

#03 – A La Mère de Famille

Tradição na França, isso não temos dúvida quando falamos em doces, bolos e afins mas esse lugar sim, esse merece um lugar de destaque aqui!

Exatamente como no Brasil você tem aquele bolo  de laranja ou de fubá feito por vó, aqui nós temos a La Mère de Famille, um loja de balas e doces de 250 anos, não errei não, são 250 anos que esta loja funciona causando magia e delírios incuráveis em quem prova. É a mais antiga confeitaria  em toda minha Paris.

As delícias  como balas de vários sabores, doces deliciosos, aperfeiçoados sem erro, nos levam ao passado ao estar lá dentro e ver que tudo está praticamente do mesmo jeitinho desde que começou.

As medeleines, trufas, bombons e muito mais que se perdem no olhar e que ficam expostos nas vitrines, fazem qualquer um que passa ali entrar e sem dúvida, qualquer chef renomado de Paris não se iguala ao que é feito aqui.

A doceria famosíssima de Paris, que atrai pessoas de todos os cantos e idades – não apenas os pequenos – foi inicialmente de uma senhora freira que começou o negócio e depois foi passando pela mão de donos diferentes mas com certeza todos mantiveram a doçura  do lugar mantendo tudo como sempre foi.

Pra quem vai para o Bairro de Montmartre  com certeza não pode deixar de vir aqui.

famille

famille02

famille03

 

#04 – L’Éclair de Génie | Christophe Adam

Quer conhecer uma novidade de doce que está super na moda em Paris? Então você terá que conhecer Christophe Adam e seu éclair delicioso que é de sujar e melar a boca de qualquer um! 

Christophe que já foi o cabeça na cozinha do Fauchon e Hotel Crillon agora abriu o famoso e imperdível l’éclair de génie, na praça de nome já bem adocicado, a Medeleine.

No Brasil, o macaron, cupcake e alguns outros doces franceses  fazem a febre mas aqui a novidade do éclair chegou pra conquistar o olhar, o olfato e o paladar de quem passa pra conhecer.

Éclair passion-framboise e o éclair chocolat grand cru são um dos mais pedidos, feitos com uma enorme quantidade de chocolate e framboesa ou qualquer sabor que você preferir, sem deixar a desejar.

Agora, se você está se perguntando o que é o éclair, bom, em francês significa relâmpago, um verdadeiro relâmpago até porque é um doce em formato de pão francês, feito com farinha de trigo e recheado com chocolate  ou novíssimos sabores e sempre coberto por alguma cobertura deliciosa que você preferir, sempre vai ter o que você quer, mas com certeza você vai ver algo mais delicioso criado pelo mestre Christophe.

Agora, se você estiver em Paris no verão vai poder provar o éclair glacé, um sorvete de éclair.

Quem quiser conferir pode ir até às lojas ou pedir que eles entregam, dependendo de onde em Paris você esteja.

Veja aqui as lojas na França, ou aqui as lojas fora da França.

eclair

eclair04

eclair02

 

#05 – Chocolaterie | Jacques Genin

Quem me conhece sabe o quanto eu amo o luxo e um bom doce, é por isso que menciono fortemente Jacques Genin, o mestre chocolatier mais conhecido de toda a França.

Aqui logo que você entra percebe um ambiente bem luxuoso e de alta finesse, e os doces e chocolates expostos de maneira bem elegante nas vitrines, sem contar que o atendimento aqui é, preste bem atenção, inigualável.

O perfeccionismo visto no preparo, na apresentação e no sabor de cada um dos produtos da loja são incrivelmente indiscutíveis.

O chefe é literalmente caçado pelos hotéis e restaurantes finos de Paris, que querem ter em seus cardápios algo de altíssima qualidade  para dar uma impressão sublime aos seus clientes.

Aqui também você vai encontrar a Tarte de Limão  que já foi considerada e ainda é a melhor de toda a França, e olha que isso é um dos doces preferidos de nós franceses – mas eu digo, se o chocolate é algo que causa paixão e é afrodisíaco, com certeza eu juro pra você, se quiser apimentar a relação com o seu amor, coma aqui o famoso chocolate caramelado  feito por Jacques, sim, a coisa vai ferver de virar os olhos.

Venha até aqui e prove as delícias da loja no salão luxuoso e requintado, confira as localizações aqui.

Mas uma dica pessoal é, visitem a loja original que fica em 133 rue de turenne, paris 3ème.

JG

JG02

JG03

 

#06 – Acide Macaron | Jonathan Blot

Muito bem renomado, Jonathan Bot virou um ícone do macaron. Ele não é qualquer chef como qualquer outro por aí.

Ele adora arriscar, e sem medo, fazendo novas invenções e dando arte e alma às suas criações, com muita cor e sabores novos a serem descobertos.

Os macarons de Jonathan são conhecidos principalmente pelas características de serem uma mistura entre o doce  e o ácido  com um aroma que encanta e abre o apetite de quem sente até de olhos vendados.

Aqui você tem também várias opções de doces desde o já mencionado macaron até mesmo podendo fazer um brunch.

Mas um diferencial que não se pode deixar de lado é que aqui tudo é artesanal, sim, nenhum aditivo ou conservante, tudo fresquinho, sem nenhum ”doping”.

Com certeza Jonathan Blot é um rei do macaron.

Quem quiser provar as deliciosas criações desse artista pode ir até a rue des Moines 24, em Paris.

acide02

macaron

 

 

#07 – Le Notre | Gaston Lenotre

A Le Notre é sem explicação um fenômeno em doces, panificação e confeitaria. As lojas, que inclusive estão espalhadas pelo mundo inteiro, saõ de uma perfeição e organização impecáveis.

Ao entrar em uma das lojas em Paris, você vai sentir o aroma Le Notre, que é exclusivo e vai passear observando tudo nas prateleiras como se estivesse em uma apresentação de obras de arte, você não vai apenas ver doces mas sim observar os detalhes unicamente perfeitos de cada centímetro de apresentação dos produtos.

Os chocolates, com assinatura inigualável, estão em embalagens que com certeza vai conquistar os corações de qualquer presenteado ou mesmo, posso dizer que um convite a uma loja para provar alguma iguaria da Le Notre vai trazer aos olhos uma paixão sem volta, amor à primeira vista e com certeza, a Le Notre sabe conquistar pela boca.

A massa da panificação é bem douradinha e crocante só de olhar, e quando se come se derrete na boca, com um recheio que aconselho escolher aleatoreamente e se surpreender.

Aqui a arrumação das vitrines e o Layout faz com que você fique com vontade de comprar e provar tudo o que eles têm a oferecer.

A LeNotre também tem uma escola que prepara os confeiteiros do futuro pra poder passar a eles as receitas que irão sempre ser inovadas pelas mãos de cada um. Ela aguça os sonhos e é muito bem conceituada.

Quem quiser dar uma conferida, ta aí, clique aqui e descubra a mais próxima de você, sim, ela está em muitos lugares.

le notre 01

le notre 02

le notre 03

 

#08 – Pâtisserie des Rêves | Philippe Conticini

O segredo aqui é um que vai fundo e profundo no sentimental de Paris.

Ele abriu a loja em 2009 mas logo bombou, por que? E como? Simples, ele resgatou todas as receitas antigas, aquelas de vó e assim fazendo com que os mais velhos  sintam o sabor da infância a cada mordida, em um flash de memória do passado.

Assim sendo, a Pâtisserie des Rêves faz com que as novas gerações se deliciem também nos sabores mais clássicos das receitas francesas e possam conhecer a evolução da Pâtisserie como os mais consagrados Saint-Honoré, mil folhas e Paris-Brest.

O chefe Philippe Conticini é um dos mitos da gastronomia francesa e já ganhou vários prêmios que provam e aprovam sua criatividade e abilidades.

Quem quiser conhecer melhor pode visitar uma de suas lojas mas aconselho ir primeiro na primeira, que fica na rue du Bac 93, em Paris.

Mais detalhes no site http://www.conticini.fr/.

patisserie-des-reves

patisserie-des-reves

 

#09 – Gérard Mulot

Quem ama doces, quem ama macarons não deve de jeito nenhum deixar passar despercebido a loja Gérard Mulot.

Aqui você encontra tudo fresquinho e a fábrica está sempre a todo vapor pra poder abastecer bem as vitrines que são sempre devoradas pelos apaixonados pela marca.

A Gérard Mulot possui um dos melhores pain au chocolat de Paris, com a massa tão levinha  que acaba até derretendo na boca e é super barato.

Mas um detalhe é que não servem apenas doces, aqui eles também servem saladas de frutas e pratos leves como sanduíches naturais e tudo muito bem feito com a pitada Gérard Mulot.
Quer conhecer? É só passar na Rue de Seine 76, em Saint-Germain-des-près, Paris.

 

gerard mulot

gerard mulot

 

#10 – Jean-Paul Hévin

Aqui temos Jean-Paul Hévin, que fabrica as suas ”pérolas negras“, como chama seus chocolates, e que não economiza na hora dos igredientes, tudo da mais alta qualidade  possível que se possa imaginar. Sim, seus doces estão no nível mais alto de qualidade  e perfeição aonde se destaca dentre os chocolateiros aqui de Paris.

Entrando na loja da Saint Homoré, você até pode fazer umas degustações para saber o que levar em massa, por que à partir do momento que se prova qualquer coisa aqui, não tem como não esvaziar o bolso.

Um diferencial é que o chocolate daqui não engorda não, pois é, pode exagerar até e além disso as receitas são divinas.
Se quiser dar uma olhada, sei que não var ser só isso, vá até lá na Rue Saint-Honoré 231, Paris, ou veja qual fica melhor pra você aqui.

jean paul hevin

jean paul hevin

 

E voce, quer saber como fazer doces e impressionar sua família ? Veja aqui e deixe qualquer um de boca aberta ! 

 

 

  1. Hmm it seems like your blog ate my first comment (it was super long) so I guess I’ll just sum it up what I had written and say, I’m
    thoroughly enjoying your blog. I too am an aspiring blog blogger but I’m
    still new to everything. Do you have any suggestions for rookie blog writers?
    I’d really appreciate it.

  2. Hey There. I found your blog using msn. This
    is a really well written article. I’ll be sure to bookmark it and come back to read more of your useful information.
    Thanks for the post. I will definitely comeback.

  3. Hello! This is my first comment here so I just wanted to give a quick shout out
    and tell you I really enjoy reading your articles. Can you
    suggest any other blogs/websites/forums that go over the same
    topics? Thanks!

  4. Excellent post. I was checking constantly this blog and I’m impressed!
    Very useful information particularly the last part :
    ) I care for such information much. I was seeking this particular info for
    a very long time. Thank you and best of luck.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>