Nadar com os tubarões baleias nas Filipinas

Nadando com tubarões baleais nas Filipinas - O maior peixe do Mundo nadando ao seu lado

Tubarão baleia

Nada Pequeno esse Peixe

Nós já ouvimos falar de tubarões baleias na internet . Nós?! ­ Quero dizer “eu” . Como sempre, foi pelo Instagram que eu vi tubarões baleias pela primeira vez. Eu já tinha nadado com tubarões e com arraia Manta na República Dominicana e com arraia na Malásia. É também lá que tomei uma picada 🙂  mas com um tubarão baleia, o maior peixe do mundo nunca! Com suas 30 toneladas, seu tamanho que vai de 5 à 15 metros e sem contar a boca desse bichinho rsrs é, que fica aí nos seus 2 metros estando aberta e contando com 3.000 dentes e com uma longevidade de mais ou menos 100 anos ­ alguns chegam a 150. Nadar com tubarões baleias é com certeza o sonho de qualquer biólogo ou mergulhador.
http://www.aboututila.com/ScubaInfo/Whale-Sharks/Photos/Whale-Shark-Mouth.jpg

http://www.aboututila.com/ScubaInfo/Whale-Sharks/Photos/Whale-Shark-Mouth.jpg

Apesar de estarem na l ista negra de espécies em risco de extinção, ainda é possível nadar e observá­los em muitos países por aí, como por exemplo na Tailândia, nas ilhas Sumilon, na Austrália em Coral Bay, no Mexico e em Oslob na Ilha de Cebu nas Filipinas.

Nós tivemos essa incrível experiência em Janeiro de 2016 e podemos observar os tubarões baleias em seu espaço natural: O oceano ­ e isso sem nenhum tipo de cativeiro.
Os tubarões não se encontram em cativeiro tanto quanto os golfinhos nos países aonde é possível nadar com eles. Ainda assim os tubarões baleias são alimentados pelos pescadores locais que viram nisso uma maneira de ganho financeiro aproveitando a situação e com isso os tubarões baleias, também vendo fácil alimento chegando com hora marcada ­ todas as manhãs ­ acabaram ficando acomodados e digamos até, sedentários. Normalmente eles nadam mais de 12.000 km por ano para se alimentarem, já em Oslo, eles não precisam disso, pois nesse lugar a “boia” é garantida rsrs. A ilha de Cebu e a cidade de Oslob são conhecida nas Filipinas por sua proximidade com os tubarões.

 

Voamos de Manila até Cebu e já em Cebu pegamos um ônibus na rodoviária e seguimos estrada até Oslob vale lembrar que o t rajeto é de umas 4 horas.

Em Oslob todos os moradores conheciam o Whales Shark Village, ou WSV. Nós passamos a noite em um dos albergues da cidade a uns 15 km do WSV.

A ilha de Sumilon que fica a 2 horas, oferece acomodações em um hotel muito simpático e também é o point principal de snorkeling da região ­ mas atenção! Você só conseguirá ver os tubarões até o meio­dia, então acorde cedinho para também evitar de chegar na hora em que houver mais turistas do que tubarões e aí você não vai curtir tanto.

Depois de pagar o valor do mergulho, 1.000 pesos locais, pra nadar com os tubarões há uma curta explicação pra dar as dicas de segurança e também de preservação da espécie. Também você deverá tomar um banho pra remover qualquer tipo de protetor solar ou repelente por serem nocivas aos tubarões.

 

Algumas das dicas de segurança são:

  • Não tocá-­los.
  • Não se aproximar a menos de 4 metros.
  • Não utilizar o flash.
  • Não cercar os tubarões com mais de 6 pessoas em volta dele.
Como Interagir Com Os Tubarões https://sociorocketnewsen.files.wordpress.com/2016/02/img_2353.jpg?w=580&h=435

https://sociorocketnewsen.files.wordpress.com/2016/02/img_2353.jpg?w=580&h=435

Cuidados para uma boa interação com os tubarões

Mesmo assim é muito difícil de se afastar por mais de 4 metros dos tubarões, mesmo eles se movendo a 5 km/h eles são rápidos e se movem sempre em grupo.Passei perrengue e medo nos nossos 40 minutos em companhia dos tubarões, pois nunca havia estado a mais de 2 metros de distância de nenhum tubarão e também pro meu desespero confesso que nunca tinha estado tão apavorada na água como nesse dia rsrs. Como já disse, a boca deles é maior do que 2 metros aberta, um buraco negro que suga tudo como um aspirador de pó! Eu fiquei com medo de ser aspirada como as sardinhas que sumiam nas goelas gigantescas rsrs. Mesmo se alimentando somente de plânctons, sardinhas e derivados, ter a boca de um tubarão desses se abrindo aos nossos pés é realmente assustador rsrs.

Tubarão Baleia

____Como Chegar ?____

 

Em voos normais que saem da capital, Manila até Cebu, capital administrativa da Ilha de Cebu. Chegando lá, você deverá pegar um ônibus na rodoviária. Os ônibus partem a cada 30 minutos. É importante levar alguma coisa para comer porque o ônibus só para pro pessoal subir ou descer, então se bater aquela fome ou aquela sede (por que é quente pessoal!) é bom estar prevenido, né?! O pior é que se tiver que ir ao banheiro, hmm, vai ter que esperar, portante, esvaziar ao máximo! Rsrs e você vai fazer um trajeto de 5 horas.

Caso queira, também é possível chegar de B angka, pera aí, o que é? São barcos tradicionais locais que você pode pegar nas ilhas próximas e vale à pena pelo visual bacana mas partem dependendo da demanda.

  1. Vanessa, estive ausente uns dias do blog. A praia do Forno é depois dos Anjos, e dá para ir de carro e deixar lá em cima (veja na foto) e vir descendo pela trilha, mas chegue e volte ainda de dia, deixando o veículo perto dos outros carros para não correr riscos. Quanto ao passeio de barco, pode-se ir em escunas ou barqueiros, mas a Gruta Azul é difícil deles irem pq em geral o mar está sempre bal.toiCdaro, essas dicas valem se vc ainda não tiver ido a Arraial nesse meio-tempo

  2. Débora Ito says:

    Olá,

    Amei o blog de vocês. Estou planejando uma viagem e esse post sobre as Filipinas está demais.
    Para ir a El Nido, vcs partiram de Manila e para ir a Cebu vcs também partiram de Manila ou tem vôos que saem de El Nido. Necessariamente eu teria que voltar de El Nido para Manila?
    Se puder me passar a estimativa de preço das passagens de Manila para El Nido e para Cebu.

    Muito obrigada e parabéns pelo lindo trabalho de compartilhar as experincias de vcs conosco.

    Beijos

    Débora

    • Familia Sem Fronteiras says:

      Ola Debora,

      Fico super feliz com sua mensagem ! O blog é como um quatro filho para mim e passo a maioria do meu tempo nele, escrevendo post para vocês 🙂

      Nossa viagem nas Filipinas foi assim: Manilla -> Cebu City (na ilha de Cebu ) -> Oslob -> Cebu city -> Manilla -> Puerto princesa (na ilha de Palawan ) -> EL nido -> Puerto Princesa -> Manilla. Existiam voos entre Manilla e El Nido ou ainda de Oslob para Puerto Princesa mas eram caríssimos e entao preferimos voltar para Manilla de Cebu e viajar ate Puerto Princesa de Manilla.

      Claro, a viagem é mais demorada entre Manilla e El Indo passando por Puerto Princesa porem os valores eram 3 vezes mais baratos ou seja escolhemos economizar dinheiro e não tempo. Afinal, “perdemos” 2 dias parando em Puerto Princesa em vez de viajar direitamente entre Manilla e El Nido porem conhecemos a cidade e sua região.

      Nao lembro dos valores das passagens mas devia ser em volta de 100 reais por trecho ou seja, algo muito barato.

      Sabe quando ira para as Filipinas ?

      • Débora Ito says:

        Muito obrigada por responder.

        Eu pretendo ir nas próximas férias daqui a um ano, mais ou menos em novembro de 2018. Gosto de pesquisar bastante os lugares para onde quero viajar. 🙂
        Pretendia ir este ano, mas a época que tirei férias (setembro) não é uma época propícia para viajar para esses lugares, então fui para Itacaré – Bahia. Amei também.
        A passagem realmente é super barata. Vale a pena voltar à Manila.

        Mais uma vez, muito obrigada e Parabéns.
        Amei o blog e o Instagram.

        Beijos

        Débora

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>