El Nido | Quando ir e como chegar, Visto – Tudo o que precisa saber antes de viajar

El Nido

el nido praia filipinas

Um lugar que pra começar foi eleito pela National Geographic como o melhor destino do mundo em 2007, e pra mim, continua no topo, com os melhores até hoje.

Então se vier me perguntar o que mais gostei na Ásia, pode ter certeza de que ouvirá um nome assim “El Nido”.

El Nido fica bem ao norte da ilha de Palawan, que é uma ilha muito famosa e a mais visitada nas Filipinas. El Nido significa “O Ninho” e não deixa de ser, pois aqui muita gente renasce ao chegar e aproveitar toda essa riqueza em beleza que a natureza proporciona.

El Nido está em uma área gigantesca protegida e com total preservação em mais de 360km² de pura beleza com águas cristalinas e verde esmeralda que se mistura com o azul turquesa. Um lugar que inspira o amor, o romantismo e com certeza a vida passa a ser mais bela.

São mais de 7000 ilhas imaculadas e cheias de esplendor com muitos segredos guardados nesses lugares intocados.

Posso dizer que esse lugar foi algo maravilhoso que calhou em nosso destino e que por pouco não ficamos um pouquinho mais.

Em Big Lagoon, Small Lagoon você se perde em tanto encanto que até o sorriso fica estampado sem mesmo percebermos.

E não são apenas lagoas, são praias e mais praias que fazem você surfar nas ondas só de olhar e esse mar lindo abriga até espécies que só existem aqui.

Então, não deixe de fazer um tour e assistir ao pôr do sol, o que faz tudo isso ficar ainda mais bonito.

___Quando Ir – Clima ? _

Veja Quando Ir e Reserve o Seu Hotel AQUI!

Se você acha que não acredita em metereologia, aqui não vai acreditar mesmo porque o clima é quase imprevisível, só se pode prever que o dia será dia e a noite será noite, mas se for de sol ou de chuva, isso, ninguém sabe.

O clima filipino pode ser tão complicado quanto o seu idioma oficial, o Tagalog – ou língua do “P”.

Aqui as estações não importam muito, o que se deve levar em consideração são as épocas, a seca: conhecida como Amihan e a chuvosa: conhecida como Hagabat

Um pequeno porém nisso tudo é que tem um período de riscos de tufões, furacões, tsunamis e tudo relacionado a isso, inclusive enchentes, que são nos meses que vão de Junho a Dezembro, então se puder evitar esse período, será ótimo, pois é mesmo arriscado. Melhor pegar uma chuva, ou até tempestade do que um desastre natural desses.

Voltando às estações, é o seguinte: a estação seca, o Amihan vai de Novembro até maio e a chuvosa vai de Junho até Outubro

Como eu mencionei que nesse meio tempo tem as monções, então a melhor época pra ir é de Janeiro a Abril, por serem épocas que normalmente têm um clima mais amigavel e apesar de ser um clima maluco, é só estudar o histórico dos ultimos anos nessas épocas e ver que 90% é de sol! 🙂

Claro que vão ter dias de chuva mas nada que possa atrapalhar as férias, então, está aí a dica.

 

 

_____Como Chegar ?___

Reserve o seu próximo voo aqui e ganhe pelo menos 20 reais de desconto!

Saindo do Brasil você tem a possibilidade de já ir com destino certo para Puerto Princesa, capital de Palawan. Claro que haverá conexões, indo de British Airways até Londres e de lá um voo direto para o aeroporto de Puerto Princesa, na ilha de Palawan. Esse é o caminho mais fácil, porém o mais caro também.

O jeito mais em conta seria do Rio ou São Paulo, com Qatar Airways (com conexão em Doha), KLM (com conexão em Amsterdã) e Turkish Airlines (com conexão em Istambul).
Desses destinos sairão voos direto para Manila, capital das Filipinas.

Caso você voe até Manila, de lá pode comprar um voo até Puerto Princesa, e pagar baratinho. O voo de Manila até Puerto Princesa dura 1h00 em média.

Há também uma maneira mais fácil, e que muitos não conhecem, que é voar direto de Manila até El Nido, ok, você não encontrou essa possibildade, não é? Sim, há um aeroporto chamado Lio Airport, e a cia aérea é a SwiftAirlines.

Assim que chega nesse aeroporto, que é bem pequeno, há até cantores pra dar boas vindas e apesar de simples, o voo é super agradável mas como eu disse, nada moderno.

Caso você chegue até Puerto Princesa e queira seguir estrada e fazer uma pequena aventura gastando menos, tem possibilidades de ônibus, van e carro.

         ÔNIBUS

É o jeito mais barato de se chegar, mas a viagem pode levar umas 8 horas e você irá viajar como um local – é uma experiência e tanto. Pra chegar até o terminal em Puerto Princesa e pegar o busão, tem um Jeepney que sai do aeroporto de Puerto Princesa e seguir até o Terminal San Jose, e pegar o ônibus da Cherry Bus ou Roro Bus.O preço fica em 380 sem ar condicionado mas recomendo pagar 480 pra ir em um climatizao, né! 😉 rsrs

         VAN

A viagem de van costuma ser mais rápida por já sair cheia e aí leva umas 5 horas, talvez um pouquinho mais. Chegou no aereoporto de Puerto Princesa, é super fácil achar as vans porque ficam na saída do terminal e aí, é só partir. O preço fica em torno de 850 a 900 PHP, mas pode variar.

         CARRO

Se quiser alugar um “carango” e dirigir pelas estradas de Palawan, ninguém proíbe, pois ter liberdade de parar e ver as atrações do caminho é perfeito, como alguns vilarejos e restaurantes deliciosos.

Mas tenha muito cuidado pois o caminho não é nada fácil, e são quase 300 km de desafio. Nunca vá durante a noite se não conhece as estradas.


cherry-bus02

cherry-bus

van01

 

________Visto_______

Para Brasileiros a notícia é ótima: as Filipinas não pedem nenhum tipo de visto, ou seja, bandeira verde amarelo, entrada garantida – MAS apenas se for turístico e até 59 dias.

As únicas exigências, que quase nunca são checadas, mas é muito bom ter, são: passaporte com 6 meses mínimos de validade, dinheiro o suficiente pra se manter, passagem de volta garantida pra provar o tempo de estadia, e o mais importante – certificado de vacinação contra a Febre Amarela. A mesma coisa que se pede na Tailândia.

pvisa01

http://1.bp.blogspot.com/-utr0V1M5yp8/UGRR3vdc5uI/AAAAAAAAkuc/7DkKu7zF4Ck/s1600/Philippines%2BASEAN%2BVISA-738678.jpg

pvisa02

http://www.stepbystep.com/wp-content/uploads/2012/02/Philippines-Visa1.jpg

Temos um post completo sobre El Nido, as principais atividades, lugares onde comer e dormir .. Para saber mais é para là 

Curtiu? Então é hora de deixar aquele comentário pra Família Sem Fronteiras e compartilhar com os amigos e marcar aqueles que devem ir com você!

  1. Olá tenho uma dúvida, como vou de aviao direto para El Nido? O site da cia Swift Air parece ser apenas de fretamento privativo.

    Obrigada

    Amanda

    • Familia Sem Fronteiras says:

      Oi Amanda,

      Nao existem voos direitos para El Nido saindo do Brasil.
      De onde sairá ? Manilla ? De Manilla, pode viajar para El Nido num voo direito com a Air Swift que tem mais de 4 voos por dia. Os aviões são bem pequenos e a companhia oferece também um serviço de privatização dos aviões.

  2. Gente, obrigada pelas dicas!
    Estou começando a prepara meu roteiro com Indonésia e Filipinas. Essas dicas estão me ajudando bem. Será que indo em abril eu consigo pegar bom tempo nos dois países?

    • Familia Sem Fronteiras says:

      Oi Giuliana,

      Abril é com maio, junho e setembro o melhor mês para conhecer Bali. Logo antes da alta temporada e logo depois dos períodos de chuva, num clima seco. É também ate abril que é o melhor momento para conhecer as Filipinas. Abril é o mes perfeito para conhecer os dois países numa mesma viagem.
      JA sabe por onde ira ?

  3. Oi, muito obrigada pelas dicas.
    A única dúvida ainda que ficou foi: quanto pagou por pessoa o voo direto de Manila para a ilha El Nino?
    Estamos querendo ir em abril. Acho que será um ótimo roteiro.

    Obrigada

    Alessandra

    • Familia Sem Fronteiras says:

      Oi Alessandra,

      Nao fomos para El Nido num voo direito de Manila mas sim Manila – Puerto Princesa e enfim Puerto Princesa – El Nido em van que se encontra direitamente no aeroporto, esperando o fluxo de turistas que saiam do avião 🙂
      Na epoca que fomos os voos direitos eram caríssimos e então preferimos a alternativa para Puerto Princesa + van que ainda custava mais da metade do valor ou seja um grande diferencial.

      Tenho certeza que adorarão viagem ! Qual é o roteiro previsto ?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>