Londres: Inglaterra, Reino Unido

Se tivéssemos que escolher uma cidade européia para morarmos, Londres seria essa cidade. É energética, cosmopolita e gourmet, ela representa a mistura cultural e social que nós amamos. A arquitetura britânica típica das casas suburbanas, combinada com os modernos arranha-céus, o saber viver inglês, o Tea Time, a sua riqueza gastronômica, a moda de rua e a sua diversidade, fazem de Londres a cidade para se viver. Muitas vezes ela é lembrada como a cidade cinzenta e triste, Londres, a megalópole aos 9 milhões de pessoas, irradia com seu poder e seu modelo econômico.

Big Ben - Londres

@EllaPeloMundo na frente do Big Ben – Maio 2015

London -

telephone booth england

________Sobre______________

 

Localizada na Europa Ocidental, Londres, capital do Reino Unido, é também a maior cidade do país.

Fundada há mais de 2.000 anos, a metrópole inglesa é rica de história romana e imperial. Metrópole de 9 milhões de habitantes, a cosmopolita Londres, é a segunda maior cidade da Europa, atrás de Paris. É uma cidade com uma grande diversidade étnica. Devido a essa rica diversidade que Londres é definida como uma cidade com uma alta gastronomia.

Londres tem o horário específico GMT+1, aliás, falando de horário, quem nunca ouviu falar que lá chegar na hora é chegar atrasado? Sempre chegue mais cedo para qualquer coisa marcada com um Britânico pois eles levam muitíssimo a sério, não é à toa que o Big Ben funciona perfeitamente.

A moeda é a Libra Esterlina, Pounds, British Pound (GBP), a moeda que mais vale no mundo – bom, olha só que interessante é a Libra Esterlina;

Uma curiosidade que talvez ninguém saiba mas eu como francesa tenho que contar, afinal, olha o porquê.
As primeiras notas da moeda Libra Esterlina foram trocadas por ouro em 1694, para financiar a guerra contra quem? A França. O rei William III recolheu todo o ouro do país e em troca dava uma nota para o dono do ouro trocado.

Bom, para ver uma conversão exata da moeda, sugiro que clique aqui.

______Explorar o ambiente____

 

Com mais de 20 milhões de visitantes, nos visitamos a capital duas vezes por ano, Londres é uma das cidades mais visitadas do mundo. Londres é, sem dúvida, uma das capitais da moda e da cultura, tornando a cidade em um forte atrativo turístico.

Somente andar por Londres, por apenas alguns minutos, já dá para perceber a paixão que têm os londrinos com a moda: homens de negócios em ternos elegantes, jovem ‘fashionista’ com roupas coloridas, Londres (depois de Paris), é indiscutivelmente, a capital da moda.

Moda Inglaterra Londres

E falando em moda…. Isso é MUITO ESTILO

________O que fazer ?________

 

Em 2015, fizemos duas viagens para Londres, uma em maio (Ella tinha quatro meses e visitou o 5º país) onde nós verdadeiramente ‘turistamos’ e uma em setembro, quando nos mudamos por razões profissionais.

Que seja sol ou sob o céu cinza, a bonita Londres é a cidade onde há sempre algo para se fazer. É simples, nós gostamos de dar uma volta para passear pelas ruas e ver lojas.

      Descobrir a cidade I Andar um pouco, muito, sempre

Andar pelas ruas, acompanhado pelo Tamisa, da London Eye para a London Bridge, de Piccadilly e Oxford Street fazendo compras, Notting Hill, pensando no famoso filme “Um lugar chamado Notting Hill“, Shoreditch & Camden Town, com sua mostra de arte de rua estilo inglês. Passear pelas ruas de Londres é uma das nossas atividades favoritas.

London Eye I @EllaPeloMundo

London Eye - Londres

 

  • Ir até Green Park para ver ao Palácio de Buckingham. Todos os dias às 11 horas – 11h30, a troca da guarda é um verdadeiro show: entre desfiles da guarda, parada da orquestra e demonstração dos melhores cavalos do reino. O Buckingham Palace é uma das principais atracões turísticas da capital inglesa.  E, é por isso que para poder assistir plenamente, aconselho chegar com pelo menos uma hora de antecedência e assim ficar o mais perto possível das grades.

 

Buckingham Palace Londres

Foto @google

Dica: durante o verão (europeu) é possível visitar o palácio e ver, durante uma visita guiada, os 19 apartamentos oficiais cujo a decoração esta composta dos maiores tesauros da colecção real.

A entrada custa £21,50.

Pense em reservar a visita :-)

 

troca de guarda real londres

 

  • Almoçar / fazer um picnic no St. James Park, onde você encontrará muitos esquilos pelo parque e visitar o Horse Guard Parade, para ver a troca da guarda.
St James Park London

https://d.ibtimes.co.uk/en/full/1449393/buckingham-palace.jpg

St JameS Park London

https://d.ibtimes.co.uk/en/full/1449393/buckingham-palace.jpg

troca de guarda real londres

 

  • Chegar perto do Big Ben e atravessar a ponte de Waterloo. Passear ao longo do SouthBank entre o London Eye e o London Bridge. Parar no caminho, para comer ou beber em um dos bares e restaurantes.
Ella Londres Inglaterra

Big Ben I Foto @EllaPeloMundo

big ben London

 

 

  • Parar na Tower Bridge, subir a torre e observar a cidade.
tower bridge London

Tower Bridge

London Bridge Bruno NomaDigital

 

  • Visitar a London Tower, imponente fortaleza com um passado sangrento: ela orquestrou as piores cenas de tortura, morte e decapitação que sem tem conhecimento em Londres.

 

  • Se tiver um lugar que gostamos bastante, é esse: passear na romântica Notting Hill, entrar nas lojas de roupas vintage e tomar um “brunch” em um dos restaurantes vegetarianos. Em seguida, percorrer as ruas de Farmer Street & Hillgate Street para ver as famosas casas coloridas. Não se esquecer de PortoBello Market que acontece todos os sábados.

 

Nothing Hill

  • Desfrutar das vistas panorâmicas oferecidas pelos arranha-céus da cidade. A partir do Skygarden ou do Sushi Samba, um dos melhores bares em matéria de vistas da cidade. Ou ir ao Shard, para uma vista deslumbrante sobre o 70º andar do edifício mais alto da Europa.

               

       Cultura I Street Art & Museus

Entre a sua cultura urbana de Brick Lane / Shoreditch em East London, onde o graffiti reina e sua infinidade de museus e teatros, Londres é uma das capitais mundiais da cultura.

                    StreetArt I A Arte do Graffiti

  • Em Shoreditch entre bares e restaurantes indianos, todos “Master Chef do ano” (dá para até pensar que eles são todos campeões), é fácil ver graffiti temporária nas fachadas dos edifícios. Em Brick Lane vimos uma obra  impressionante: o do carro sobre o telhado de um restaurante.
    Assim como Shoreditch, Camden Town, também, está recheada de graffitis ‘escondidos’, prontos para serem descobertos.

Ella + Graffiti London

Graffitti Londres

Graffitti

Graffitti

graffitti londres

Graffiti London

Graffiti London

 

                 Museus

Muitos museus se tem o acesso gratuito. Aproveite a oportunidade de visitá-los.
Madame Tussauds: sendo um dos mais famosos museus ingleses, é também uma parada obrigatória na capital inglesa. Museu de cera, ele prestou homenagem à personalidades nacionais e internacionais. Se você perder esse passeio, então eu indico você não deixar de acompanhar em Amsterdam ou em Singapura, onde há 2 versões desse famoso museu.

     

 Shopping – inning I Sempre seguir a moda 

Você certamente sabe que os britânicos estão entre os reis da moda. A variedade é percebida entre os vários estilos funky, streetwear, elegante ou city-chic… As ruas de Londres são um desfile de moda ao vivo. E não é nenhuma surpresa que podemos encontrar todas as boutiques de moda, de produtos menos luxuosos até as lojas de luxo. Quer comprar? Londres oferece mega-saldos, no início de cada ano, durante o mês de janeiro.

  • A partir de Oxford Street, a base das lojas de moda, até Brick Lane para roupas vintage ou ainda a Judy, loja de roupa usada e velha vendida por quilo (brechó).

Camden Town London

Camden Town London

graffitti

                  A Moda de Londres

De Rainha Elizabeth a Duquesa Kate Middleton – A moda em Londres vem até em família real, pois a duquesa tem seguidores assíduos por toda Londres, opa, pera aí, por todo o mundo.

Desde os anos 60, aonde a moda se firmou em Londres, a cidade veio crescendo monstruosamente no tópico moda e tem sido por anos a capital da moda no mundo. Hoje em dia com a grande diversidade cultural que Londres tem, acabou acrescentando positivamente pois a Capital Inglesa recebe jovens estilistas sonhadores do mundo todo e que acabam se tornando ícones. Se você for a Brick Lane por exemplo, poderá ver alguns novos nomes da moda inglesa.

Outros lugares para poder apreciar a moda inglesa e ver estampado nas vitrines as ‘amostras’ é só dar uma voltinha pela Oxford Street, Marylebond ou até mesmo Bond Street.

A Oxford Street esta cheia de lojas de moda tendencias. Là, encontramos as TopShop, Zara, o Foot Lockers, River Island, …

Oxford Street -London

Oxford Street

Foto@ i.telegraph

Já os mais famosos nomes, são super consagrados com seus estilos modernos, inovadores e até ousados, porém sempre surpreendendo os olhos do mundo em termos de novidades.

Não se pode deixar de lado também algumas personalidades que aderem à ‘moda’ de criar mode e aproveitam do sucesso, já conquistado em outros campos e abrem suas próprias grifes, como a nossa famosa BurberryStella McCartney, Vinienne Westwood e outros.

A moda em Londres sempre tem sido uma influência no mundo, com uma identidade única e sempre será, pois isso é parte da cultura londrina e com muito orgulho é cultivada não só nas passarelas mas também nas ruas e em cada esquina que se olhar.

______Onde comer & beber ?__

 

Como eu disse na introdução, Londres é uma verdadeira cosmopolita. Londres, é uma cidade com uma grande diversidade, que goza de uma riqueza gastronômica excepcional.

Do famoso Fish & Chips ao indiano de Brick Lane, o chinês de Piccadilly e a vegetariana de Notting Hill, em Londres não há falta de opções. Mergulhe na cultura inglesa e desfrute da hora do chá e brunch em um dos muitos bares restaurantes que tem pela cidade, sendo que a maioria oferece refeições e lanches normais, chá da tarde e nos weekends, o ‘Brunch‘.

Famoso Fish &chip London

           Tea Time I O famoso cha da tarde

O famosa Tea Time, o chá da tarde em Londres – um ritual pra ninguêm botar defeito. No Brasil, as pessoas falam ” vamos tomar café” e não quer dizer exatamente tomar café ou apenas café, com o chá da tarde a coisa é igual, pois as vezes rola até um champagne no meio e mesas recheadas com bolos, sanduíches e muitas ‘deliciosidades’ que só aqui tem.

Uma tradição de anos e anos, que está presente em toda a cidade, ou seja, você tem que conhecer e se não conheceu ainda, pode deixar que você irá entender o quão importante esse ritual é na terra da rainha, e mais, não é tão fácil achar lugar disponível não, porque os lugares que servem o chá da tarde ficam lotados, portanto, caso queira algum em grande estilo como um hotel conhecido, The Berkeley seria uma ótima opção, servindo o chá por 45 Libras por pessoa.

The Berkeley Afternoon Tea Londres

Foto @.the-berkeley.co.uk

O que acha de tomar um chá da tarde em um cruzeiro pelo Tamisa River? Pois é, há o Tea Cruise que oferece um ótimo chá da tarde à bordo para você relaxar vendo as atrações de Londres ao seu redor enquanto você toma aquele chazinho, in style! E custa apenas 30 Libras.

tea cruise London

http://www.chrisorange.com/keyword/Tea/

Tea Cruise London

 

Também você pode optar por experimentar o ‘considerado’ melhor chá da tarde de Londres, wow! Será?! Sim! Vá até o The Goring Hotel – Victoria e a partir de 42 Libras por pessoa você terá uma das opções do cardápio de chá da tarde em luxo e exclusividade.

 

Tea Time The Goring London

http://www.thegoring.com/fr

                 A Hora do Brunch I O “CafeMoço”

Exatamente como o chá da tarde, o brunch faz parte da rotina dos ingleses. Os fins de semana repletos de brunch, que é maior que qualquer coisa na Inglaterra. É um hábito que todos em Londres amam muito.

Acordar de manhã, hmmm, não necessariamente cedo, afinal, fim de semana, e brunch, após o horário do café porém já quase almoço, e daí você visualiza uma capital, uma Londres consumindo brunch em algum canto da cidade, o que você não precisa procurar, vai encontrar em todos os cantos. Panquecas com ovos e bacon e muito mais, tudo saboreado com uma bela de uma blood Mary, hmm, ou até algumas :)

Nosso Brunch sem lei é sensacional, pode parando com horário inglês aqui, pode até ter hora pra começar mas não tem para parar. É a refeição mais luxuosa e encantadora da semana, não por valor financeiro e sim por prazer.

Brunch London

brunch London

https://mimagazine.net/wp-content/uploads/2015/03/Rosie-Londoner-Shoreditch-2.jpg

_______Onde Dormir?________

 

Londres é um lugar maravilhoso, isso nós já sabemos, se você veio é por que com certeza por que vai querer visitar os pontos principais da cidade, ou seja, ficar pertinho dos lugares mais importantes de Londres – para isso você deve estar próximo ou ter um fácil acesso aos meios de transportes principais da cidade.

Reserve aqui e ganhe 15 euros na sua próxima estadia!

Algumas áreas sugeridas aqui

King’s Cross

Aqui é aonde fica a St. Pancras Station, caso você esteja vindo de Paris, por exemplo. A grande vantagem é que aqui você vai pagar menos pelas acomodações mas terá acesso direto ao centro de Londres. Um lugar aqui que não pode deixar de ver é Camley Street Natural Park, um lugar ótimo com verde no meio da área urbana.

 

Paddington

Se você fica aqui, com certeza não vai estar mal localizado, e o mais importante, não é um bairro tão caro. O bairro tem transportes como metrô, ônibus e taxi para o centro e é bem servido em hotéis e albergues de ótima qualidade e bons preços.

 

Bloomsburry

Se você se hospeda aqui irá poder acordar pela manhã e fazer uma bela caminhada até o Palácio de Buckingham ou até Trafalgar Square, isso mesmo, você poderá caminhar pois este bairro é bem próximo do centro, aonde você terá a possibilidade de conhecer as noites de Londres e se esbaldar em ótimo estilo. O bairro também oferece ótimas acomodações.

 

Mayfair

Imagine o Leblon de Londres, bom, aqui está. O bairro é um dos metros quadrados mais caros na cidade da Rainha Elizabeth, é aonde você pode ficar caso queira um hotel 5 estrelas com um serviço de luxo impecável no estilo inglês. Agora, se quiser fazer umas comprinhas em uma das lojas mais chiques do mundo, por que não caminhar um pouco e ver o que as vitrines daqui oferecem?
E como eu disse, o Leblon de Londres, a noite é repleta de gente bonita e você poderá jantar em ótimos restaurantes super renomados como também aproveitar em um dos barzinhos locais.

 

South Kesington

Fica na parte oeste de Londres e não fica nada atrás de Mayfair ou até Marylebone. Aqui você irá encontrar lojas de altíssimo nível também, é, pelo jeito Londres vai acabar com o seu bolso :) Mas vai valer mais do que a pena, pois aqui os preços são muito mais em conta do que em muitos lugares, então dê uma passadinha no Royal Albert Hall ou fazer umas comprinhas em Kesington High Street.

Reserve aqui e ganhe 15 euros na sua próxima estadia!

______Como chegar?________

Chegar na segunda cidade da moda na Europa é o sonho de muitos brasileiros, talvez visitem mais Paris, porém como aqui se fala o inglês, que é língua mais falada pelos brasileiros, eles acabam vindo mais para poder estudar e até tentar trabalho.

Como Londres é, digamos o coração da Europa, é muito fácil de se chegar aqui e há muitas maneiras.

Quem vem do Brasil, costuma desembarcar em Heathrow mas se você já está na Europa, com certeza vai ter mais opções e é o que vou mostrar abaixo:

Aeroportos

Reserve o seu próximo voo aqui e ganhe pelo menos 20 reais de desconto!

                         Gatwick Airport (LGW)

O aeroporto de Gatwick, que está a 50 km sul de distância do Centro de Londres, é até agora o segundo maior ‘portal’ de entrada, com 2 terminais. Aqui chegam voos da EasyJet, RyanAir e também da British Airways.

  • TAXI

Se você está disposto a chegar até o centro de Londres em grande estilo e dar esse luxo ao seu cansaço e pagar o valor do táxi, fique sabendo que deverá desembolsar entre 90 e 100 Libras pela corrida que dura entre 1h20 e 1h30. Bom, vale a pena pois é super confortável e você pode até tirar um cochilinho.

  • TREM

De trem você pode embarcar no

Gatwick Express‘ e ir até a Victoria Station, o que dura uns 30 minutos, e de lá, no máximo umas 20 Libras de táxi até o Centro, o que é bem jogo. Ele sai a cada 15 minutos.

Southern Train‘ que também vai até Victoria Station – é ótimo por funcionar a noite toda mas a desvantagem é de que ele faz muitas paradas, ou seja, é um pouco mais lento para chegar e pode levar uns 40 minutos, o que acaba tornando o trajeto um tanto cansativo, mas vale a experiência. O bilhete sai por volta de 13 Libras.

Thameslink Train‘ Se você quer ir para East London, esse é o trem certo. A duração da viagem fica por volta de 30 minutos a 50 minutos. Valor fica em 10 Libras.

 

                          Luton Airport (LTN)

Este aqui será com certeza uma opção de aeroporto se você está fazendo um tour com as cias aéreas low-cost, ela recebe a EasyJet, que já mencionei acima, RyanAir e outras, o que vai depender do valor na hora da sua compra. O aeroporto fica a uns 60 km do centro bem ao norte.

  • ÔNIBUS

Saindo de ônibus você pode optar por pegar um da Greenline (10 Libras) até a Victoria Station ou a EasyBus (10 Libras), que é na verdade uma van, que vai deixar você na Baker Street. A viagem dura cerca de 1h.

Obs:. Lembrando que apenas a Greenline irá deixar você também em Marble Arch, Finchley Road e Brent Cross.

  • TAXI

Como são 60 km, o valor vai ficar entre 90 e 100 Libras  e a viagem vai levar cerca de uma hora.

  • TREM

Indo de Thameslink train, você terá como conexões as estações de St. Pancras International, Farringdon, Blackfriars e City Thameslink e poderá fazer baldeações nessas estações caso seu destino esteja na rota. O valor fica em 15 Libras ida e 26 Libras ida & volta.

 

                          Stansted Airport (STN)

Outro aeroporto muito movimentado e utilizado pelas cias aéreas low-cost, ele fica a 60km ao norte de Londres. Os transportes para Londres a partir deste aeroporto não são tão diversos, porém aqui você pode ver algumas das melhores opções:

  • ÔNIBUS

Essa é uma maneira que cabe em qualquer bolso para se chegar ao centro de Londres passando por diversos pontos e você tem um terminal logo na saída do aeroporto. Há 3 empresas que fazem o serviço:

National Express – Muito conhecida e digamos que a mais utilizada pelo público. Os valores ficam entre 5 e 15 Libras (Comprando online é sempre mais barato).

Se o seu destino for Victoria ou proximidades você levará 2h para chegar porém se o seu destino for Stratford ou proximidades levará 1h.

Stansted  CityLink – Entrou há pouco tempo no roteiro dos viajantes e já vem conquistando a clientela por fazer um percurso diferenciado, o chamado “diretão”. Sem parar, indo direto até o centro, em St. Pancras, leva 1h para chegar e você desembolsa 8 Libras por uma passagem ou 15 Libras ida e volta.

EasyBus – Você chegou de madrugada? Perfeito! Então pode pegar um Easy bus pois funcionam na madrugada saindo direto do aeroporto. Valores entre 10 Libras.

Ótimo se você estiver indo para Marble Arch, Portman Square, Baker Street e Finchley Road.

  • TREM

Na estação que fica em baixo do aeroporto, você terá a opção de escolher entre os dois diferentes serviços de trem disponíveis.

Great Anglia – Você levará 1h para chegar até o centro de Londres, em Stratford. A espera chega a uma hora para o próximo trem. Valor fica em 17 Libras.

Stansted Express – Este sim, chega em apenas 45 minutos e a cada 15 minutos sai um trem. Compre online o seu bilhete e pagará 20 Libras por uma passgem ou 32 Libras por ida e volta.

  • TAXI

Você levará cerca de 1h30m para chegar até o centro de Londres e o valor ficará no mínimo em 100 Libras e no máximo em 110 Libras.

 

                           London City Airport (LCY)

Fica no leste de Londres, serve mais como rota de empresários e executivos, ou seja, muito mais para negócios.

  • METRÔ

Muito simples se locomover à partir desse aeroporto. Imagina poder sair dele, de dentro dele, é exatamente esse o papel do DLR, o monotrilho que sai do aeroporto diretamente para o metrô, ou seja, proporciona uma acessibilidade muito boa para os turistas.

  • TAXI

Como é bem próximo ao centro, você irá pagar umas 35 Libras até o centro.

 

                          Heathrow Airport (LHR)

Este aqui é o maior aeroporto de Londres e o principal em todo o Reino Unido e um dos mais movimentados do mundo. Ele recebe voos de vários lugares do mundo. Do Brasil, você irá provavelmente pegar um voo que vai direto para Heathrow.

Se você chegar de TAM, irá sair no Terminal 1 e caso venha de British Airways, você sairá no Terminal 5.

Você terá muitas facilidades e opções para chegar até o centro, que fica a 30 km de distância.

  • METRÔ

Você irá pegar o metrô em uma das 3 estações nos terminais, 1, 2, 3, 4 e 5 na linha Piccadilly, a qual irá levar você diretamente ao centro – o percurso é de 1h, porém é super tranquilo pegar o metrô. O valor fica em 6 Libras.

  • TREM (Heathrow Express)

Se você está com pressa ou quer mesmo aproveitar logo Londres e chegar logo no centro, essa é a opção mais adequada para você, afinal, chegar em 15 minutos é com certeza melhor do que 1h.

Ele irá sair do aeroporto e irá diretmante para Paddington, no centro, portanto certifique-se de que você estará hospedado na área de Paddington.

Você pode conseguir um bom preço se comprar on-line, portanto, por que não pagar por volta de 35 Libras para ida e volta? Ou caso não irá voltar por este aeroporto, pagará cerca de 25 Libras para uma passagem. Compre aqui.

  • TREM (Heathrow Connect)

Faz o mesmo trajeto que o Heathrow Express, porém, ele vai parando em cada estação, ou seja, você levará aí umas meia hora. A vantagem é que o valor vai sair 10 Libras para um bilhete e 20 Libras para ida e volta.

  • ÔNIBUS

Ônibus Noturno – da meia noite até às 5 da manhã. A viagem dura 1h e deixará você no centro de Londres, em Trafalgar Square.

National Express – Este ele faz conexão com outros aeroportos também, além de passar em várias cidades. Perfeito caso você precise ir para outro local.

  • TAXI

Você pode também pegar um black cab, mas irá levar mais de 1h para chegar até o centro e irá gastar umas 80 Libras.

MEU RESUMO PARA LONDRES:

LONDRES INGLATERRA

Camden town <3

Sera que como minha amiga Livia, voce terá coragem de viver e fazer um intercâmbio em Londres, nessa cidade que adoramos ?

Articles

Find More  

Quanto Custa uma Viagem em Miami e pela Flórida em geral ?

A Flórida é um dos lugares mais visitados nos Estados Unidos e é bem conhecida como destino certo de muitos mexicanos e também brasileiros, que fazem do estado sua segunda casa. Também sendo um lugar que é sinônimo de praias lindas e longas com areia branca e fina, brilho do sol e também um ótimo clima com ambiente muito agradável …

Continue reading  

Como chegar em Antelope Canyon | Guia completo

Saímos do Grand Canyon e suas colossais formações rochosas esculpidas pelo tempo, o vento e a água e fomos até Page, uma cidadezinha bem no interior e no norte do Arizona onde decidimos ficar por dois dias pra aproveitar tudo o que há de mais bonito nesses rochedos. A cidade de Page não é lá essas coisas, é uma cidade …

Continue reading  

Como visitar e chegar em Horseshoe Bend, Arizona | Guia completo

Saindo do Grand Canyon, onde passamos 2 dias, fomos até a pequena cidade de Page, a cidade que concentra todo mundo que quer conhecer essas maravilhas desses lados com rochas alaranjadas e vermelhas. Eu sabia que ali também eu iria encontrar muitas maravilhas pra descobrir e me deslumbrar ainda mais como o Antelope Canyon, o Horsebend Shoe e ainda o …

Continue reading