El Nido, Filipinas

El Nido - Filipinas

Respondendo à pergunta “Qual é o lugar que você mais curtiu na Ásia?”  Eu sempre tinha meu coração balançado entre Bali e Cingapura porém essa batida durou até o instante em que nós fomos a El Nido nas Filipinas, daí posso afirmar, o ritmo da batida mudou. 🙂

 

As Filipinas ou país do qual eu mais sonhava em conhecer na Ásia tem como um dos seus espetáculos “ El Nido” que está localizado na pontinha norte da ilha de P alawan e que foi eleita em 2007, pelo super renomado N ational Geographic, como melhor destino do mundo. À partir daí não preciso dizer mais nada, nada mesmo. El Nido representa o Paraíso na Terra.

Com um difícil acesso, “O Ninho” merece mesmo ser reconhecido assim, pois tão puro e perfeito parece o ninho aonde tudo começou.

Foto @elnidoboutiqueandartcafe

Saindo da capital, Puerto Princesa, você vai fazer um trajeto de 4 horas em uma estrada bem estreita e chegando em El Nido você vai notar uma cidade muito pouco desenvolvida aonde você não vai encontrar nenhum caixa eletrônico sequer ­ portanto um importante aviso é que tenha dinheiro vivo ou melhor, cash na mão.

Foi aí em janeiro de 2016, depois de ter visitado Tailândia, Camboja, Vietnã, Hong Kong, Cingapura, Malásia, Bornéu,Indonésia aonde chegamos à Bali por Manila, capital das Filipinas para a nossa última viagem no sudeste da Ásia. E no final de tudo, g uardamos o melhor para o final. Ah sim, El Nido é o que aconteceu de melhor na nossa viagem na Ásia.

 

Bom, falando um pouquinho desse país que fica no Sudeste asiático com suas 7000 ilhas que atraíram os espanhóis que os colonizaram durante muitos anos e possui mais de 100 milhões de habitantes, isso sem contar os que estão espalhados pelo mundo e quem já fez cruzeiro sabe do que estou falando, certamente já os encontrou.

Uma curiosidade é que eles têm dificuldade em pronunciar o “f” e o pronunciam como “p”, ou seja, ao invés de falar Filipinas, França, falariam “Pilipinas” ou “Prança”, então certamente você irá ouvir algo como “Hello my priend!”.

________O que fazer ?__________

 

Além das famosas Small & Big Lagoons, El Nido e a ilha de Palawan em geral possuem uma biodiversidade marítima fabulosa das quais muitas espécies são encontradas apenas aqui como o golfinho do Irrawaddy e o dugongo.
El Nido foi decretada área de preservação pelo governo filipino aonde estão também incluídos a baía de Bacuit e Taytay em uma zona marinha de mais de 360km2.

http://us.whales.org/sites/default/files/styles/flexslider_full/public/orcaella_brevirostris-dipani_sutaria_3.jpg?itok=Ts8v5uNu

Foto @us.whales.org

 

http://portugueseindependentnews.info/wp-content/uploads/2014/11/dugongo_animal.jpg

Foto @portugueseindependentnews.info

 

 

         Pular de Ilha em Ilha  l  Island Hopping

 

Tendo a baía de Bacuit como playground, o island­hopping é a principal atividade de El Nido. A baía está cheia de ilhas e ilhotas sempre ocupadas por resorts de luxo aonde também se encontra o único hotel sobre palafitas nas Filipinas.
A ilha de Miniloc é a mais visitada da baía e é especialmente nessa ilha que encontramos a Big Lagoon e Small Lagoon, lagoas de águas cristalinamente turquesa aonde fazer snorkeling é inesquecível e com certeza marcante.

El nido Island Hopping

El nido island hopping barco

 

             

              Big Lagoon & Small Lagoon

 

Ao invés de ficar hospedado em um hotel luxuoso beira mar na ilha de Miniloc, e poder aproveitar a Big Lagoon e Small Lagoon diretamente de caiaque do hotel, muitas agências oferecem a possibilidade de fazer um tour de um dia inteiro em um o utrigger ou se preferir, p umpboat ou B angka, barco típico local filipino e foi, portanto, o que nós decidimos fazer.

Você pode escolher 4 tipos de tour: A, B, C ou D. Nós, fizemos todos rsrs.

Nós embarcamos de El Nido por volta de 8 horas da manhã e chegamos à espetacular Big Lagoon uns 40 minutos depois. Big Lagoon é com toda certeza o que eu vi de maisimpressionante e bonito na Ásia: uma lagoa de água azul turquesa, verde esmeralda, transparente, imaculado mesmo como o filme “A Lagoa Azul” e ainda melhor e claro, ao vivo! Cercado de rochas e água tranquila, o lugar é esplêndido e certamente cura qualquer stress rsrs.

Ao navegar com o seu caiaque e ouvir o som do caiaque cortando levemente a água, hmm, você vai se apaixonar de coração pelo local, a sensação e claro, protegido pelas rochas ao redor que fazem um cenário incrível.

Big Lagoon El Nido

Small Lagoon - Filipinas

El Nido - Small & Big Lagoon

El Nido - Filipinas

El Nido - Filipinas

              Small Lagoon

Small Lagoon é uma Big Lagoon em miniatura mas muito mais mágica. A entrada bem discreta é por um pequeno espaço em uma fenda na rocha acessível apenas a nado ou em caiaque. A água é tão clara e reluzente que o reflexo até dói nos olhos e certamente também muito aconchegante. Recomendo chegar cedo pra poder ver os primeiros raios solares surgirem e aí é que é melhor, só você, o sol e a small Lagoon. E também você vai poder observar claramente a vida marinha acontecendo abaixo de você na água, pois tudo é tão visível de tão cristalina que é a água que a sensação de estar flutuando é muito forte. Adoramos mesmo e ficamos lá relaxando e curtindo somente nós e nossa filha. Paraíso incomparável.
Small Lagoon El Nido
El Nido - Filipinas
Small Lagoon El nido
Small Lagoon El Nido
Small Lagoon El Nido

 

              Relaxar I Praia, praia e praia

El nido praia secret beach

El nido beach Filipinas

el nido praia filipinas

El nido praia Filipinas

Foto @FamiliaSemFronteiras

Foto @FamiliaSemFronteiras

 

              Secret Beach | Praia Secreta

Aqui já vou logo dando um aviso! Tenham uma câmera à prova d’água rsrs
Você de repente se depara com um paredão enorme de rochas e daí não imagina nada além de pedras, porém, esse paredão está aí por um motivo, e esse é, esconder o paraíso interno, a praia secreta!

Ondas quebrando contra as rochas e ondas bem fortes por que o mar é aberto rsrs portanto, muita calma nessa hora galera. O acesso é através de uma fenda aberta na pedra e apenas nadando.

O barco vai parar na frente do paredão e certamente você não vai entender nada quando anunciarem que ali há uma praia rsrs então, se prepare, pois aquele pequeno buraco é por onde você vai, se quiser ir, porque somente por ali, aonde as pedras são pontudas e as ondas fortíssimas. Se uma onda te joga contra uma das pedras, o estrago será grande, então siga bem às instruções e pense na beleza dos peixes coloridos em volta de você rsrs

Você vai com certeza se perguntar como acharam esse lugar, e quem, e como!? Bom, chegando lá certamente vai valer à pena o esforço, com sorte e garra rsrs.

Secret beach el nido Filipinas

http://www.yeity.com/destination-images/PHILIPPINES/92213599.jpg

Foto @yeity.com

            Ou ainda a Snake Island

snake island El nido Filipinas

Foto @Letspalawan

Snake island el nido filipinas

             

              

                 Mergulhar l Snorkeling

https://bringpam.files.wordpress.com/2012/06/bimg_02141.jpg

Foto @bringpam

Com mais de 30 pontos de mergulho, o arquipélago de Bacuit é renomado no mundo do mergulho submarino ­ e dá pra entender bem rapidinho o porquê. A água azul turquesa que contorna El Nido é cheia de vida marinha e de espaço que dá pra ver Nemo e seus amigos rsrs. A água é tão azul e linda que dá vontade de pular no mar e ficar ali pra sempre, nadando sem parar. Já tinha visto Nemo na Malásia, na ilha de Bornéu mas foi incrível ver novamente. Mantiloc e a ilha de Tapiutan oferecem os melhores points de mergulho que você pode imaginar. Se você fizer o Tour C, será assim:

                     Parada 1 ­ Mantiloc

Aqui você vai se deliciar ao fazer um mergulho com muita coisa pra ver e descobrir um mundo submarino muito colorido e repleto de vida em uma praia com 100 metros de areia branca cercada de coral vívido e com um cenário de peixes por todos os lados.

Você acaba se perdendo de tantas coisas pra ver. Vai perceber que continua raso por uns 10 a 15 metros indo de mar a dentro e somente a partir daí a areia começa a ficar mais funda rsrs

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/53/Matinloc_Island_Beach.jpg

                     Última Parada ­ Tapiutan

Tapiutan é muito rica em corais também e a vida marinha aflora e se mostra infindável fazendo esse lugar perfeito pra você fazer um mergulho inesquecível. Aqui certamente você vai achar o Nemo, ou melhor, ele vai achar você! Rsrs

http://oceanislandtravel.com/pictures/TapiutanBeach.jpg

Foto @oceanislandtravel

http://oceanislandtravel.com/pictures/TapiutanBeach.jpg

Foto @oceanislandtravel

              

           Aproveitar do Pôr ­do ­sol  I Sunset 

Sempre aproveitamos a oportunidade para assistir e aproveitar o pôr do sol em qualquer lugar ou país que estivermos.
Aqui você vai adorar ver o sol nascer, parece que sai do mar e o reflexo na água e na vida marinha faz o visual ficar mais do que perfeito.

Pôr do Sol - El Nido

El Nido SunSet

El Nido - Filipinas

Foto @FamiliaSemFronteiras

El Nido - Filipinas

Foto @FamiliaSemFronteiras

El Nido - Filipinas

@EllaPeloMundo curtindo o por do sol

 

Por do sul El Nido Filipinas Sunset Philippines

Foto @FamiliaSemFronteiras

                   

              Fazer alguns tour | Passeios

Não se preocupe em escolher qual agência pois são as mesmas rotas e preços e variam de 900 a 1200 pesos. Os valores normalmente incluem almoço no barco ­ e que almoço regado ­ sem miséria mesmo! Muita comida fresquinha feita na hora em uma churrasqueira artesanal no barco.

Churrasco no Barco - El Nido - Filipinas

Churrasco caseiro no barco do passeio – El Nido – Filipinas

EL Nido - Filipinas

É la, no meio do mar, que paramos almoçar e mergulhar ! Que sonho né ?!

 

Passeio A: Small & Big Lagoon, Shimizu Island, Secret Lagoon, 7 comandos BeachTour.

Passeio B: Entatula Island, Pinagbuyutan Island, Snake Island, Cudugnon Cave, Cathedral Cave.
Passeio C: Mantiloc Shrine, Secret Beach, Hidden Beach, Helicopter Island and Star Beach.

Passeio D: Bukal Beach, Ipil Beach, Nat­Nat Beach, Cadlao Lagoon, Paradise Beach.

 Neste post a Bia, Insta @RodaMundo, conta um pouco sobre os passeios 

 

 

________Onde dormir ?_________

 

Em El Nido, existem 3 tipos de acomodações dependendo do orçamento de cada um. Do centro até as praias mais distantes ou ainda as ilhas particulares para uma estadia de luxo à Robinson Cruso

Reserve aqui e ganhe 15 euros na sua próxima estadia!

            Em El Nido Town ? 

Para os amantes de festas, badalação e vida noturna, este tipo aqui é o ideal. Os hotéis são todos bem pertinhos dos restaurantes do centro da cidade. É là que ficamos e nós optamos pelo hotel Cadlao Resort, no leste da cidade. O hotel é o mais luxuoso da cidade e além disso o mais agradável.

 

                 Cadlao Resort I O luxuoso do town

http://cdn.c.photoshelter.com/img-get2/I0000sgJEvv6buvM/fit=1000x750/Philippines-Palawan-El-Nido-Town-Bay.jpg

http://cdn.c.photoshelter.com/img-get2/I0000sgJEvv6buvM/fit=1000×750/Philippines-Palawan-El-Nido-Town-Bay.jpg

Cadlao Resort- nosso resort

Caldao resort El Nido

Foto @Agoda

              Praia de Caalan & Corong Corong

Praias a apenas 500 metros à 1 km de distância de El Nido e bem longe do tumulto dos bares do centro da cidade. Caalan é aonde estão os dois hotéis de luxo e Corong Corong uma praia bem rasa e possui 2 km de extensão. Muito famosa pelo belo Pôr do Sol e também pela vista de luas cheias.

 

Foto @ironwulf

Foto @homeiswhereyourbagis

Corona Corong EL nido Philippines Filipinas

Foto @FamiliaSemFronteiras

 

               Em Ilhas Particulares ? 

Ilhas El Ndio Hoteis

Esta terceira e última opção é a mais exótica e claro, a mais luxuosa, dormir em uma ilha particular no meio do paraíso. Não é exagero dizer que Bacuit é a razão de ir até a ilha de Palawan e a El Nido. A baía de Bacuit é cheia de ilhas e ilhotas das quais algumas são habitadas e nas quais se localizam alguns dos hotéis de luxo. Infelizmente, quando fomos, o Miniloc Island Resort e o Resort Lagen Island, os únicos a oferecer quartos abaixo do nível do mar, não tinham mais nenhuma disponibilidade. Esses dois hotéis são muito caros e uma diária custa aí uns 400 dólares fácil, ou seja, o dobro do preço da diária do Cadlao Resort em El Nido Town.

Queríamos muito ter ido ao luxuoso Miniloc mas já estava cheio, ficamos decepcionados pois é o único sobre palafitas em toda as Filipinas e por isso ficamos no El Nido Town, no Cadlao mesmo.

Cadlao Resort

Esse é o Cadlao Resort, onde ficamos em El Nido Town

 

              Miniloc Resort

localizado em uma área super tranquila e ótima pois oferece passeios e atividades.

É totalmente exótico com uma decoração aonde as paredes são de palha, e tudo é feito com a cara de floresta tropical como chão de madeira por exemplo porém não fugindo do luxo, com ar­condicionado, e amenidades modernas.

Algumas coisas que se podem fazer estando hospedado é passeio de veleiro, cruzeiros de pôr do sol e até nadar com peixes locais de 1,5 m!

A comida é bem variada então certamente vão ter opções para o seu gosto 🙂

Foto @elnidoresorts

Manioc Resort El Nido Filipinas

Foto @Google

Manioc Resort El nido Philippines - Filipinas

Foto @Google

              Resort Lagen Island

Mais uma das super atrações de El Nido é este maravilhoso resort, o Lagen Island que fica bem em meio à natureza e tem como principais atividades o mergulho, passeios de caiaque, windsurfe e por aí vai.

Aqui você consegue curtir a natureza bem de pertinho, acordando junto com ela e aproveitando o que tem de melhor e que tal fazer uma trilha ou snorkel? Uma boa porque aqui você vai encontrar muitas espécies de vida marinha visíveis nas águas transparentes.Ou talvez conhecer cavernas na região? Aqui você terá tudo isso, além de estar cercado pelo visual incrível.

Aqui você vai encontrar muitas espécies de vida marinha visíveis nas águas transparentes e poder estar interagindo e observando, talvez até direto do seu quarto – e claro, os quartos, eles têm um ar rústico porém com tudo o que uma estadia confortável precisa e oferecem amenidades como tv, ar condicionado, cama confortável e acesso à varanda para poder desfrutar do cenário que é todinho seu. Que tal acordar e já dar uma respirada nesse ar fresco?

O resort oferece transfer gratuito do aeroporto de El Nido de barco e aí é só você embarcar e em uma hora chegar no Lagen Island.

EL nido resort Philippines

Foto @Google

Laguna island El nido Philippines Filipinas

http://www.elnidoresorts.com/lagen-island/

Reserve aqui e ganhe 15 euros na sua próxima estadia!

________Como chegar ?________

                            Até El Nido ?

Pra concluir a etapa de chegada nas Filipinas, chegue primeiro em Manila, a capital.

   Avião

Tem um pequeno aeroporto chamado Lio Airport e apenas uma cia. chega lá, a ITI e só fazem o trajeto Manila ­ El Nido | El Nido ­ Manila. Cada pessoa só pode levar no máximo 12 kg de bagagem por se tratar de aeronaves pequenas. Os voos sempre são reservados com muita antecedência e preferenciais aos clientes dos hotéis de luxo de Bacuit.

Reserve o seu próximo voo aqui e ganhe pelo menos 20 reais de desconto!

   Barco

Você também pode chegar em El Nido de barco saindo da ilha de Coron que fica a 150 km ao norte. Pegando um Bangka, que é o barco mencionado lá em cima, barco típico filipino, que parte todos os dias pela manhã. A rota leva de 7 a 8 horas.

 

   Ônibus ou Van

Nós pegamos uma van em Puerto Princesa que tem o valor de 500 pesos por pessoa. O trajeto levou 5 horas. Bom, os ônibus comuns costumam sair muitas vezes ao dia mas em compensação a duração da viagem é de 9 horas! O valor é bem menor mas aí o conforto também, porém você decide se quer menos conforto durante mais tempo! Rsrs

                             Até os hotéis ?

De El Nido você pode pegar um transfer (pré agendado com o resort) ou até um barco que demora de uns 40 minutos a uma hora para chegar no Resort.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>