Cumbucu | Capital do Kitesurf no Nordeste

Cumbuco Fortaleza

A caminho para o por do sol I Foto @FamiliaSemFronteiras

Cumbuco Fortaleza

Africa ? Nao, Cumbuco ! I Foto @FamiliaSemFronteiras

Em julho decidimos conhecer novos horizontes no Brasil, até eu sempre quis conhecer, ou seja, o Nordeste, onde as praias são sempre ensolaradas e o verão parece dominar os 12 meses do ano.

De São Paulo, onde é a cidade natal do Bruno (Na verdade Limeira), fomos para o Rio e depois Goiania, Chapada e chegamos aqui em Cumbuco. Depois daqui fomos para Jeri, mas isso você irá ler logo logo! 😉

Estávamos realmente ansiosos pra conhecer os novos lugares no Nordeste, até porque fomos ao Rio em junho, ficamos 3 semanas mas estava super frio, e Rio de Janeiro no frio, venhamos e convenhamos, não é um lugar que eu goste sem sol.

Enfim, aqui estamos em Cumbucu pra descansar, aproveitar o sol e relaxar, e o Bruno aproveitando bem sua paixão, o kitesurf, já que os ventos estavam ótimos!

Com os ventos a favor, e o sol brilhando pra nós, aqui, nesse Caribe nordestino, vamos mostrar pra você porque o Nordeste é um lugar pra não perder a oportunidade de ir assim que possível!

Venha conosco e veja o que nos fez amar Cumbuco, e nos diga no final, se o lugar não é um sonho!

____________Sobre____________

Aqui estamos, no Ceará, em Cumbuco, nesse paraíso dos esportes aquáticos, onde os ventos são todos favoráveis. Esta tranquilo, esta favorável ! :-)

Viemos pra passar 5 dias maravilhosamente inesquecíveis nessa cidadezinha que fica no oeste de Fortaleza, a uns 30 km, no município de Caucaia.

Cumbuco é um lugar de praia e de mar que sempre está ensolarado, e até nos dias mais chuvosos o sol pode aparecer, ou seja, acho que ele mora aqui! :) E nessas praias não poderiam faltar resorts lindos e luxuosos, um mais lindo que o outro, mas claro, o Carmel Cumbuco é o mais top de todos eles e nós, ficamos nele! A cidade é pequena mas possui mais de 20 opções de restaurantes e 40 hotéis.

O hotel fica de frente para o mar, onde podemos ver os inúmeros e incontáveis kitesurfers e velas aproveitando o vento infinito daqui. Sim, o lugar é perfeito pros amantes apaixonados dos esportes aquáticos e quem quiser pode até pegar umas aulinhas. :)

O vento, o que causa o mar ser um pouco agressivo e violento mas há piscinas nos clubes e a areia é perfeita pra relaxar e há barracas pra servir o que pedir, e claro, ambulantes, o que não falta nas praias do brasil, o que é ótimo, pois sempre tem algo novo.

A melhor época pra vir é à partir de Julho, quando o verão se instala mesmo, bom, isso porque aqui parece ser verão sempre. A temperatura não vai muito além ou abaixo de 30ºC ou 25ºC.

_________O que fazer ?_________

Em Cumbuco não vai faltar o que fazer, com certeza, pode ser um lugar pequeno, mas muito grande em opções de lazer. Tem pra todos os gostos, como dunas, bugues, esportes aquáticos em geral, trilhas, skibunda (sim! Descer uma duna em uma prancha ou plástico arrastando a bunda!), tirolesa e muitos passeios a lugares maravilhosos.

Claro que não vou deixar de falar nos jegues na praia, sim. Imagina só que eu vi um jegue de boné! Hahaha

Cumbuco é um lugar ideal para famílias e também pra quem mora em Fortaleza, por estar bem ao lado desse lugar maravilhoso.

As barracas na praia, algumas têm uma boa estrutura pra oferecer, até com banheiro, e chuveiro, claro. Espreguiçadeiras à parte, mas vale à pena.

Além disso, se estiver com crianças como eu, elas oferecem umas piscinas com bolinhas pra alegrar os pequenos.

A praia tem até barraca de massagem, e não é qualquer coisa não, eles levam à sério, com vários tipos de massagem, pra relaxar mesmo.

Mas uma coisa importante também é que tudo aqui é ecológico, ou seja, passeios que fazem com que tenhamos contato direto com a natureza, em terra, no mar e até no mar.

Esportes Náuticos | “Kite” em especial

Vale lembrar que a praia de Cumbuco é uma das melhores pra prática do Kitesurf, Surf, Windsurf, Vela e Paraglider, ou seja, esporte aquático que dependa do vento, aqui tem vez!

Bom, também, até quem nunca foi adepto ao esporte, acaba sendo contagiado ao ver a praia e o mar lotado de praticantes, e pra isso que as escolas estão ali, logo ali, na praia, pra poder dar uma oportunidade a quem quer começar no esporte. Os valores vão dos 800 reais e chegam até os 1000 reais, mas quem já pratica e não trouxe os equipamentos, não se preocupem, eles estão preparados, e também alugam os equipamentos que variam entre 100 e 250 reais, dependendo de qual esporte for praticado. O Bruno que não tinha praticado fazia 2 anos, contratou um professor e pagou 100 reais por hora sem o equipamento né. 

No nosso caso, ou melhor, digo em especial, do Bruno, porque ele é fascinado nesse esporte, não é à toa que viemos pra cá, melhor resort, melhor point da praia, e fica exatamente na frente de onde saem os kites para o mar.

O Bruno pegou muitos ventos ótimos e, por isso, ele sempre estava no mar, no kite, enquanto eu e as crianças no hotel, na piscina ou nos brinquedos.

A melhor época pra ir é entre julho e fevereiro, quando o vento é mais favorável. Então, se estiver em Cumbuco, aproveite bem o novo esporte! :)

KiteSurf Bruno Cumbuco

Meu profissional I Foto @FamiliaSemFronteiras

Kitesurf Bruno Cumbuco

Foto @FamiliaSemFronteiras

           Areia e mar I Praia

praia Carmel Cumbuco

Ja viram uma agua azul assim no Brasil ? I Foto @FamiliaSemFronteiras

Praia Carmel Cumbuco

Foto @FamiliaSemFronteiras

Praia Cumbuco Ceara

Foto @GoogleImage

         Bugue I Passeio na cidade

Há vários roteiros diferentes com os bugues, e também são os mais procurados pelos turistas até porque fazem o passeio pelos arredores, lagoas e algumas atividades.

Um dos passeios, que foi o que fizemos,  vai até a Lagoa de Parnamirim e paramos pra poder mergulhar e depois, claro, praticar um skibunda! Isso mesmo! :) Depois disso as dunas são as próximas paradas e é o máximo, parece até o Saara do Ceará. As dunas têm lagoas lindas, claro que não são como os lençóis maranhenses mas são lindas, e claro, a última lagoa, a Lagoa do Banana, com água doce e vários restaurantes ao redor. E pra terminar passamos no rio Cauipe e Lagoa de Barra do Cauipe.

O valor foi de 250 reais, e durou 7h00 que foram muito bem aproveitadas por nós! :)

Agora, o melhor do passeio foi parar nas dunas pra ver o pôr do sol. Isso não tem preço!

Cumbuco Fortaleza

Cumbuco Fortaleza

Cumbuco Bugguy

Cumbuco

Azul, Banana ou aguas cristalinas I Lagoas 

A entrada é paga, pois é uma área particular e recentemente descoberta, literalmente descoberta, pois foi uma escavação que foi feita e de repente surgiu a água do lençol freático e a água azul tá aí.

Com certeza um oásis paradisíaco.

A entrada custa apenas 10 reais e logo logo os turistas poderão aproveitar a escola de Kitesurf nova que irá passar a funcionar.nan

Lagoa das àguas Cristalinas

Fantástico é pouco pra descrever esse lugar, um lugar que pra quem tem crianças é mais do que perfeito. Na verdade é um lugar pra família toda, onde podemos encontrar tirolesa, que é uma descida sobre o rio, também skibunda, que adoramos e até patinhos pra andar sobre a água.

Aqui a diversão não acaba e é onde se vê muita gente chegando também de bugue pra aproveitar tudo o que o lugar oferece, e claro, até restaurante tem pra matar aquela fome que com certeza dá, depois de tanta aventura, fomos também provar mais uma iguaria local, com a vista linda da lagoa e vendo todos se divertindo nesse parque de diversões natural.

Lagoa da Banana

Quem seguir pras Dunas, vai ver a sinalização indicando a Lagoa das Bananas.

Chegando lá logo se vê os restaurantes bem na beirinha da Lagoa de água doce, e tranquila, com espreguiçadeiras na água, e com uma comida que é um espetáculo, só peixe fresco e o cheiro que hipnotiza facilmente, e até pra quem já comeu, dá fome de novo :)

Quem quiser relaxar aqui, também pode aproveitar muito bem um passeio de jet-ski ou então de banana, que é muito divertido.

Lagoa CUmbuco

Cumbuco

Cumbuco Lagoa

Foto @FamiliaSemFronteiras

Cumbuco Fortaleza Lagoa

Foto @FamiliaSemFronteiras

 Areia, areai e ainda areia I Passeios na dunas

Cumbuco Fortaleza

Foto @FamiliaSemFronteiras

Cumbuco

cumbuco fortaleza

Cumbuco Fortaleza

Cumbuco

cumbuco

Cumbuco

 

           Céu e sol I Por do sol 

Ao final de um dia de aventuras, na areia, no mar, nos lagos, com a família, com quem amamos, e aí, paramos no meio do nada, nas dunas, para ver uma de nossas atividades preferidas, o pôr do sol, mas como assim? Aqui não é simplesmente qualquer pôr de sol, algo a mais, um céu laranja, dunas, areia, família. Olho pros lados e vejo que não estou mais sozinha, não sou mais aquela pessoa que se preocupava em como seria o amanhã, e olha só, hoje aqui, vendo meu marido, meus dois filhos, a Ella, minha princesinha, grandinha já e meu pequeno Noam, sorrindo! O que mais eu poderia pedir? Estamos nós aqui, assistindo juntos a esse pôr de sol, lindo, com esse cenário maravilhoso. E que sejam muitos e muitos mais para assistirmos juntos, o sol se pondo sempre, e nascendo novamente… um momento romântico que sou grata

Cumbuco Fortaleza

Por do sol atras da duna I Foto @FamiliaSemFronteiras

 

Cumbuco Fortaleza Duna por do sol

Foto @FamiliaSemFronteiras

 

Cumbuco Fortaleza Duna Por do sol

O paraiso da Ella I Foto @FamiliaSemFronteiras

Cumbuco

Foto @FamiliaSemFronteiras

Por do sol Cumbuco

 

_________Onde comer ?________

Cumbuco é sim pequena, como eu falei mais acima, porém, pense só em um lugar pequeno mas que possui uma variedade quase infindável de gastronomia, no meio do Ceará, sim, e ainda por cima, não é só comida local não, estamos falando de gastronomia internacional com pratos requintados de todos os cantos do mundo, imaginem só, eu comi em um restaurante  aqui e quem diria, vi um restaurante francês, logo em frente. Em Cumbuco, ja, tem mais de 10 restaurantes coreanos. 

Bom, não podemos esquecer a comida local. Uma dica boa é pra quem quiser provar algo que vai fazer repetir o prato, mas muita calma, é pesado, é o Baião de Dois.

O lugar é cheio de creperias, pizzarias e churrascarias também que são points de refeição durante o dia e também à noite, porém com um tom a mais, durante a noite, os restaurantes e churrascarias e quase todos os outros viram points de encontro de jovens e turistas de todas as idades que se juntam e se encontram pra curtir no melhor ritmo, a cidade e conversar sobre os mais variados assuntos nos mais variados idiomas! Com certeza Cumbucu não é um lugar que falte opções, e como possui a praia ou a única avenida, não é nada difícil achar um lugar pra bater um prato, né! 😉

Alguns exemplos, não posso deixar de falar, são o Malai, com comida Japonesa e tailandesa, deliciosa, o Sabor da praia, com frutos do mar irresistíveis e também o Kitecabana Lounge, que tem o sabor brasileiro na veia! :)

Há também uma pequena feira à noite com muita comida local, e comida cearense é deliciosa, principalmente fresquinha. Podemos provar açaí, bolinhos e muito feijão, que eu amo!

Dica pra sobremesa, 50 Sabores, sorvetes deliciosos e bem, mas muito bem servidos, vai lá! Vixi!

Restaurante Cumbuco

Restaurante Cumbuco

Foto @FSF

_________Onde dormir ?________

Ao longo da praia há vários resorts e pousadas para todos os bolsos, alguns grandes, outros menores, porém todos muito aconchegantes e bem próximos ao mar, com acesso fácil às praias e aos passeios.

O 0031 Boutique Hotel é um bom exemplo pra quem quer gastar pouco e ficar em um lugar incrível. O hotel fica a apenas 200 metros do mar e possui uma decoração  em estilo bem verão mesmo mas apresenta um ambiente luxuoso, com quartos com ar condicionado, espaçosos e muito bem arejados, além de vista para o mar e uma piscina linda!

Já quem quer um pouco mais de luxo pode ter como opção o Vila Galé Cumbuco, que é um luxo total, com piscina gigante bem de frente ao mar, piscinas estas sendo algumas cobertas e até aquecidas, com coqueiros e palmeiras enfeitando a paisagem.

O hotel também possui quartos com facilidades para deficientes físicos, academia e muito mais.

E pra quem quer luxo e modernidade e ficar no mais novo resort de Cumbuco, o nosso, que é o Carmel Cumbuco, inigualável em qualquer quesito.

O resort oferece piscinas, saunas, spa, academias, acomodações frente mar, wi-fi livre em todo o complexo, sim! Complexo, pois a área é gigantesca, com tudo o que se pode imaginar, perfeito pra famílias, pois há muitas atividades pra crianças.

As acomodações, como por exemplo, os nossos quartos, tinham sacada com vista direto para o mar, já tendo um visual esplêndido ao acordar, imagina minhas manhãs aqui! :)

é o mais novo resort da região, e veio pra mostrar o que é luxo e qualidade juntando beleza e encantando todos que passam por aqui, que quando chegam acabam tendo a certeza de que escolheram o melhor.

    Carmel Cumbuco I o melhor de Cumbuco

Carmel Cumbuco

Que tal um jacuzzi frente ao mar ? I Foto @FSF

Cumbuco Carmel Cumbuco

Carmel CUmbuco

Alguém com vontade de pular ? I Foto @FamiliaSemFronteiras

Carmel Cumbuco Fortaleza

Piscina incrível do Carmel Cumbuco I Foto @FamiliaSemFronteiras

 

             Vila Galé I O All Inclusive

 

O Vila Galé é um resort pé na areia ” All Inclusive” ou seja tudo incluido no final da praia do Cumbuco, perto das dunas dos Ventos.  O hotel funciona como os hotéis na Republica Dominicana ou ainda no Mexico: tudo que precisa esta dentro do resort: centenas de quartos, piscinas, 3 restaurantes, spa, campo de tennis e um espaço para as crianças.

Vila Galé Cumbuco

Vila Galé Cumbuco I Foto @VilaGalé

Vila Galé Cumbuco

Vila Galé Cumbuco

Foto @VilaGalé

 

_______Como chegar ?_________

Chegando pelo aeroporto Pinto Martins, que é o aeroporto internacional (principal portal de entrada) pode ter certeza que a maioria das cias aéreas passam por aqui como a Azul, Tam, Gol, TAP, KLM e outras, e chegando nesse moderno aeroporto, é bem tranquilo de achar transporte

Saindo de ônibus é bem fácil achar o ponto do ônibus próximo ao aeroporto. No balcão de informações eles darão a informação completa e peça também um mapinha, só pra garantir.

De Fortaleza, um ônibus da viação Paraíso vai pra Cumbuco direto, passando também por Iracema. Custa até 10 reais.

Se quiser ir de táxi, vai ver logo os taxistas na saída oferecendo os serviços mas é confiável ir com os taxistas do aeroporto, e é bem fácil de achar os guichês. A corrida dura por volta de 40 minutos e tem o custo médio de 90 a 100 reais. Essa, no caso, foi a opção que pegamos.

Pra quem vai de carro, tem acesso pelas rodovias O acesso é feito através das rodovias BR-020, BR-222, 4º Anel Viário e CE 090, que são muito bem sinalizadas

Moto táxi pra quem está sozinho e não tem muita mala pra levar.

Agora, após nossos 5 dias de muita aventura e lazer em Cumbuco, pegamos um transfer com uma 4X4 pra ir pelas dunas até Jericoacoara, o que custou 300 reais e valeu a pena, pois nos deixaram na porta do hotel. O trajeto levou 3 horas e deu uma certa fome, então paramos no meio pra comer um feijão delicioso, mas continuamos e chegamos em Jeri.

Quer acompanhar? Então, clique aqui, rumo à Jeri! :)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>