Como Ser Nômade Digital?

.

Uma das novas perguntas e dos interesses desses últimos anos é de saber como se tornar um nomade digital e assim ter uma liberdade financeira e geográfica podendo viajar e/ou trabalhar de onde quisermos.
É então seguindo essa questão que muita gente me pergunta como que me tornei nômade digital, Como comecei e se tive que me “preparar” pra isso, quais foram os primeiros passos e se precisei de (muito) dinheiro.

Para ser honesta, não planejei ser nômade e menos trabalhar online.  Foi um conjunto de oportunidades que me fizeram virar uma nomade.    Ha 5 anos, larguei meu trabalho, um trabalho alimentar que pagava minhas contas e me permitia de economizar o suficiente para viver e curtir da vida, em Paris.    E também ha 5 anos que iniciei uma volta ao mundo, sozinha.  Na época, eu não sonhava em viajar sozinha e menos viver na estrada.   Porem, com viagem planejada e paga, minha irmã, acompanhante de viagem, ficou doente no dia anterior da viagem e é assim que dei o primeiro passo, morrendo de medo.   Voltei dessa viagem transformada e transbordando de desejos de viagens.         É assim que iniciei minha volta ao mundo que me levou ate o Brasil onde, totalmente apaixonada pelo Rio, passei meses gastando todas minhas economias da volta ao mundo.
É então, sem dinheiro nenhum, que entrei num negocio, trabalhando de casa e que voltei para França para me recuperar financeiramente.
Ainda apaixonada pelo Brasil, e afim de praticar o português carioca, busquei brasileiros com quais conversar e é assim que ‘encontrei’ virtualmente minha alma gêmea. Digo alma gêmea porque vivíamos a mesma vida com os mesmos desejos.   

Naquela época, o Bruno tinha acabado de voltar da Europa onde tinha passado meses trabalhando, estudando inglês e viajando.   Engraçado que tinha acabado de voltar para o Brasil quando eu voltei para a França, se cruzando sem nem saber que tínhamos os mesmos planos de vida.  

 

    Como Tudo Começou

Eu tinha planos de viajar o mundo, tinha vontade de conhecer os 4 cantos desse planeta entre suas praias paradisíacas e paisagens encantadoras que me inspiravam na televisão, nas revistas e por onde eu via as fotos.

Eu queria conhecer o mundo além dos lugares, e sim vivenciar a cultura de cada país, abrir o leque de conhecimento e ver as diferenças que existem entre os povos e claro, escutar os sotaques mais diferentes que cada continente possui.

Foi aí onde fui para a República Dominicana e fiquei em um hotel ma – ra – vi – lho – so com piscina à vontade, próximo do mar e ali passei dias como uma nômade digital, sem saber que viraria uma mas sabendo que queria uma vida assim, daquele jeito, onde eu poderia aproveitar de cada momento sem precisar estar confinada em algum lugar. Mas ao mesmo tempo eu tinha em mente que seria caro demais, quase impossível, teria que ser rica e pior, achava que talvez somente quando me aposentasse isso seria possível e que no máximo eu viajaria assim uma vez no ano pois deveria trabalhar muito pra conseguir dinheiro.

Mal imaginava que o Bruno estava em uma situação meio que parecida…

…Ele estava no Brasil trabalhando e já era dono de uma agência de publicidade e de repente quando decidiu melhorar a carreira foi convidado pra ser o “representante oficial” do LinkedIn no Brasil. 

Porém, tinha um problema: ele não falava inglês o suficiente pra assumir a vaga, apesar de ter mais do que a qualificação necessária pra assumir o posto. Foi então que decidiu largar a vida no Brasil e viajar para Irlanda para estudar inglês e nunca mais deixar uma oportunidade dessas passar por não falar o idioma.

Quando saiu da Irlanda foi conhecer uma dezena de países da Europa, se sentiu encantado e achou o que sera o seu futuro estilo de vida.
Voltando para o Brasil, gerenciou o marketing duma empresa de coaching e, rico das suas experiências como dono de empresa e de expatriado, decidiu largar novamente sua vida confortável para iniciar no mundo digital, escolhendo quando e de onde trabalhar.
Claro que nao foi fácil e que o seu negocio não decolou dum dia para o outro. Porem, com disciplina, começou a produzir conteúdo para o seu publico. O publico que identificou como o seu.
E, é assim que começou a se relacionar através de videos.     Não, não pensam que largou o trabalho de Diretor de Marketing com salário alto e benefícios, e viajou em seguida gravando os seus videos nos quatro cantos do mundo.
Começou dentro de casa, na sala que transformou em escritório e “
estúdio de gravação”, passava uma camisa e pronto, jogava o 

 conteúdo pro canal, ainda pequeno mas em que ele acreditava, focava e então fazia acontecer.

Nos finais de semana, nós saímos pelo Rio e ele sempre tinha temas pra gravar vídeos.  É então que decidimos tentar algo diferente e fazer vídeos fora. E adivinha só: deu muuuito certo! A audiência adorou e aquilo fazia com que as pessoas vissem liberdade na nossa vida , e pronto, o NOS estava em fase final de desenvolvimento. 

O que é o NOS ? O NOS é o Negócio Online de Sucesso , o curso mais completo de Marketing Digital do Brasil. Nesse curso, o Bruno ensina às pessoas a construir um negocio online do zero e ajuda as pessoas a empreender e realizar seus sonhos, tendo as 3 liberdades: Financeira, geográfica e de tempo. Ao longo desses anos, o Bruno se tornou a maior autoridade em Marketing Digital no Brasil. 

Saiba mais sobre o NOS aqui

    Trabalhar com algo que possa fazer em qualquer lugar do mundo

Nessa época, tudo já estava mapeado. Ele já tinha seus primeiros clientes e já havia conquistado vários seguidores que estavam virando seus fãs.

Decidimos largar tudo. Ele largou o emprego estável de executivo no Rio, atingiu as suas metas e decidimos dar aquela volta ao mundo.

Na mesma época, eu trabalhava online alugando apartamentos de luxo no Rio.Tinha acabado de receber boas comissões na Copa do Mundo de 2014 e ele recebeu o que tinha de direito e ao invés de fazer o que muitos iriam fazer – comprar casa, abrir um negócio físico ou estudar mais pra tentar um outro emprego -, nós simplesmente decidimos gastar viajando e virar NOMADE DIGITAL. 

Você que está lendo o que eu estou falando ( ou escrevendo 🙂 )  deve lembrar que não foi de ontem para hoje e que precisamos de foco. Muito foco.   Também, saiba que muitos iriam criticar mas nós tínhamos um propósito e o Bruno continuou gravando vídeos . De repente mais e mais pessoas começaram o seguindo e ele montou seu método que ficou perfeitamente lapidado.  Foi então que lançou seu primeiro curso online que FOI UM SUCESSO!

Nesse momento ele começou a dar entrevistas para grandes canais de comunicação como Pequenas Empresas, Grandes Negócios, Startse, Catraca Livre, InfoMoney, Record News, enfim, virou uma celebridade.

Foi aí que vimos que viajar nos motivava e decidimos não parar, e pelo jeito não paramos mesmo pois até o segundo filho veio.  

Viajamos o mundo, conhecemos a Ásia onde ficamos por 5 meses, conhecemos a Capadócia, o Deserto do Saara, enfim, fomos a lugares incríveis sendo donos do nosso próprio tempo, escolhendo os passos que daríamos sem nos preocupar em ter que voltar pra algum lugar ou dar satisfação a alguém e principalmente, conseguimos uma liberdade financeira que nos permite viver e viajar.

    Escolher um nicho

O primeiro passo para você se tornar um nômade digital é você escolher um nicho, ou seja, uma área de atuação onde você vá expôr sua expertise, seja ela com um blog, com vídeos, e etc..

Você deve pensar bem no que você gosta e tem conhecimento. Caso seja formado em algo que gosta mas não teve oportunidade no mercado de trabalho comum, porém tem um bom conhecimento, essa é uma oportunidade excelente pra que você inicie.

Se você tem um hobby, também pode começar a se divulgar dando dicas sobre esse hobby, interesse, como um exemplo, um aluno do Bruno que largou a faculdade mas adora jogar poker online. Quando ele conheceu o NOS, ele viu que ele poderia fazer daquilo um negócio. Bastava seguir o método que o Bruno passou pra ele e implementar. Hoje podemos dizer que o canal dele no YouTube é o maior no nicho de Poker.

Assim que escolher o seu nicho seja sobre saúde, fitness, culinária, dicas financeiras, enfim, tendo escolhido a sua área, basta focar, montar o seu blog, o seu canal pois um nômade digital não pode ter medo das câmeras, não é uma regra mas quem grava vídeos tem resultados muito maiores, e eu vou explicar um pouco mais a frente.

Eu decidi criar o meu blog, Família Sem Fronteiras e hoje já tenho um retorno com ele, mas é muito importante saber que o seu blog não lhe trará retorno da noite pro dia porém você deve alimentá-lo a cada dia que passa, criar conteúdo, pesquisar pois ele é um dos canais que lhe darão autoridade no nicho amanhã.

Um blog bem alimentado, organizado, bem escrito e formulado tem grandes chances de ser bem indexado no Google, o que vai lhe trazer tráfego orgânico e isso vai lhe trazer os primeiros seguidores, pois verão que você possui conteúdo, sabedoria, conhecimento no assunto do qual eles buscam, e tenha certeza, alguém, ou muitas pessoas buscam respostas sobre algo que você conheça nesse exato momento, e aí, cadê o seu conteúdo online pra dar a resposta que essas pessoas precisam?

    Criar Uma Presença Digital

Eu falei sobre você escolher o seu nicho, ou sua área de atuação online para iniciar o seu negócio e conseguir ter autoridade. Porém se você deseja ter autoridade você precisa de uma “presença digital”, o que é isso?

A presença digital consiste em canais que mostram que você tem conhecimento através de conteúdos relevantes nas redes sociais e no seu próprio site, que deve ter um blog. Esses canais são principalmente o seu blog, canal no YouTube, seu Instagram e sua FanPage, apesar de existirem outros dependendo do seu nicho, mas que são relevantes como LinkedIn e Twitter.

      Blog | Seja Encontrado no Google

Por que ter um blog? O Bruno tem um blog onde ele fala sobre empreendedorismo digital e tira as dúvidas mais frequentes dos seguidores e das pessoas que buscam soluções pra perguntas sobre Marketing Digital.

Além disso ele dá dicas que podem ser implementadas e que com certeza trazem resultados pra quem aplica, o que faz do conteúdo dele ser um conteúdo bem relevante e isso tudo é gratuito, o que com certeza conquista muita gente pois isso atrai cada vez mais seguidores, pessoas que aprendem o que não se ensina em faculdade, estratégias que podem ser aplicadas em qualquer negócio.

No meu blog também tenho dicas para mulheres grávidas que querem viajar, sobre lugares onde fui, hotéis, restaurantes, o que fazer, enfim, posts que têm muitas visualizações mensalmente e que são encontrados por pessoas interessadas em viagens, em destinos, que é o meu nicho.

Então como você vai criar o seu blog? Existem várias plataformas online como a wix, squarespace, weebly e outras mas a melhor e que é mais bem indexada e mais utilizada hoje por quem quer realmente chegar a um patamar de sucesso é o WordPress.

No WordPress você já pode comprar um tema pronto que será a cara do seu site e instalá-lo.

O site que o Bruno e eu indicamos pra buscar um tema bem legal e profissional que atenda tudo o que um blog precisa é o ThemeForest, onde você consegue filtrar suas buscas e encontrar os temas que vão combinar com o seu negócio.

      Fanpage | Sua Identidade no Facebook

Criar uma página no facebook é crucial para o seu negócio pois lá você irá alimentar essa fanpage com conteúdo atraente para engajar os seus seguidores e fãs, além de ser uma ótima fonte de tráfego e claro, é onde todo mundo está.

Com certeza, em qualquer nicho, o seu público está no facebook e lá eles curtem páginas, posts, compartilham interesses, revelam onde trabalham, onde estudam ou estudaram, se já terminaram tal curso, idade, renda, muitos detalhes são captados pelo facebook.

Através desses detalhes é onde conseguimos direcionar anúncios para o público ideal através de idades, interesses, localização, dados demográficos, enfim, o facebook possui todas essas informações para que possamos acertar ao máximo.

O Bruno utiliza o Facebook para Negócios, que é onde há o Power Editor, a ferramenta perfeita pra gerenciar os anúncios e fazer campanhas pra que você consiga atrair público para suas páginas de capturas e construir suas listas que serão seus ativos mais importantes.

Uma outra vantagem é que você pode fazer Lives, vídeos ao vivo para o seu público de forma com que eles assistam você e interajam, algo que o Bruno adora fazer e sempre tem ótimos resultados a cada Live.

 Instagram | Seguidores que vêem sua imagem

O Instagram se tornou uma ferramenta essencial, principalmente para quem trabalha com imagem, mas mesmo que o seu conteúdo não se resuma em imagem, você também pode postar frases editadas.

No meu instagram do Família sem Fronteiras eu posto nossas fotos, o que é ideal pra inspirar quem deseja viajar para os lugares exóticos por onde vamos e que é onde um nômade digital sonha em ir e até viver.

Mas se o seu negócio é como o do Bruno, você pode criar imagens com textos e frases inspiradoras que com certeza engajam e são curtidas, compartilhadas e comentadas, além de que alimenta o seu seguidor com vontade de consumir o seu conteúdo.

O instagram também pode ser utilizado para fazer anúncios, o que é mais uma forma de atrair público e uma vantagem é que ele alcança uma porcentagem bem maior de público do que o facebook.

 

 

      Youtube | Contato próximo com o seu público & sua máquina de leads gratuita

É hora de falar do queridinho dos leads, e que será a sua maior arma na hora de começar um negócio, principalmente se você quer ser um nômade digital.

O YouTube ele possui uma vantagem que é ser gratuito, dar a possibilidade de conseguir tráfego gratuito e ainda constrói autoridade em nível máximo, pois como é uma plataforma do google, ele também é uma fonte de consumo de conteúdo utilizada por todos.

É a oportunidade para você se lançar para o seu nicho sendo reconhecido como autoridade e falando “cara a cara” com o seu público de forma direta, o que agrada muito.

Além disso, você consegue ser encontrado facilmente caso consiga criar um bom título para o seu vídeo e colocar tags que ajudem na sua indexação.

Eu indico vídeos entre 3 e 5 minutos, e raras vezes algo muito longo, pois assim o seu público pode não assistir um vídeo inteiro.

O YouTube também permite você fazer Lives para o seu público e entrega muito bem as notificações para os seus seguidores, ou seja, fonte abundante de tráfego.

    Resumindo

Ser nômade digital é isso, você deve criar um negócio sustentável. Apesar de ser legal viajar e ser dono do seu próprio tempo, não significa que não deva trabalhar, deve sim e muito, pois você vai estar fazendo o que ama, a diferença é que será dono do seu tempo, dos seus passos e vai estar ganhando bem para isso, pois você é quem faz o seu salário no fim do mês.

Lembre-se de que um diploma não é algo que é tão importante hoje em dia para provar que você é capaz, então saiba que se você conhece algum assunto, sabe dar dicas, do que seja, já pode começar o seu negócio agora, porém deve fazer implementando as estratégias corretas.

E lembre-se, o resultado não vem de um dia para o outro, mas se você se esforçar, ele vem, ele chega e isso será a melhor coisa que você pode fazer na vida, pois hoje nós agradecemos as noites sem sono, de muito trabalho árduo que nos permitiu chegar até aqui, não é impossível não, você pode, depende de você, basta dar o primeiro passo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>