Berços de Avião : dicas completas de como funciona

Viajar de aviao com bebe

A Ella, 3 meses e segunda viagem internacional para Noruega

A vida a partir do nascimento de um bebê muda completamente em simplesmente todos os aspectos.   Antes éramos apenas eu e Bruno e, de repente já éramos a Ella e o Noam, nossos dois filhos que aumentaram mais ainda a nossa felicidade.

À partir daí, com o Nono pequeno, menor do que a Ella, tínhamos que descobrir maneiras novas pra podermos melhorar a qualidade dos nossos voos, se não seriam 2 assentos apenas pra dois adultos e duas crianças. Imagina a situação em um voo de São Paulo até Paris, um pouco apertado, não é mesmo? 

A partir desse acontecimento é preciso algum planejamento para qualquer passo seguinte e, embarcar em um avião é um deles.

Como realizar uma viagem de uma forma segura e confortável para o seu pequeno ou pequena ou seus pequenos (no meu caso) e ainda para todo o restante da família?

Nas viagens de avião, as crianças de até 2 anos pagam somente as taxas de embarque ou seja uma parte pequena. Em contrapartida, não tem um assento pessoal e vai no seu colo. 

Por isso, pensando nessa situação e em uma possível solução para você, aí vai uma dica: berços de avião. Isso mesmo, existe a possibilidade de você solicitar um berço específico para avião em prol da felicidade geral da nação! Digo isso, pois o equipamento foi pensado justamente para evitar atropelos, excesso de bagagens e pequenas surpresas.

Quer saber Como Viajar com Carrinho de Bebe ? Saiba mais aqui 

Quais as características do berço e quais são necessárias para utilização?

  • Geralmente, os berços de avião medem entre 75cm x 34cm x 22cm;
  • O berço geralmente é fixado através de dois parafusos e quem vai executar essa incrível missão será o comissário do voo, então não se preocupe em ter que saber sobre “mecânica complexa de berço de avião”;
  • Ele é fixado na parede divisória da aeronave, por isso, geralmente serão nas primeiras fileiras;
  • É necessário que o baby tenha em torno de 10 à 15kg, dependendo do modelo específico (do berço, não do bebê rsrs);
  • A idade máxima para utilização do berço é de até 2 anos (mas raramente aceitam com dois anos);
  • O limite de altura do bebê também pode variar entre 65 à 83cm, depende da companhia aérea, eles precisam ter espaço para ficar com as pernas esticadas, e isso é testado, e por isso a limitação em alguns casos.

Qual o custo para utilização do berço?

Sorria! 🙂 Na maioria das vezes, não há custo para utilização do berço, porém pode ocorrer a cobrança de uma pequena taxa. Isso novamente dependerá da companhia aérea.   Na verdade, não são todas as companhias que disponibilizam os assentos da primeira fileira de graça. A Latam, cobra uns 30 euros por poltrona. No nosso caso sai uns 500 reais mais caro em cada viagem internacional.   Por esse motivo, decidimos deixar de voar com a Latam e de favoritar as outras companhias.    

Em que momento o berço pode ser utilizado?

Pode ser utilizado durante toda a sua viagem, exceto na decolagem, aterrissagem e quando as luzes de apertar cintos estiverem acesas.  Na pratica, quando a criança esta dormindo e as luzes de apertar cintos acesas, a tripulação não atrapalha o sonho e permite que a criança fique dormindo.   

Claro que é perfeito pra utilizar durante todo o voo, pois isso vai aliviar e muito os nossos braços.   Hoje, quando viajamos somos 4 em 3 assentos ou seja, um de nos fica com o Noam no colo o voo inteiro.   Quando são voos pequenos, não atrapalha muito.  Ja, quando são voos entre Europa e Brasil, as 11h30 parecem intermináveis.   Não porque o Noam esta chorando , mas porque dividir 3 poltronas para 4 fica apertado.    Nossos filhos dormem sempre o voo inteiro e deitamos-los nas poltronas. Mas ja imaginou dois bebes deitamos ao lado numa poltrona estrita ?
Das todas viagens que fizemos, so 1/3 tinha acesso ao berço.  

Quais companhias oferecem esse serviço?

Como estamos no Brasil, vamos falar daqui primeiro. Infelizmente, através de pesquisas, identificamos que somente a LATAM (antiga TAM) oferece esse serviço. Segue abaixo as orientações específicas dessa companhia:

“Se você viaja em cabine econômica, pode levar seu bebê em um confortável e seguro berço. O serviço pode ser solicitado se o bebê pesar menos de 10 kg e medir menos de 71 cm.

Leve em consideração que em nossos aviões Airbus 330 e Boeing 767 temos à disposição apenas um berço por voo. Em nossos aviões Boeing 777 e 787, são dois berços por voo.

Recomendamos que você solicite o serviço com até 48 horas de antecedência ao voo na nossa Central de Vendas, Fidelidade e Serviços.

Condições do serviço:

  • Caso precise deste serviço é necessário comprar o assento preferencial destinado ao uso do berço. Os acompanhantes que precisem viajar ao seu lado também devem pagar pelos assentos.
  • Se você viaja com outros passageiros, atribuiremos os assentos de acordo com a disponibilidade e condições da tarifa paga.

Onde pagar pelo serviço?

  • Você pode pagar na nossa Central de Vendas, Fidelidade e Serviços, em uma loja LATAM ou no aeroporto se seu voo é operado pela LATAM Airlines Group, LATAM Airlines Chile, LATAM Airlines Argentina, LATAM Airlines Perú, LATAM Airlines Colombia ou LATAM Airlines Ecuador.”

Para maiores informações a respeito dessa companhia, você pode acessar diretamente a página aqui.

Outras companhias também oferecem, como a AirFrance, claro, porém o máximo é de 10 kg pelo bebê e pode ter no máximo 70 cm. Mais detalhes é só ver diretamente aqui.

A American Airlines possui também mas apenas para a classe econômica como diz o próprio site da cia aérea e pode ver por você mesmo aqui.

Já a British Airways aceita crianças de até 65 cm de altura, menor do que a AirFrance, mas a criança pode pesar até 11 kg, como pode ser visto aqui.

Importantíssimo

Sempre entre em contato com a cia aérea antes com pelo menos 3 dias de antecedência à viagem pra garantir que eles reservem o bercinho pro seu bebê e repito isso mesmo, pois digamos, a LATAM, é bom ficar de olho.

Quanto às outras é só mesmo pra garantir, pois assim que reservar o berço elas irão confirmar. Nunca espere de estar dentro do avião para negociar uma troca de assento pois aceitam com dificuldade e raridade.   

Continuando…

O berço não serve apenas para o bebê dormir e os pais poderem fazer o mesmo, serve também para que possam se sentar em lugares mais espaçosos pois sabemos que, quando há criança, há também fraldas, brinquedos, comidas, etc. E tudo isso precisa de espaço e organização para o bem do seu humor e felicidade da cria.

E é ótimo pra horas de soneca em que teríamos que segurar a criança sem nem poder trocar tanto de lado de vez em quando pra não acordar, e já no berço a criança tem todo esse espaço e conforto necessário. 

Um detalhe que é bom até lembrar aos pais que estiverem lendo agora é que; não se preocupem, esses berços possuem cintos de segurança. Claro que não são pra quando o avião estiver em aterrissagem ou decolagem e sim apenas pra segurança mesmo, pois em decolagem e aterrissagem é obrigatório a criança ficar com os pais.

Longas Horas VS Cansaço + Stress

Não é mesmo fácil ter que suportar essa equação e aguentar tantas horas em um avião com bebês, não é fácil nem pra nós e nem pra eles.    principalmente quando fomos pra Ásia, que a única vantagem é que ainda era só a Ella como bebê e assim eu e o Bruno podíamos trocar. Cada um segurava um pouquinho.

Poderíamos até revezar, eu e Bruno mas são duas crianças, e aí? Ella comigo, Nono com ele, ou Nono comigo e Ella com ele.Mas uma verdade deve ser dita, é um estresse total para os bebês também pois não é confortável pra eles porque ficam longas horas nos braços com a coluna torta, e cá pra nós, criança adora se mexer, estão com o gás a mil, então é aí que a chegada do berço bassinet mudou as vidas de papais, mamães e bebês. 

Outras informações que podem também nos ajudar:

No geral, os bebês de colo ficam soltos. Tudo na aeronave está preso e seguro. O café, os copos, os comissários, os passageiros. Menos o seu bebê que está no seu colo. Segundo especialistas, na ausência de um berço, a maneira mais segura de transportar seu bebê é com uma cadeirinha de criança aprovada para ser usada em aviões, mas, para usá-la, você terá que comprar um assento para seu filho(a). 

Outra maneira é usar um cinto de bebê. Quase todas as cia aéreas fornecem um cinto que envolve seu bebê e é preso ao seu cinto, assim, você sente maior segurança e tranquilidade.

No berço, o bebê também está preso por  um cinto. Então, se houver alguma turbulência, ele está seguro.

Na falta do cinto ou bercinho, você pode manter seu filho no sling ou no canguru. Ele estará preso a você, que está com cinto de segurança.

A maneira menos segura é apenas segurar seu bebê no colo, sem nenhum dispositivo de segurança, como um cinto. Pois em uma turbulência ou uma emergência, será impossível segurá-lo.

Então, antes de realizar a sua viagem, faça toda a programação e verifique as possibilidades daquela companhia. Lembre-se sempre que a sua segurança e bem-estar devem ser colocados em primeiríssimo lugar, evitando qualquer risco ou susto.

Espero que tenho ajudado, tenha uma excelente e tranquila viagem!

Até breve!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>